A 13ª Assembléia do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), evento que aconteceu em Luziânia (GO) entre os dias 13 e 15, encaminhou uma série de metas para serem trabalhadas nos próximos anos. O tema refletido nos três dias de Encontro foi “Água, fonte de paz e vida”, que contou com a participação de todas as Igrejas-membro do Conselho.
Segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, da CNBB, padre Marcial Maçaneiro, a Assembléia reviu todo o Estatuto do Conselho, reconfigurou a diretoria, criou o Conselho Curador, que é formado pelos presidentes das Igrejas-membro e instituiu um vínculo operacional entre os assessores ecumênicos das Igrejas e da secretaria geral do Conic. “A ligação possibilitará a partilha de agendas e a implementação de ações conjuntas”, explicou padre Marcial.
Para a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 foi sugerida a agilização na base das Igrejas-membro de uma equipe de Campanha. A Carta Final da Assembléia foi enviada para autoridades, de modo especial, ao Congresso Nacional. O texto trata das atividades do Conic, das ações das Igrejas na sociedade e insiste na “água como direito humano e bem público”.
Um dos marcos da Assembléia foi o ingresso das Igrejas Greco-Ortodoxa de Antioquia e da Igreja Ortodoxa Grega (Patriarcado de Constantinopla) como Igrejas-membro do Conic. “O ingresso de duas Igrejas Ortodoxas é histórico e altamente significativo porque elas se juntam a nós e querem conosco dialogar, caminhar no ecumenismo e dar testemunho do que vivemos no Brasil”, disse o presidente do Conic, o pastor sinodal Carlos Augusto Möller.
O Programa de Formação de Educadores (Profec), entidade que trabalha ações sociais em educação, com sede em Duque de Caxias (RJ), foi acolhida como instituição membro-fraterno do Conselho.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário