quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ANUÁRIO CATÓLICO DA IGREJA NO BRASIL SERÁ LANCADO NA ASSEMBLÉIA GERAL DA CNBB

Durante a 47ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, em abril de 2009, o Centro de Documentação e Investigações Sociais (Ceris) da CNBB vai lançar em Itaici, município de Indaiatuba (SP), o Anuário Católico do Brasil 2009.
Os dois volumes do recenseamento trazem novidades nesta nova edição, como a informatização das paróquias, e a dimensão da audiência dos veículos de comunicação existentes na Igreja do Brasil. As novas comunidades também passam a integrar o livro de pesquisas, como exemplo a comunidade Canção Nova, que recebeu recentemente reconhecimento pontifício como Associação Internacional de Fiéis.
Na edição publicada em 2005, o CERIS computou 9.410 paróquias, 17.976 sacerdotes, 1.557 diáconos permanentes, 4.003 irmãos religiosos e 34.697 irmãs religiosas. Segundo a equipe do Ceris, em 2009, quatro anos depois, os novos números irão desenhar o perfil da Igreja sob novos contornos. “Muitas congregações abriram e também fecharam casas pelo país, dioceses reorganizaram suas paróquias e o número de vocações aumentou”, revelam.
Com o avanço da tecnologia, a primeira fase do Censo para esta nova edição do Anuário foi realizada diretamente no site GuiaCatolico.com [www.guiacatolico.com] e o envio dos formulários chegará a 95% desses contatos. Ainda existem os casos de regiões carentes do Brasil que o censo permanecerá dependente do antigo processo de postagem via Correios. Mas, de acordo com o Ceris, esse processo não prejudicará os resultados favoráveis deste novo tempo.
Fundado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) o CERIS existe há 45 anos. O primeiro Anuário Católico no Brasil foi publicado em 1933, com o objetivo de divulgar os trabalhos de pesquisa e apuração de informações da Igreja Católica no Brasil.
CNBB

Nenhum comentário: