Durante a manhã e à tarde de ontem a Comissão de Bioética avaliou trabalhos e propôs atividades para o próximo ano
A Comissão de Bioética se reuniu ontem na sede da CNBB, em Brasília. Esta foi sua quarta e última reunião do ano, que contou com a participação de várias pessoas, entre elas, o secretário-geral da Conferência, dom Dimas Lara Barbosa; o presidente e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom Orlando Brandes e padre Luiz Antônio Bento, respectivamente; e os integrantes da Comissão.
A reunião avaliou o ano de trabalhos e planejou as atividades de 2009. Entre as questões tratadas, tiveram destaque o Congresso Internacional da Pontifícia Academia para a Vida (PAV), que será realizado em Itaici (SP) entre os dias 25 e 28 de novembro, com o tema “Pessoa – Cultura da vida e cultura da morte”. De acordo com padre Bento, a programação contemplará também dois debates sobre os Projetos de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. “Um sobre a Ortotanásia e outro sobre a Fecundação Assistida. Com a orientação da primeira reunião com responsáveis de comissões e organismos encarregados da promoção e defesa da vida humana, que aconteceu em setembro, em Bogotá, Colômbia”, disse.
A Comissão também discutiu e encaminhou a elaboração do Diretório e do Estatuto de Bioética em sintonia com o CELAM. Para o próximo ano, segundo padre Bento, o evento mais significativo já programado será o Seminário Nacional de Bioética, que acontecerá no segundo semestre no Rio de Janeiro, cujo tema será: “Demografia e Seguridade”.
“Esta reunião foi muito importante para que a Comissão pudesse reafirmar seu compromisso fundamental com a defesa da dignidade da vida humana desde a concepção, até seu declínio natural e, por isso mesmo, cultivar o diálogo com o mundo das ciências, mas também ir além, mostrando o rosto doutrinal da nossa Igreja. É nossa missão explicitar as razões pelas quais defendemos o ser humano em todas e em quaisquer circunstâncias”, completou padre Bento.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário