sexta-feira, 26 de setembro de 2008

VAQUEIROS PEDEM SORTE E PROTEÇÃO EM MISSA


Devoção e concentração: além dos vaqueiros que participam da competição, centenas de moradores de Itapebussu assistiram à missa no altar do Parque Novilha de Prata, rodeando a imagem do Menino Jesus de Praga (Foto: J. Luís)

Em sua homilia, o padre Aírton destacou a fraternidade, a paz e a união dos vaqueiros pelas graças de DeusComo manda a tradição iniciada há 63 anos, antes da abertura da Vaquejada de Itapebussu, centenas de pessoas acompanharam a bênção dos vaqueiros e vaqueiras na Paróquia de São Miguel Arcanjo e seguiram em cortejo, carregando a imagem do santo, até o Parque Novilha de Prata, onde o pároco da localidade rezou a missa do vaqueiro.Ainda na bênção, o padre Aírton Pompeu pediu para que os vaqueiros participem da competição seguindo a tradição de paz e alegria. “É uma forma de proteger os vaqueiros durante a brincadeira da vaquejada”, afirmou o padre, que pela primeira vez celebrava a bênção e a missa no evento, que segue até domingo.Na saída da paróquia, os vaqueiros trajados à caráter (com gibões, peitorais, perneiras, botas com esporas e chapéus) seguiram até o parque de vaquejada num ritual de concentração para a competição e adoração à imagem de São Miguel Arcanjo, carregada no percurso e acompanhada pela Banda Marcial de Itapebussu.Centenas de pessoas da localidade (que faz parte do município de Maranguape, há 59km de Fortaleza) esperavam no Parque Novilha de Prata, ao redor do altar com a imagem do Menino Jesus de Praga, para a celebração da missa.Na homilia, o padre Aírton destacou a fraternidade entre os vaqueiros e a paz tão desejada entre os irmãos ali presentes. “Para mim é uma alegria celebrar a missa para os vaqueiros, que são um povo sofrido, mas unido nas graças de Deus”, comentou o pároco.EstruturaO Parque Novilha de Prata, em Itapebussu, tem área total de 50 hectares, distribuídos entre pista de vaquejada, arquibancadas, estábulos para animais, além de grande espaço para shows, feiras, praça de alimentação e estacionamento. Para a tradicional vaquejada, segundo a produtora Neuma Furtado, a expectativa da organização é de receber cerca de 100 mil pessoas por noite.“Para isso, foram montados cinco palcos, sendo três em área aberta ao público e dois no clube, onde é cobrado ingresso e nos quais se apresentarão as grandes bandas”, explicou a produtora, integrante da equipe da DS&A Produções, que trabalha na estrutura da festa há nove anos.Ela ressalta que a premiação deste ano é a maior já entregue numa vaquejada. “São R$ 170 mil no total. Os prêmios são um carro, cinco motos e uma picape cabine dupla para o vaqueiro novilha de prata”.Os três palcos da área aberta ao público receberão atrações regionais, forró pé de serra e apresentações folclóricas.No palco principal, a festa de ontem foi comandada pela banda Lagosta Bronzeada. Até domingo, passarão pelo clube grandes atrações, como Aviões do Forró, Forró do Muído, Forró dos Plays, Solteirões do Forró e Malla 100 Alça, Felipão, Saia Rodada e Forró Real, Nildinha e Amor Cearense, Chapolândia, Forró Verão, Blindado e Forró & Cia.
GUTO CASTRO NETORepórter

ENQUETE

O que a missa representa para o vaqueiro?Fábio Bernardino Coelho20 ANOSVaqueiroRepresenta a cultura do nordeste e traz a bênção de Deus para o vaqueiro correr. A competição é perigosa.Rafael Rodrigues de Abreu24 ANOSVaqueiroA missa significa uma proteção para a vaquejada, além de não deixar acabar uma tradição muito antiga.Abdon Brasileiro Marques29 ANOSVaqueiroAcredito que a missa me dá sorte. Já ganhei três prêmios correndo aqui. É a proteção de São Miguel Arcanjo.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário: