Emérito desde 2001, dom Antônio Sarto era salesiano, tinha 82 anos e sofria de câncer
Faleceu, na manhã desta segunda-feira, 29, em Campinas (SP), o bispo emérito de Barra do Garça (MT), dom Antônio Sarto, OSB. Segundo o diretor do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cruzeiro, em São Paulo, padre Marcos Sérgio da Silva, dom Antônio já lutava contra o câncer a algum tempo. “Nos últimos dias, dom Antônio teve uma recaída e perdeu peso. Na sexta-feira ele foi para a casa de seu sobrinho, que é médico em Campinas, e faleceu na manhã de hoje”, explica o diretor. Ainda não há informações sobre as cerimônias de exéquias.
Dom Antônio, 82, era natural de Lins (SP). Fez sua profissão religiosa em 1941 e foi ordenado padre em 1951, em Turim (Itália). Nomeado bispo coadjutor de Porto Velho (RO), em 1971, recebeu a ordenação episcopal em agosto do mesmo ano, em São Paulo. Adotou o lema “Escolhido dentre os homens, para os homens”.
Depois de onze anos como coadjutor de Porto Velho, foi nomeado bispo de Barra do Garça, em 1982. Tornou-se emérito em 2001. Um de seus últimos trabalhos foi a revisão geral da primeira edição brasileira do "Lexicon – Termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões básicas", publicação do Pontifício Conselho para a Família, lançada no Brasil em 2007.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário