sexta-feira, 20 de junho de 2008

DIOCESE DE BLUMENAU CELEBRA OITO ANOS DE CRIAÇÃO, ANIVERSÁRIO DE DOM ANGÉLICO E ABRE ANO PAULINO

No domingo, 22, a diocese de Blumenau (SC) comemora oito anos de criação. A celebração acontece na catedral de São Paulo Apóstolo. Criada em 19 de abril do ano 2000, pelo papa João Paulo II, a posse de seu primeiro bispo diocesano, dom Angélico Sândalo Bernardino, ocorreu em 24 de junho do mesmo ano.
Nestes oito anos, segundo o secretário de pastoral da diocese, pe. Anderson Ferrari, foram construídos o seminário menor e o propedêutico, o seminário maior instalado em Florianópolis, um Centro de Espiritualidade para retiros e encontros, além de 11 paróquias e a ordenação de 12 padres e 35 diáconos permanentes. “Temos também implantada a Pastoral da Sobriedade, duas casas de recuperação para dependentes químicos e a diocese irmã de Humaitá (AM) na qual já enviamos missionários leigos, ajudamos na compra de um barco e agora vamos colaborar na construção de uma capela na Vila Esperança de Humaitá”, enumerou o padre.
No domingo, também, a diocese celebra os 33 anos de ministério episcopal e 49 anos de ministério presbiteral de dom Angélico.
Por ter São Paulo como padroeiro, a partir de 28 de junho iniciam as primeiras comemorações do Ano Paulino, na diocese de Blumenau, com a celebração da missa de abertura. Ao longo do segundo semestre haverá estudo sobre as cartas paulinas.
Durante o ano de 2009, a diocese de Blumenau aprofundará o conhecimento de seu padroeiro entre os fiéis. “Vamos realizar um aprofundamento nas cartas paulinas e nos espírito missionário de São Paulo para que haja um maior vigor missionário em nossa diocese”, sublinhou pe. Ferrari.

CNBB

Nenhum comentário: