sábado, 3 de maio de 2008

TROCA DE EXPERIÊNCIAS MISSIONÁRIAS MARCA O TERCEIRO DIA DO CONGRESSO MISSIONÁRIO


Dois painéis dedicados à troca de experiências missionárias marcam a programação do 2o Congresso Missionário Nacional na manhã deste sábado, 3, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Participam do Congresso cerca de 600 pessoas, enviadas pelos 17 regionais da CNBB.
A coordenadora de dois departamentos do Centro Cultural Missionário (CCM), Aparecida Severo, esteve três anos na Prelazia de Tefé (AM). Leiga consagrada, Aparecida ressalta a atuação dos leigos nas paróquias da Prelazia. Segundo a missionária, a paróquia de Uarini fica a treze horas da sede, Tefé, e é conduzida por uma equipe de leigos há mais de dez anos.
Já a pediatra Mônica Guarnieri Machado esteve dois anos na Guiné Conacri, enviada pela ONG Fidesco (Fé Cooperante), criada pelo movimento católico Comunidade Emanuel. Da diocese de Caxias do Sul, o padre Camilo Pauleti partiu para uma experiência de seis anos na África, respondendo ao projeto Igreja Sul 3 solidária com Moçambique.
Muito aplaudido foi o grupo de africanos que deram testemunho da missão dos brasileiros na África e da experiência de africanos no Brasil. Houve, ainda, testemunhos de missão na Ásia e na América Latina.
Este terceiro dia do Congresso Missionário é dedicado à troca de experiências. À tarde, os congressistas apresentam, no auditório do Colégio do Carmo, em Guaratinguetá (SP), o resultado dos Mutirões de Reflexão realizados na tarde de ontem. O Congresso termina amanhã, dia dedicado ao envio.

CNBB

Nenhum comentário: