O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, impossibilitado de comparecer ao 2o Congresso Missionário Nacional, iniciado nesta quinta-feira, 1o, em Aparecida (SP), enviou uma mensagem saudando os participantes. A mensagem foi lida na abertura do Congresso, ontem à noite, pelo assessor da Comissão Episcopal para Animação Missionária da CNBB, padre José Altevir da Silva.
Leia, abaixo, a íntegra da mensagem.
Aos participantes do 2o Congresso Missionário Nacional
Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, o missionário do Pai,
É profundamente significativo que, no mesmo Santuário Nacional de Aparecida, onde aconteceu, em maio do ano passado, a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, se realize, agora, este 2o Congresso Missionário Nacional.
O Documento de Aparecida e as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil convidam nossas comunidades eclesiais a uma verdadeira “conversão pastoral”, fato que exige ir “além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária” (DA 365, 370, 371; DAE 2008-2010, n. 172).
“A missão não é tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã” (DA 144). “Ela não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo de pessoa a pessoa” (DA 145), tornando “visível o amor misericordioso do Pai, especialmente para com os pobres e pecadores” (DA 147).
Infelizmente, não pude estar com vocês, embora já estivesse de malas prontas. No entanto, podem estar certos de que estamos juntos nesse grandioso projeto que brota no coração do Pai: o de sermos e fazermos discípulos missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida.
Fraternalmente,
Dom Dimas Lara Barbosa Bispo auxiliar do Rio de Janeiro-RJ Secretário Geral da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário