domingo, 4 de maio de 2008

DOM JOSÉ HARING DARÁ ENTREVISTA SOBRE A CAMPANHA DA SOLIDARIEDADE AO POVO NORDESTINO

Na próxima terça-feira, dia 6 de maio, às 13h30min, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja (CPMMI), o bispo de Limoeiro do Norte e responsável pelas Pastorais Sociais no Regional Ceará (CNBB), Dom José Haring, dará uma entrevista sobre a Campanha de Solidariedade ao Povo Nordestino realizada pela CNBB e Cáritas Brasileira.
As enchentes destruíram casas, hospitais, escolas, estradas e também meios de subsistência (como criação de pequenos animais, lavouras, hortas comunitárias, entre outros). A campanha acontece em todo o país até o dia 15 de julho.
Segundo o último levantamento da Secretaria Nacional de Defesa Civil (24 de abril), do Ministério da Integração Nacional, o número de atingidos passou de 540 mil para 606 mil pessoas. Destas, 62.487 foram desalojadas e 80.042 estão desabrigadas.
Já o número de municípios envolvidos subiu de 229 para 359: Paraíba (121), Rio Grande do Norte (66), Maranhão (50), Pernambuco (49), Ceará (38) e Piauí (35). De acordo com a Defesa Civil, as chuvas continuam principalmente nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte.
Gloria Carvalho, coordenadora da Cáritas Regional Ceará informou que no último dia 24 de abril, a comissão responsável pela Campanha no Ceará deliberou que as ações acontecerão de forma integrada e complementar, dando continuidade aos atendimentos que já estão sendo realizados em cada localidade, reforçando as campanhas locais, os abrigos, e as medidas de primeiros socorros.
Glória Carvalho disse ainda que “os trabalhos darão ênfase na formulação e construção dos diagnósticos locais de forma participativa, garantindo o protagonismo das pessoas atingidas e das forças sociais locais; fortalecer as lideranças populares entre os desabrigados (os líderes dentro dos abrigos, das comunidades, etc) para serem agentes nesse processo, para que eles forneçam as informações reais, a partir do olhar de quem está vivendo a situação, e trabalhar a formação para a luta pela garantia dos direitos (além da situação emergencial) à moradia, saneamento, água, saúde, etc. O foco fundamental de atuação é capacitar/acompanhar/fortalecer as equipes e comissões que já atendem as vítimas e monitorar a aplicação dos recursos destinados às emergências e a atuação do Estado”.
Arrecadação de Recursos
A arrecadação de recursos financeiros será destinada ao atendimento imediato – alimentos, remédios, colchões, roupas e transporte –, à reconstrução de casas e à recuperação de fontes de água potável (como poços e cisternas) e de meios produtivos (lavouras, criação de animais, entre outros). As ações também serão voltadas ao monitoramento da aplicação dos recursos públicos nos locais atingidos e às iniciativas de prevenção de risco.
As doações podem ser feitas nas contas bancárias:Banco do Brasil, agência 3475-4, c/c 8018-7;Banco Bradesco agência 0484, c/c 66.000-0;Caixa Econômica Federal, agência 1041, operação 003 – conta 645-0.//
Você também pode ajudar a divulgar o SOS Nordeste. Os materiais estão disponíveis abaixo para download e podem ser reproduzidos e distribuídos amplamente: http://www.caritasbrasileira.org
A Cáritas Brasileira é um organismo da CNBB e integra a Confederação Cáritas Internationalis, uma das maiores redes humanitárias do mundo, presente em 200 países e territórios. A entidade atua na defesa e promoção dos direitos humanos; na conquista e controle social de políticas públicas; e no desenvolvimento sustentável solidário.
CONTATO: Glória Carvalho (85) 3253.6998 ou Francisco Vladimir (Agência de Notícias Esperança - AnotE) (85) 338887.07 – (85) 9622.0756.

Fonte: Anote

Nenhum comentário: