domingo, 4 de maio de 2008

DOM DAMASCENO PRESIDE MISSA DE ENCERRAMENTO DO CONGRESSO MISSIONÁRIO


Uma multidão de 25 mil romeiros participou, na manhã deste domingo, da missa de encerramento do 2o Congresso Missionário Nacional, no Santuário de Aparecida, em Aparecida (SP). O Congresso teve início na quinta-feira, 1o, e reúne 600 missionários dos 17 regionais da CNBB.
O arcebispo de Aparecida, dom Rayamundo Damasceno Assis, presidiu a celebração e, em sua homilia, fez referência à festa litúrgica da Ascensão que a Igreja celebra neste domingo. “A ascensão de Jesus marca o início de uma nova etapa na história da salvação”, disse. “A Igreja é chamada a testemunhar Cristo ressuscitado. Quem se enamorou de Jesus Cristo não pode deixar de anunciá-lo”, completou citando o papa Bento XVI.
Lembrando o Congresso Missionário acolhido por Aparecida, o arcebispo conclamou os cristãos a se tornarem discípulos e missionários de Jesus Cristo. “É tempo de arregaçar as mangas e partir em missão para evangelizar todos os povos”, exortou. “Não podemos ficar em espera passiva, mas precisamos ir e anunciar que o mal e a morte não têm a última palavra”, afirmou recordando o Documento de Aparecida.
Dom Damasceno lembrou, ainda, o Dia Mundial das Comunicações comemorado hoje pela Igreja. “O papa Bento XVI lembra que o homem tem sede da verdade e que a verdade que nos torna livres é Cristo”, disse ao saudar os comunicadores.
O Congresso prossegue nesta manhã com a palavra dos assessores que fazem uma síntese dos trabalhos apresentados pelos grupos na tarde de ontem. Ao meio dia haverá a cerimônia de envio, seguida de uma coletiva de imprensa, na Sala de Imprensa do Santuário. Participam da coletiva o arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno; a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Márian Ambrósio, e o assessor metodológico do Congresso, padre Estêvão Raschietti.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: