segunda-feira, 24 de março de 2008

O TÚMULO VAZIO

Páscoa é vida nova! É alegria e esperança para o mundo! É a partir do túmulo, do sepulcro vazio que temos razões e esperança de viver neste mundo. Que as pessoas do mundo inteiro saibam olhar e colocar suas atenções neste local, que não é mais de tristeza, desânimo e medo, mas de muita alegria, otimismo e esperança, porque Cristo Ressuscitou de verdade. Do túmulo vazio, da Páscoa do Senhor, que brilhe na humanidade inteira a luz do Senhor Ressuscitado!
Duas mulheres são as primeiras criaturas encarregadas pelo anjo a divulgar a boa notícia da Ressurreição de Jesus. É bom considerar que naquele tempo e naquela cultura o testemunho de uma mulher quase nada valia. Ninguém dava crédito. "Um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e disse às mulheres que Jesus havia ressuscitado. E acrescentou: Ide depressa e dizei aos discípulos que Jesus Ressuscitou dos mortos" (cf. Mt. 28, 2ss).
A Ressurreição de Jesus é o ponto central da nossa fé e da nossa vida cristã, pois Cristo Ressuscitado restaura o homem, fazendo-o participar de uma nova realidade, que é a vida divina, exigindo um engajamento da pessoa humana no mundo concreto. Daí a importância do testemunho. Jesus nos ensinou, ao lavar os pés dos discípulos e explicou o gesto: "Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz" (Jo 13. 15).
Com a boa notícia da Páscoa do Senhor, chegou finalmente, uma nova etapa na história da humanidade. Do encontro com Jesus Ressuscitado, somos chamados a por um fim no egoísmo, nas injustiças e nas trevas, porque somos iluminados e chamados a viver para Deus, como criaturas novas, como diz tão bem o profeta Isaías: "Ó vós todos que estais com sede, vinde às águas..." (Is 55,1-11).
Que a alegre e boa notícia dada pelas mulheres aos discípulos nos anime e nos encoraje. O próprio Jesus Ressuscitado aparece a elas, dizendo: "Alegrai-vos! Não tenhais medo!" (Mt 28, 9s). Feliz Páscoa!





Pe Geovane Saraiva

Nenhum comentário: