segunda-feira, 24 de março de 2008

BENTO XVI REZA O REGINA COELI NESTA SEGUNDA-FEIRA

O Papa Bento XVI rezou hoje em Roma o Regina Coeli, oração feita no lugar do Ângelus neste tempo pascal.A partir da solene Vigília Pascal, o canto do Aleluia voltou a ressoar, depois dos dias da quaresma. "Aleluia" é uma palavra hebraica universalmente conhecida, que significa “Louvem ao Senhor”. Nos dias do tempo pascal este convite ao louvor chega de boca em boca, de coração a coração. Ressoa a partir de um acontecimento absolutamente novo: a morte e Ressurreição de Cristo. O Aleluia foi derramado no coração dos primeiros discípulos e discípulas de Jesus naquela manhã de Páscoa em Jerusalém. Parece que ainda podemos ouvir a voz deles: a de Maria Madalena, que foi a primeira a ver o Senhor ressuscitado no jardim junto ao Calvário; a voz das mulheres, que O encontraram enquanto corriam, com medo, mas ao mesmo tempo felizes por dar aos discípulos o anúncio do túmulo vazio; as vozes dos dois discípulos que se encaminhavam a Emaús com o rosto triste e a noite voltaram a Jerusalém plenos de alegria por terem escutado a Sua palavra e tê-Lo reconhecido "no partir do pão"; as vozes dos 11 apóstolos, que naquela mesma noite O viram aparecer em meio a eles no cenáculo e mostrar as feridas causadas pelo pregos e pela lança e dizer-lhes: "Paz a vocês". Esta experiência escreveu de uma vez por todas o Aleluia no coração da Igreja. Daquela mesma experiência deriva também a oração que recitamos hoje e a cada dia do Tempo Pascal no lugar do Ângelus: a antífona mariana Regina Caeli. O texto é breve e tem a forma direta de um anúncio, é como uma nova anunciação a Maria, feita desta vez não por um anjo, mas pelos cristãos que convidam a Mãe a alegrar-se porque o seu Filho, por ela levado no ventre, ressuscitou como havia prometido. De fato, "alegra-te" foi em Nazaré a primeira palavra dirigida a Virgem pelo Mensageiro celeste. E o sentido era este: Alegra-te Maria, porque o Filho de Deus está para fazer-se homem em ti. Agora, depois do drama da Paixão, ressoa um novo convite a alegria: “Gaude et laetare, Virgo Maria, alleluia, quia surrexit Dominus vere, alleluia” Seja feliz e alegra-te, Virgem Maria, aleluia, porque o Senhor ressuscitou de verdade, aleluia!”Queridos irmãos e irmãs, deixemos que o Aleluia pascal seja impresso profundamente também em nós, para que não seja somente uma palavra, mas a expressão da nossa vida, expressão de pessoas que convidam a todos a louvar o Senhor e o fazem com um comportamentode “ressuscitados”. “Pede ao Senhor por nós”, digamos a Maria, para que Aquele que na ressurreição do seu filho, deu novamente a alegria ao mundo todo, nos conceda gozar desta alegria hoje e na vida sem fim.
Rádio Vaticano/Canção Nova Notícias

Nenhum comentário: