quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

RIBEIRÃO PRETO FAZ MEMÓRIA AO CENTENÁRIO DA ARQUIDIOCESE


A arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) celebrou o 'Dia da Memória', em comemoração ao centenário da criação da diocese e do cinqüentenário da elevação à arquidiocese. A missa aconteceu no dia do padroeiro da cidade, São Sebastião, 20 de janeiro, na Catedral Metropolitana São Sebastião.
Diversos bispos estiveram presentes na cerimônia, entre eles o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer que, durante a homilia, recordou que a arquidiocese de Ribeirão foi desmembrada da diocese de São Paulo no dia 7 de junho de 1908 e elevada à arquidiocese e sede de província eclesiástica 50 anos depois, no dia 19 de abril de 1958, tornando-se assim "mãe de diversas outras dioceses, que foram desmembradas, pouco a pouco, de seu território".
Dom Odilo ressaltou ainda a dedicação e o zelo dos bispos que assumiram a arquidiocese, entre eles o atual arcebispo, dom Joviano de Lima Júnior, e o arcebispo emérito, dom Arnaldo Ribeiro. "Hoje nós recordamos esses pastores que, com o seu clero e com as lideranças das comunidades, mas também com os religiosos e as religiosas e com os pais e mães das famílias, zelaram para que o patrimônio da fé dos apóstolos e dos mártires fosse acolhido com amor, testemunhado com fruto e transmitido às novas gerações, até hoje".
O evento reuniu cerca de mil pessoas. Ao final, dom Joviano apresentou a Carta Pastoral "A Eucaristia e a Igreja em Missão". A carta ajudará na preparação do II Congresso Eucarístico de Ribeirão Preto, que acontecerá de 5 a 7 de junho de 2008.
CNBB

Nenhum comentário: