Amanhã, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza, por solicitação do vereador João da Cruz, do Partido Verde, haverá uma audiência pública para discutir políticas públicas para os catadores de materiais recicláveis, informou a Cristina França, diretora nacional da Cáritas.
Essa audiência pública foi pedida pela Rede de Catadores de Materiais Recicláveis de Fortaleza, com o apoio da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza e o Fórum Lixo e Cidadania, para dar prosseguimento a experiências exitosas que já ocorreram e que precisam de mais apoio para que elas venham a ser executadas pelas autoridades federal, estadual e municipal.
Para essa audiência foram convidados o secretario de Saúde de Fortaleza, superintendente da Semace, o Conselho Estadual do Meio Ambiente, a Emlurb, Habitafor, Conselho Municipal de Meio Ambiente e “todos confirmaram presença” .
Cristina França informou que a profissão de catador de materiais reclicáveis já é reconhecida oficialmente pela Portaria n. 397, do Ministério do Trabalho e Emprego e pela Classificação Brasileira de Ocupações 94.
- Trata-se de uma categoria profundamente marcada pela exclusão social e há a necessidade que os governos e a sociedade se sensibilizem para dar melhores condições a esses trabalhadores. “Eles querem que sejam postas em práticas projetos de educação ambiental, coleta seletiva e as políticas públicas” concluiu. Cristina França acredita que cerca de 180 catadores compareçam a audiência pública de amanhã, na Câmara Municipal de Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário