Com uma celebração eucarística, presidida pelo padre Nelson Sany, na Igreja Matriz Menino Deus, no bairro Luciano Cavalcante, pertencente à Paróquia São João Eudes, foram comemorados ontem, dia 25 de março, os 382 anos de fundação da Congregação de Jesus e Maria.
A programação da festa começou com a recitação do Terço de São João Eudes, coordenada por um grupo de Associados e a participação de paroquianos, que foram celebrar a solenidade da Anunciação do Anjo.
O dia 25 de março tem um significado todo especial, porque foi a data em que São João Eudes e um grupo de padres amigos escolheram para a criação da Congregação de Jesus e Maria, no ano de 1643, como símbolo da missão e da identidade eudista na Igreja sob a proteção de Nossa Senhora.
Ainda na celebração, os padres Nelson Sany e Santino Sacramento Vitola, renovaram a sua incorporação à Congregação de Jesus e Maria. Ajoelhados, em frente ao altar, com os Associados de Fortaleza e os fiéis presentes, de pé, rezando por eles.
Vale ressaltar que um grupo de Associados de Fortaleza e de Salvador, juntamente com os padres Geovani Ferreira da Costa e Marcelo Pereira de Sousa fez a sua renovação, na Igreja Nossa Senhora da Libertação, na França, onde foi fundada a Congregação durante o encontro internacional dos Eudistas encerrado ontem naquele país.
Após a renovação, os sacerdotes e os seminaristas receberam das mãos de paroquianos corações e caixas com presentes artesanais. Lembranças desta data tão importante nas suas vidas na Congregação.
No final da celebração, houve uma pausa, todos se sentaram para assistir um monólogo do Associado Lucas Albuquerque. Ele imitando São João Eudes fez um pequeno relato da criação da Congregação de Jesus e Maria, arrancando aplausos dos que assistiram a apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário