quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

PAPA FRANCISCO ACOLHE RENÚNCIA DE DOM PEDRO JOSÉ CONTI E NOMEIA DOM ANTÔNIO DE ASSIS COMO BISPO DE MACAPÁ (AP)

 


A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a decisão do Papa Francisco em acolher o pedido de renúncia de dom Pedro José Conti, bispo de Macapá (AP). Na mesma ocasião, o Papa Francisco nomeou o atual bispo auxiliar de Belém, no Pará, dom Antônio de Assis Ribeiro, como bispo de Macapá.  

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou o agradecimento ao, agora, bispo emérito e saudação ao novo nomeado.  

Saudação a dom Antônio de Assis Ribeiro

 

Estimado irmão, dom Antônio de Assis Ribeiro

É com grande alegria que recebemos a notícia de sua nomeação como novo bispo de Macapá, no Estado do Amapá. Este momento é de muita importância para a Igreja e para todos os fiéis da região, que contarão agora com a orientação espiritual, sabedoria e dedicação de um novo pastor.

Expressamos nossas felicitações e desejamo-lhes uma missão frutuosa, marcada por coragem, zelo pastoral e compromisso com os valores do Evangelho. Que sua liderança seja uma fonte de luz e inspiração para todos, promovendo a união, o diálogo e o fortalecimento da fé na diocese de Macapá.

Que Deus, em sua infinita bondade, o abençoe com sabedoria e graça, para que o senhor guie a Igreja Particular de Macapá com amor, justiça e verdade, sempre em conformidade com os ensinamentos de Cristo.

Com nossas orações, 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

 

Agradecimento a dom Pedro Conti 



Estimado irmão, 

Com imensa gratidão e respeito, queremos expressar nosso sincero agradecimento pela generosa e incansável disponibilidade na missão prestada à Igreja Particular de Macapá ao longo de sua abençoada missão pastoral. 

Durante sua caminhada à frente desta Igreja Particular, o senhor esteve sempre atento às necessidades espirituais e materiais da comunidade. Soubemos, através de seu exemplo, o valor da oração, da pastoral e do cuidado com os mais necessitados.  

Desejamos que o amor de Cristo continue a configurá-lo em sua nova etapa, onde certamente continuará a ser uma referência de fé e sabedoria para todos nós. 

Que o Senhor lhe conceda saúde e abundantes bênçãos, e que sua vida continue a ser um testemunho de amor e serviço a Deus e ao próximo. 

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB 

Biografia do novo bispo de Macapá 

Nascido em Capitão Poço, no Pará, dom Antônio de Assis Ribeiro foi ordenado sacerdote na cidade de Ourém (PA) em 17 de junho de 1995, retornando para Manaus onde continuou seus trabalhos de formação Salesiana. No ano seguinte foi nomeado encarregado do Centro Vocacional Salesiano João Paulo II, também em Manaus, sendo formador dos aspirantes e pré-noviços. De 2000 a 2005 foi diretor da Escola Salesiana do Trabalho em Belém e professor de Teologia Moral no Centro de Formação Presbiteral da arquidiocese de Belém. 

Em 2003 fundou o Centro Associação Damas Salesianas em Ananindeua (PA) – ONG voltada para a promoção do voluntariado feminino com o espírito salesiano, onde atuou de 2004 a 2005 como Conselheiro Nacional. De 2002 a 2004 foi membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PA); assumiu o cargo de Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da capital paraense em 2005; foi diretor da Missão Salesiana de Yauaretê (Amazonas – área indígena) e pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo na diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM) em 2006. 

De 2007 a 2008 foi diretor do Colégio Dom Bosco e Pároco da Paróquia Dom Bosco, centro de Manaus (AM). De 2009 a 2013 foi diretor do Centro Juvenil Salesiano e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Manicoré, na diocese de Humaitá no sul do estado do Amazonas. Em 2015 foi membro do Conselho Administrativo Nacional da Rede Salesiana Brasil e atuou como professor de ética profissional no curso de pós-graduação da Faculdade Salesiana Dom Bosco em Manaus; foi membro do Conselho Editorial da Revista de Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), de 2016 a 2017; e membro do Comitê REPAM (Rede Pan-Amazônica) do regional Norte I da CNBB, em 2017.

De 2013 a 2017 atuou como vice-inspetor (vice-provincial) da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, delegado provincial para a Pastoral Juvenil Salesiana e vocacional; encarregado da promoção do voluntariado Juvenil Inspetorial e diretor-sócio da Faculdade Salesiana de Dom Bosco de Manaus.

Em 28 de junho de 2017 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar. Sua ordenação foi realizada no dia 2 de setembro do mesmo ano, por dom Alberto Taveira Corrêa, em Ourém do Pará.

Atualmente é bispo referencial da Pastoral da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário do regional Norte 2 da CNBB. Também é vice-presidente da Fundação Nazaré de Comunicação; colunista do Jornal Voz de Nazaré “Mundo Juvenil e a Fé Cristã”; apresentador do programa “Fé e Vida!” na Rádio Nazaré FM e coapresentador do programa “Diálogo de Fé” na TV Nazaré. 

Biografia do atual bispo emérito 

Dom Pedro Conti nasceu no dia 10 de outubro de 1949, em Brescia, na Itália, onde aconteceu a sua ordenação presbiteral no dia 12 de junho de 1976. Ainda em sua cidade natal, foi vigário cooperador na Paróquia do Divino Espírito Santo, no período de 1976 a 1982; pároco da Catedral de Bragança do Pará e pároco da Paróquia de Paragominas (PA) de 1983 a 1996. 

Cursou doutorado em Engenharia Eletrônica Politênico de Milão (IT). Com o lema “Domine, tu scis quia amo te” (Senhor, tu sabes que eu te amo), foi nomeado pelo Papa São João Paulo II, como bispo da diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, no Pará, no dia 27 de dezembro de 1995. A sua ordenação episcopal ocorreu no dia 18 de fevereiro de 1996, em Conceição do Araguaia, Estado do Pará.

Desde 29 de dezembro 2004 exercia a função de bispo de Macapá, no Amapá. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi membro da Comissão Especial para o Ano do Laicato e também foi representante do regional Norte 2, como acompanhante do Laicato, das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e do Instituto de Pastoral Regional (IPAR). 

Dom Pedro é autor do livro “A verdade que Liberta” e, na missão de evangelizar nos meios de comunicação da Amazônia amapaense, também publica artigos, semanalmente, em jornais e webjornais. 


Fonte: https://www.cnbb.org.br/papa-francisco-acolhe-renuncia-de-dom-pedro-jose-conti-e-nomeia-dom-antonio-de-assis-como-bispo-de-macapa-ap/

Nenhum comentário: