quinta-feira, 19 de setembro de 2024

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


19 DE SETEMBRO DE 2024

QUINTA-FEIRA VIGÉSIMA QUARTA SEMANA

DO TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – I Cor 15, 1-11

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,1-11

1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual

estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado

por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos,

em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu

por nossos pecados, segundo as Escrituras;

4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5e que

apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 

6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria

ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos

apóstolos todos juntos. 

8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo. 

9Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque

persegui a Igreja de Deus. 10É pela graça de Deus que eu sou o que sou. Sua graça

para comigo não foi estéril: a prova é que tenho trabalhado mais do que os outros

apóstolos - não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo. 11É isso, em resumo,

o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes. Palavra do Senhor.

Reflexão – A graça de Deus nos sustenta.

Depois de seu encontro com Cristo no caminho de Damasco São Paulo se

tornou apóstolo do Evangelho, entregando a Jesus a sua vida e a sua

pregação. Nesta carta aos coríntios ele, então, dá o testemunho da graça de

Deus na sua vida e de como tem trabalhado para que esta permaneça consigo.

Deste modo, ele dá a cada um de nós provas de que Deus tem poder para


50


mudar a nossa sorte, desde que reconheçamos a sua ação em nós e no meio

de nós. “É pela graça de Deus que eu sou o que sou” nos diz São Paulo. Pelo

Batismo somos inseridos no mistério de Cristo, porém, somente a experiência

com Jesus nos faz ser participantes conscientes deste mesmo mistério.

Quando temos plena consciência desta verdade e da ação do Espírito Santo

em nós, podemos ter uma vida restaurada e somos transformados em pessoas

dignas, mesmo que tenhamos um passado duvidoso e até traído a Deus. A

graça de Deus nos sustenta, por isso não podemos nos subestimar entendendo

que, porque erramos e transgredimos as leis, seremos fatalmente condenados

aos juízos eternos. Se também tivermos consciência disso, poderemos a cada

dia que passa nos firmar no caminho da santidade, apesar do nosso ser

pecador e de já termos, também, por algum motivo perseguido a Igreja de

Deus. – Você também teve a sua vida restaurada pela graça de Deus? –

Você dá testemunho disso? – Alguma coisa ainda pesa na sua consciência? –

Você já teve uma experiência forte com Jesus?

Salmo 117 (118),1-2. 16ab-17. 28 (R. 1)

R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!*

'Eterna é a sua misericórdia!'

2A casa de Israel agora o diga:*

'Eterna é a sua misericórdia!'R.

16aA mão direita do Senhor fez maravilhas,

16ba mão direita do Senhor me levantou,*

a mão direita do Senhor fez maravilhas!'

17Não morrerei, mas ao contrário, viverei*

para cantar as grandes obras do Senhor!R.

28Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *

Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!R.

Reflexão - A misericórdia do Senhor é eterna, isto é, abrange toda a nossa

existência. Mesmo que sejamos os maiores pecadores somos dignos de

compaixão porque foi a Mão direita do Senhor que nos fez e é Ela quem nos

levanta. Não precisamos morrer nos nossos pecados, a vida de Cristo está em

nós, pelo contrário devemos viver para cantar as grandes obras do Senhor!

Evangelho – Lc 7, 36-50

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7,36-50

Naquele tempo: 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus

entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.

37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à

mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e,

ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe

os pés,

enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo

isso, o fariseu que o havia convidado

51

ficou pensando: 'Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está

tocando nele, pois é uma pecadora.' 40Jesus disse então ao fariseu: 'Simão, tenho

uma coisa para te dizer.' Simão respondeu: 'Fala, mestre!' 41'Certo credor tinha dois

devedores;

um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta.

42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois.

Qual deles o amará mais?' 43Simão respondeu: 'Acho que é aquele ao qual perdoou

mais.' Jesus lhe disse: 'Tu julgaste corretamente.'

44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: 'Estás vendo esta mulher?

Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém,

banhou meus pés com lágrimas

e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém,

desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha

cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro:

os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor.

Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor.' 48E Jesus disse à mulher: 'Teus

pecados estão perdoados.' 49Então, os convidados começaram a pensar:

'Quem é este que até perdoa pecados?' 50Mas Jesus disse à mulher: 'Tua fé te salvou.

Vai em paz!' Palavra da Salvação.

Reflexão – O amor é o maior motivo do perdão.

Neste episódio Jesus nos ensina que o amor demonstrado por nós é o maior

motivo para que sejamos absolvidos das nossas transgressões. Aquela mulher

pecadora tinha fé na misericórdia de Deus e demonstrou isto, quando

enfrentou os fariseus e ousou prostrar-se aos pés de Jesus para lhe lavar os

pés com perfume e enxugá-los com seus cabelos. Para aquela mulher nada

importava mais do que receber o perdão de Jesus e demonstrar a Ele o seu

grande amor. Por isso, os gestos daquela mulher a quem todos apontavam

como sendo uma pecadora, tocaram tão profundamente o coração de Jesus a

ponto de lhe perdoar os pecados. Jesus também nos mostra que nunca

deixará passar as oportunidades para nos acolher, mesmo que sejamos os

maiores pecadores, e, do mesmo modo, ministrar o perdão dos nossos

pecados. Podemos, então, verificar que o perdão de Deus está condicionado

ao nosso coração contrito e cheio de bons propósitos. O perfume valioso

poderá ser a nossa oração nos momentos em que, também, nos deixamos

estar aos pés de Nosso Senhor. Provamos muito amor e confiança quando

dobramos os joelhos diante de Jesus e com as nossas lágrimas de

arrependimento sincero e com a nossa oração penitente beijamos os Seus pés.

Beijar os pés de Jesus é adorá-Lo na Santa Eucaristia, é acolher a Sua Palavra

no coração e, também, servi-Lo na pessoa dos nossos irmãos e irmãs.

Portanto, temos também muitas oportunidades para, como a mulher da

história, comprovar o nosso amor por Jesus colocando diante dele o nosso

coração arrependido e cheio de boas intenções

. – O que você tem feito para ser perdoado dos seus pecados?

 – Você tem demonstrado amor nas ações

do seu dia a dia?

 – Como está a sua vida de oração?

 – Você tem estado aos pés de Jesus, arrependido?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um novo Caminho

Nenhum comentário: