domingo, 7 de julho de 2024

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 7 DE JULHO DE 2024

XIV DOMINGO DO

TEMPO COMUM


Cor: Verde


1ª Leitura - Ez 2,2-5


17

Leitura da Profecia de Ezequiel 2,2-5

2Naqueles dias, depois de me ter falado, Entrou em mim um espírito que me

pôs de pé. Então, eu ouvi aquele que me falava,

3o qual me disse: 'Filho do homem, eu te envio aos israelitas, nação de

rebeldes, que se afastaram de mim. Eles e seus pais se revoltaram contra

mim até ao dia de hoje. 4A estes filhos de cabeça dura e coração de pedra,

vou-te enviar, e tu lhes dirás:

'Assim diz o Senhor Deus.`5Quer te escutem, quer não

- pois são um bando de rebeldes -ficarão sabendo que houve entre eles um

profeta'. Palavra do Senhor.

Reflexão – Felizes seremos se escutarmos as palavras dos profetas do

Senhor!

O profeta é alguém escolhido por Deus para exortar, admoestar e abrir os

nossos olhos, mas também para nos consolar, nos amparar e nos dar palavras

de conforto e de esperança. Apesar da nossa teimosia e obstinação, Deus

como Pai não desiste de nós, por isso, está sempre nos chamando à conversão

por meio dos Seus profetas. O profeta muitas vezes é injustiçado e

perseguido, mas não desiste da sua missão e o próprio Deus o motiva a falar

em Seu nome. Por isso, até o fim da nossa existência terrena nós sempre

teremos a chance de escutar o que os profetas nos dizem em nome de Deus. E

felizes seremos se escutarmos as palavras dos profetas do Senhor! No entanto,

algumas vezes nós teimamos e como um bando de rebeldes não percebemos

os recados de Deus para o nosso bem. O pecado nos afasta da convivência dos

justos e da intimidade com Deus, porém, nunca poderemos afirmar que tudo

está perdido, pois, o Senhor vigia a nossa trajetória e fará tudo para nos dar

de novo a vida perto de si. – Você acha que um pai ou uma mãe devem

desistir do filho quando ele não segue os seus ensinamentos? – Como você

agiria em relação a um filho assim? – Você reconhece a sua rebeldia e

desobediência aos ensinamentos de Deus e dos profetas?

Salmo - Sl 122,1-2a.2bcd.3-4 (R. 2cd)

R.Os nossos olhos, estão fitos no Senhor:

tende piedade, ó Senhor tende piedade!

1Eu levanto os meus olhos para vós,*

que habitais nos altos céus.

2aComo os olhos dos escravos estão fitos*

nas mãos do seu senhor.R.

2bcomo os olhos das escravas estão fitos*

nas mãos de sua senhora,

2cassim os nossos olhos, no Senhor,*

2daté de nós ter piedade.R.

3Tende piedade, ó Senhor, tende piedade;*

já é demais esse desprezo!

4Estamos fartos do escárnio dos ricaços*


18


e do desprezo dos soberbos!R.

Reflexão - Piedade, piedade, é o que fala o Salmo de hoje. Sim, devemos assim orar,

porque somos rebeldes e desobedientes, porém reconhecendo que assim somos o

Senhor terá compaixão de nós. É na fraqueza que se manifesta a força de Deus em

nós, por isso, devemos levantar os nossos olhos para o Todo poderoso e a Ele pedir

piedade e misericórdia, somente assim seremos atendidos (as) nas nossas súplicas.

2ª Leitura - 2Cor 12,7-10

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 12,7-10

Irmãos: 7Para que a extraordinária grandeza das revelações não me

ensoberbecesse, foi espetado na minha carne um espinho,

que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me, a fim de que eu não me

exalte demais. 8A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse

de mim. 9Mas ele disse-me: 'Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a

força se manifesta'.

Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas,

para que a força de Cristo habite em mim. 10Eis porque eu me comprazo nas

fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias

sofridas por amor a Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou

forte.

Palavra do Senhor.

Reflexão - As cargas pesadas que transportamos servem para o nosso

crescimento humano e espiritual.

Uma grande verdade que só descobrimos quando temos a oportunidade de nos

sentirmos fracos e dependentes de Deus é que a Sua graça nos basta. São

Paulo compreendeu isto, por isso aceitou de bom grado o espinho na carne

que deveria ser algo muito violento que lhe maltratava e do que ele desejava

se livrar sem conseguir. Nós também desejamos nos livrar de muitas cruzes e

dificuldades e não temos em nós a capacidade de afastá-las! Há fardos que

carregamos a vida inteira e ininterruptamente nos fazem sofrer. No entanto,

se prestarmos atenção descobriremos, como São Paulo, que as cargas pesadas

que transportamos têm serventia para o nosso crescimento humano e

espiritual. Talvez, se não fossem elas, não reconheceríamos a graça de Deus

agindo na nossa vida. O Senhor também nos diz: “Basta-te a minha graça”! É

na nossa fraqueza que a força de Deus se manifesta, portanto, nós devemos

nos gloriar das nossas incapacidades para que a força poderosa do Cristo atue

em nós. Assim compreendendo, com certeza nos será muito mais fácil

conviver com as nossas imperfeições e sentir prazer nas injúrias, nas

necessidades e perseguições sofridas por amor de Cristo. Quando nos sentimos

fracos cedemos lugar à força de Deus que opera a nosso favor. - Você já

compreende a razão do seu “espinho na carne”? - Você admite que a sua

humanidade seja fraca? – Você se entristece por isso? – Você tem se

apossado da graça de Deus? – Ela o tem bastado?

Evangelho - Mc 6,1-6

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,1-6

19

Naquele tempo: 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o

acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga.

Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam:

'De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria?

E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não

é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Jose, de Judas e de

Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?'

E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: 'Um profeta só não

é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares'. 5E ali não pôde

fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E

admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das

redondezas, ensinando. Palavra da Salvação.

Reflexão - É próprio da nossa humanidade não dar valor ao que possuímos

e que está à nossa disposição.

Apesar dos milagres que realizava e dos prodígios que aconteciam nos lugares

por onde passava, Jesus só não era reconhecido em Nazaré cidade onde Ele

havia crescido e onde morava a sua família. A desconfiança dos Seus

conterrâneos bloqueava a ação de Deus por Seu intermédio. Assim também,

nós percebemos que é próprio da nossa humanidade não dar valor ao que

possuímos e que está à nossa disposição. Preferimos o que vem de fora, o que

não conhecemos. Parece assim que damos pouco valor a nós mesmos e não

nos achamos dignos de ser pessoas cheias da graça de Deus para dar e receber

algo em nosso benefício ou das pessoas do nosso convívio. Jesus hoje quer

curar a imagem que temos de nós mesmos e das pessoas que estão perto de

nós e são os Seus instrumentos para a nossa libertação e felicidade. Não

podemos desistir dos nossos mais queridos e o Senhor nos escolheu como

canais da Sua graça. Precisamos ser curados da nossa timidez, das nossas

dúvidas em relação à ação de Deus em nós e através de nós. Confiando na

força do alto nós poderemos também fazer milagres e prodígios em nome de

Jesus, mesmo dentro da nossa casa e na nossa família. 

– Você naturalmente é uma pessoa forte, ou fraca? 

- Você tem conseguido ser profeta na sua

família? 

– Você se entristece por isso? 

– Você dar valor às pessoas da sua

casa? 

– Você as considera instrumentos de Deus para sua felicidade?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: