quarta-feira, 24 de julho de 2024

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


24 DE JULHO DE 2024

4ª. FEIRA DA XVI SEMANA DO

TEMPO COMUM


Cor Verde


1ª Leitura - Jr 1,1.4-10

Início do Livro do Profeta Jeremias 1,1.4-10

1Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes de Anatot, da tribo

de Benjamim. 4Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5'Antes de

formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua

mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações'. 6Disse eu: 'Ah! Senhor Deus,

eu não sei falar, sou muito novo'. 7Disse-me o Senhor: 'Não digas que és muito

novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás.

8Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te', diz o Senhor.

9O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: 'Eis que ponho

minhas palavras em tua boca. 10Eu te constituí hoje sobre povos e reinos com

poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar'.

61

Palavra do Senhor.


Reflexão – O chamado de Deus para nós é irrevogável!


Consagrados desde o ventre materno e, pelo Batismo, selados com o selo do amor,

que é o Espírito Santo somos também chamados a ser profeta das nações! O chamado

de Deus para nós é irrevogável e, mesmo que nos consideremos os menores ou que

não saibamos nem falar o Senhor nos garante: “a todos a quem eu te enviar, irás, e

tudo que eu te mandar dizer, dirás. Não tenhas medo... pois estou contigo para

defender-te!” O Senhor Deus tem uma pretensão a nosso respeito e fará de tudo

para que possamos cumprir bem tudo o que a nós foi destinado. E toda e qualquer

ação que fizermos em Seu Nome com o intuito de edificar o Seu Reino Ele põe na

nossa boca as Suas palavras e nos dá a autoridade e o poder do Espírito Santo para

falar e agir. Em vista disso, não queiramos fugir desta Consagração, pois o Senhor não

dá ouvidos às nossas justificativas de que, “eu não sei falar, sou muito novo”. Ele nos

capacita e direciona de acordo com o que já está planejado para nós como missão.

Assim como Jeremias, todos nós também nos sentimos pequenos e incapacitados para

falar em nome de Deus, pois reconhecemos a nossa humanidade frágil e temos receio

de que ela possa intervir na obra que o Senhor pretende realizar por nosso meio. No

entanto, quando, mesmo reconhecendo a nossa incompetência, nos apossamos das

Palavras e promessas do Senhor, verificamos que tudo o quanto as Escrituras dizem

em relação aos profetas, se ajusta também a nós, hoje, dentro da realidade em que

vivemos. Ao contrário, quando nos recusamos a dar o passo para falar em nome do

Senhor, com a desculpa de que não estamos preparados para a missão, assinamos um

atestado de omissão e de falta de confiança no chamado de Deus. Ele “nos constitui

hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar,

construir e plantar”. O Senhor abriu para nós muitas frentes de trabalho e não

podemos perder tempo, porque o mundo agoniza com fome de Deus. – Você já

escutou a voz de Deus que o chama para alguma missão? – Qual é a sua missão

aqui na terra? – Você se sente incapaz de cumpri-la? – A quem você tem pedido

ajuda? – Como você tem presenciado os desacertos do mundo de hoje? – Você


acha que o mundo precisa de Deus?


Salmo - Sl 70, 1-2. 3-4a. 5-6ab. 15.17 (R.15)

R. Minha boca anunciará vossa justiça.

1Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:*

que eu não seja envergonhado para sempre!

2Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!*

Escutai a minha voz, vinde salvar-me!R.

3Sede uma rocha protetora para mim,*

um abrigo bem seguro que me salve!

Porque sois a minha força e meu amparo,

o meu refúgio, proteção e segurança!

4aLibertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.R.

5Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,*

em vós confio desde a minha juventude!

6aSois meu apoio desde antes que eu nascesse,

6bdesde o seio maternal, o meu amparo.R.


62

15Minha boca anunciará todos os dias*

vossa justiça e vossas graças incontáveis.

17Vós me ensinastes desde a minha juventude,*

e até hoje canto as vossas maravilhas.R.

Reflexão - Somos chamados a anunciar a justiça do Senhor no meio da humanidade,

por isso, muitas vezes somos perseguidos. Porém, àqueles a quem chama o Senhor

também, ampara e dá proteção. E ele nos chamou ainda quando estávamos no ventre

materno e desde a nossa juventude Ele nos prepara para o momento presente da

nossa vida. A nossa salvação, portanto, está em que ponhamos a nossa esperança no

Senhor a fim de que Ele seja, a nossa força e amparo, refúgio, proteção e segurança!


Amém! Aleluia!


Evangelho - Mt 13,1-9

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,1-9

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da

Galiléia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou

numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-

lhes muitas coisas em parábolas:

'O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram

à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes

caíram em terreno pedregoso,

onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram,

porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu,

as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.

7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e

sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e

produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem

tem ouvidos, ouça!'

Palavra da Salvação.


Reflexão - A nossa parte é semear!


Hoje, Jesus nos propõe uma trajetória constante e ininterrupta: semear e

continuamente semear. Como semeadores, somos enviados a espalhar, onde

estivermos, a semente do Amor de Deus, expressada na Sua Palavra e experienciada

por Jesus Cristo na Cruz! Isto é motivo de grande alegria! O Amor de Deus se

manifesta a partir da proposta de uma vida nova, quando espalhamos a semente da

Palavra de Deus em todo o tipo de terreno. Deus quer chamar a todos! Por isso, o

Senhor nos orienta a não procurar somente aqueles terrenos que entendemos ser

bom. Ele nos ensina que o semeador espalha a semente em todo terreno e a

sementeira prosperará naquele terreno que for o melhor para o plantio. Não nos

compete escolher o terreno, mas apenas semear com amor. Semeamos a boa

semente quando, em qualquer circunstância vivenciamos o amor, quando perdoamos,

quando acolhemos, quando suportamos, quando compreendemos, quando exortamos,

quando aconselhamos e consolamos. Dessa forma, estamos fomentando os

ensinamentos evangélicos e exalando o perfume do amor de Deus pelo mundo. A face

de Jesus revelar-se-á através das nossas ações, das nossas atitudes concretas e,

também, por meio das nossas reações às surpresas que nos são impostas pela vida.

Nós semeamos não somente quando pensamos e agimos, mas, principalmente,

quando reagimos. Jesus semeou a mansidão e a brandura, o perdão, a aceitação à

vontade do Pai, a compaixão e a misericórdia. No entanto, não foi aclamado e


63


reconhecido por todos e, até hoje, muitos ainda não O aceitam e, nem por isso, Ele

desistiu de nós. A nossa parte, portanto, é SEMEAR! A obra é de Deus que conhece os

terrenos e tem um intuito para com cada um deles. – O que você tem semeado por

onde passa? – A amizade e o perdão já fazem parte da sua bagagem de semeador?

– Com que objetivo você tem feito todas as coisas na sua vida? – Você é uma

pessoa que transmite felicidade ou amargura?

Nenhum comentário: