sábado, 27 de abril de 2024

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 27 DE ABRIL DE 2024


SÁBADO DA 4ª. SEMANA DA

PÁSCOA


Cor: Branco


1ª Leitura - At 13,44-52

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,44-52

44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus.

45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias,

opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé

declararam:

'Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos

considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos. 47Porque

esta é a ordem que o Senhor nos deu: 'Eu te coloquei como luz para as nações, para

que leves a salvação até os confins da terra'.' 48Os pagãos ficaram muito contentes,

quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram

destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor

espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e

religiosas,

assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra

Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram

contra eles

a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram

cheios de alegria e do Espírito Santo.

Palavra do Senhor.

Reflexão – Podemos levar a salvação de Deus aos confins do universo.

Apesar de cada vez mais aumentar o número dos pagãos que acolhiam a

mensagem da Boa Nova, os judeus, a quem a palavra de Deus fora

primeiramente anunciada, enchiam-se de inveja e se opunham radicalmente à

proposta de Jesus. No entanto, os apóstolos continuavam na sua missão de

propagadores do Evangelho, a multidão afluía e os pagãos acolhiam a

mensagem de Jesus Cristo e, foi assim que o Evangelho chegou até nós. Deus

não faz acepção de pessoas, todos nós somos chamados à salvação: os que

estão mais afastados, os mais ignorantes, os marginalizados, todos são alvo da

atenção do Senhor, entretanto, temos a opção de aceitá-la ou rejeitá-la.

Quando a rejeitamos, na certa estaremos nos reconhecendo indignos da vida

eterna. Quando abraçamos a fé e cremos no Senhorio de Jesus e deixamo-nos

conduzir pelo vento do Espírito, podemos levar a salvação de Deus aos confins

do universo, isto é, aonde vamos, e onde estamos. Cabe ao Espírito Santo a

tarefa de convencer às pessoas a quem evangelizamos! Se elas não aceitam a

Palavra que proclamamos, não podemos, por isso, desistir de anunciá-la. O


77


Senhor nos recompensa com a alegria que vem da consciência do dever

cumprido. – Você já abraçou a fé em Jesus Cristo? – Você já é possuidor

da vida eterna? – Em que você tem rejeitado Jesus e a Sua Palavra? – Você

já é um discípulo cheio de alegria e do Espírito Santo?

Salmo - Sl 97, 1. 2-3ab. 3cd-4 (R.3cd)

R. Os confins do universo contemplaram

a salvação do nosso Deus.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*

porque ele fez prodígios!

Sua mão e o seu braço forte e santo*

alcançaram-lhe a vitória.R.

2O Senhor fez conhecer a salvação,*

e às nações, sua justiça;

3arecordou o seu amor sempre fiel*

3bpela casa de Israel.R.

3cOs confins do universo contemplaram*

3da salvação do nosso Deus. 

4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*

alegrai-vos e exultai!R.

Reflexão - Contemplar a salvação de Deus como fala o Salmo é contemplar o

próprio Filho de Deus que veio a nós em missão do Pai, falando as coisas do

Pai, realizando as obras que o Pai quer realizar em nós, por isso, nós nos

alegramos e exultamos cantando ao Senhor um canto novo.

Evangelho - Jo 14,7-14

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,7-14

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7Se vós me conhecêsseis,

conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes.' 8Disse

Filipe: 'Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!' 9Jesus respondeu: 'Ha tanto

tempo estou convosco,

e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes:

'Mostra-nos o Pai'? 10Não acreditas que eu estou no Pai 

e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim

mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.

11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim.

Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em

verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará

ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em

meu nome, eu o realizarei,

a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome,

eu o realizarei. Palavra da Salvação.

78

Reflexão - Por meio do Filho nós conhecemos o Pai e nos enchemos do Seu

Amor com a força do Espírito Santo.

Quando conhecemos Jesus nós temos uma maravilhosa descoberta do Pai e do

Seu amor por nós. Por isso, neste Evangelho, Jesus Cristo nos propõe conhecer

o Pai, através Dele e da Palavra que Ele nos ensinar. Precisamos, portanto,

conhecer a Jesus e ter intimidade com Ele, pois, somente assim, teremos

consciência do que o Pai quer realizar em nós e por nosso intermédio. Para

conhecer a Jesus Cristo todos nós precisamos ter familiaridade com a Sua

Palavra, recebê-Lo na Eucaristia com o coração contrito, dialogar com Ele na

oração pessoal. Assim fazendo, o nosso coração encher-se-á do Amor

Misericordioso de Deus e ficaremos cheios do Espírito Santo. O Espírito Santo é

o Amor entre o Pai e o Filho que trabalham numa unidade perfeita. Três

pessoas e um só Deus. Para nós, isto se constitui num grande mistério, mas, se

nos aprofundarmos na vivência com Jesus, perceberemos o que o Evangelho

nos revela. Por meio do Filho nós conhecemos o Pai e nos enchemos do Seu

Amor com a força do Espírito Santo. O próprio Jesus nos assegura: “quem

acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que

essas.” A nossa fé em Jesus, portanto, é o que nos move para agirmos

conforme os planos do Pai. Cada um de nós é uma parte do projeto de Deus

para a humanidade. Quando confiamos em Jesus nós sabemos que tudo o

quanto pedirmos ao Pai em Seu Nome, realizar-se-á, pois, Jesus é o Pai, Jesus

é o Amor do Pai, Jesus é a Misericórdia do Pai mostrada a nós, pela sua vida

terrena, pela sua entrega na Cruz para a nossa salvação.

 - Você acredita que Jesus e o Pai são UM? 

– Qual a diferença que há no seu relacionamento com Jesus e o seu relacionamento com o Pai?

- Você acredita que pode fazer as obras que Jesus fez aqui na terra? 

– O que você tem pedido em Nome de Jesus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: