terça-feira, 26 de março de 2024

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 26 DE MARÇO DE 2024

3ª. FEIRA DA SEMANA SANTA


Cor Roxo


1ª Leitura - Is 49,1-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías 49,1-6

1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção:

o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele

tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada,

protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada,

escondida em sua aljava, 3e disse-me: 'Tu és o meu Servo, Israel, em quem

serei glorificado'. 4E eu disse: 'Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem

fruto, inutilmente;

entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa'. 5E

agora diz-me o Senhor - ele que me preparou desde o nascimento para ser seu

Servo - que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do

Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: 'Não basta seres meu Servo para

restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te

farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da

terra'. Palavra do Senhor.


81

Reflexão – Somos servos para a glória de Deus!

Jesus é o servo perfeito, aquele que foi escolhido desde o ventre de sua mãe

para levar ao mundo a verdadeira religião a fim de glorificar o Nome de Deus.

É o Servo perfeito porque cumpriu Sua missão fielmente e fez o que era justo,

segundo a vontade de Deus Pai vindo ao mundo para pôr em prática o Projeto

de Salvação de Deus, demostrando que o Seu exemplo deve ser seguindo por

nós. Dentro de cada um de nós há, também, um desígnio da nossa vocação de

servos do Senhor. Segundo a profecia de Isaías, porém, não podemos nos

contentar somente em servi-Lo por meio do louvor e da adoração, mas, levar

ao mundo a Sua Luz e manifestar a sua glória a todas as nações. Nós, que

seguimos os passos de Jesus, somos também escolhidos desde o seio materno

para ser aliança entre as pessoas levando a Luz de Cristo a todos os lugares.

Ser luz é iluminar, aquecer, revelar, tirar as pessoas da ignorância a fim de

que elas vivam uma vida diferente. Aquele que leva a Luz de Deus ao mundo

chama a atenção das outras pessoas. Desde o ventre de nossa mãe o Senhor

também tinha em mente o nosso nome e nos preparou para que fôssemos Seus

colaboradores na restauração da humanidade da qual fazemos parte. Quando

cumprimos com a missão de servos e de servas seguindo os passos de Jesus

podemos ter a certeza de que estamos glorificando a Deus por isso podemos

cada um de nós pode dizer: “eu sou servo para a glória de Deus”. Nós

somos a glória de Deus e através de nós o Seu amor vai se espalhando e

exalando no mundo o aroma da Salvação de Jesus. - Você já sabia que é a

glória de Deus? Sabia que Deus manifesta a Sua glória através de você, das

suas ações, do seu testemunho, da sua vivência no mundo? - Como você

tem manifestado a glória de Deus no mundo? As pessoas reconhecem isso

em você? O que está faltando para que isso aconteça?

Salmo - Sl 70, 1-2. 3-4a. 5-6ab. 15.17 (R.15)

R. Minha boca anunciará vossa justiça.

1Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:*

que eu não seja envergonhado para sempre!

2Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!*

Escutai a minha voz, vinde salvar-me!R. 

3Sede uma rocha protetora para mim,*

um abrigo bem seguro que me salve!

Porque sois a minha força e meu amparo,

o meu refúgio, proteção e segurança!

4aLibertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.R. 

5Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,*

em vós confio desde a minha juventude!

6aSois meu apoio desde antes que eu nascesse, 

6bdesde o seio maternal, o meu amparo.R. 

15Minha boca anunciará todos os dias*

vossa justiça e vossas graças incontáveis.

17Vós me ensinastes desde a minha juventude,*


82

e até hoje canto as vossas maravilhas.R.

Reflexão - Precisamos ter consciência de que, se o Pai nos escolheu para

sermos seus servos e suas servas, Ele tem para conosco todo o cuidado e

estará sempre e para sempre nos guiando na nossa marcha de volta para a Sua

casa. O salmista exalta a proteção de Deus desde o começo da nossa

existência e diz que Ele é a nossa esperança e o nosso apoio desde o seio

maternal, por isso, a nossa boca deverá anunciar todos os dias a Sua justiça.

Evangelho - Jo 13,21-33.36-38

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 13,21-

33.36-38

Naquele tempo: Estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente

comovido e testemunhou: 'Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me

entregará.' 22Desconcertados,

os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava

falando. 23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus.

24Simão Pedro fez-lhe um sinal

para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando.

25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: 'Senhor,

quem é?' 26Jesus respondeu: 'É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no

molho.' Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão

Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas.

Então Jesus lhe disse: 'O que tens a fazer, executa-o depressa.'

28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas

guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: 'Compra o que

precisamos para a festa', ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber

o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. 31Depois que Judas saiu,

disse Jesus: 'Agora foi glorificado o Filho do Homem,

e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele,

também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.

33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos

digo, como eu disse também aos judeus:

'Para onde eu vou, vós não podeis ir'. 36Simão Pedro perguntou:

'Senhor, para onde vais?' Jesus respondeu-lhe: 'Para onde eu vou,

tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde.'

37Pedro disse: 'Senhor, por que não posso seguir-te agora?

Eu darei a minha vida por ti!' 38Respondeu Jesus: 'Darás a tua vida por mim? Em

verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três

vezes.' Palavra da Salvação.

Reflexão – A traição é sempre uma possibilidade!

Na Ultima Ceia Jesus reúne os seus discípulos e revela a eles o que estava

para acontecer não escondendo nada, nem o que estaria guardado dentro dos

corações de cada um deles. Comovido Ele ousava comprovar que a traição de

Judas parecia ser um fato já esperado e que não lhe causaria nenhuma

surpresa. A maioria dos discípulos, no entanto, ficou atônita e confusa, pois

não entendia nada do que Jesus estava falando. Neste contexto, nós

conseguimos captar a reação dos três discípulos que tiveram uma atuação

marcante no episódio da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Pedro, João,

Judas, três discípulos com características diferentes. Pedro, com seu jeito

83

insistente, questionador, inconsequente, agitador, aquele a quem vez por

outra Jesus mais admoestava, pois conhecia o seu coração contraditório,

queria explicações e apelava para a intimidade do discípulo amado com o

Mestre. João, consciente de que era amado, teve liberdade de se recostar no

peito de Jesus e argui-Lo, ouvindo as confidencias do Mestre e tomando

conhecimento dos Seus segredos. Judas, discípulo igual aos outros, mas com

uma missão traiçoeira que somente Jesus já percebera estava atento à hora

em que iria entrar em ação. E só isso lhe importava! Jesus prosseguia na sua

missão mesmo sabendo que iria ser traído por Judas e que Pedro o negaria. No

entanto, não desanimava diante da perspectiva de que seria abandonado

pelos Seus servos e tentava antecipar para eles o mistério que logo mais iria

ser desvendado. Trazendo esta reflexão para a nossa vida pessoal, chegamos à

conclusão de que dentro do contexto das nossas ações humanas sempre

haverá a possibilidade de alguém ter a função de traidor. Por essa razão,

precisamos sempre nos manter atentos, a fim de que a nossa fraqueza não nos

imponha o papel de traidor. Nós também temos dificuldades de entender os

sinais de Deus e, por isso mesmo, muitas vezes, olhamos para as evidências e

julgamos os outros, sem nos apercebermos de que também somos capazes de

trair a Deus. Nunca atinamos que poderemos ser os responsáveis pelas coisas

que não dão certo e não admitimos as nossas atitudes de incoerência. O

Senhor, porém, que conhece os nossos corações, sabe, de antemão, quando o

haveremos de trair, de negar, mas também tem ciência do quanto O

poderemos glorificar quando cumprimos com a nossa missão. Peçamos ao

Senhor a graça de sermos sempre conscientes de que somos verdadeiramente

amados por Ele. Que possamos nos recostar no peito de Jesus, e na intimidade

com Ele, escutando as Suas confidências pedir para que nunca estejamos

entre os infiéis e traidores

. – Você se sente um discípulo, uma discípula amada? 

– Você tem se recostado no peito de Jesus para ouvir o que Ele tem

a lhe falar?

 - Você sabia que trai a Deus quando não está vivendo segundo a

Sua vontade? 

- Você sabe que negar a Deus é não dar testemunho dos dons

e das graças de Deus na sua vida?

 – Você acha que o Senhor conhece o seu coração?


Helena Serpa, 

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: