quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 28 DE FEVEREIRO DE 2024

4ª. FEIRA DA II SEMANA DA

QUARESMA


Cor roxo


1ª Leitura - Jr 18,18-20

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 18,18-20

Naqueles dias: 18Disseram eles: 'Vinde para conspirarmos juntos contra

Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho;

nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a língua, e não

vamos prestar atenção a todas as suas palavras.' 19Atende-me, Senhor, ouve o

que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois

eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua resença,

para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.

Palavra do Senhor.

Reflexão - A perseguição faz parte da caminhada espiritual.

O mesmo povo que havia recebido do profeta os benefícios de ajuda e

intercessão, agora o perseguia e “cavava para ele uma cova”. Assim também

pode acontecer conosco! As nossas lamentações são iguais às do profeta

quando nos sentimos injustiçados pela ingratidão de pessoas a quem algumas

vezes tentamos ajudar e no entanto, não entendem a nossa intenção. Por

causa da nossa fidelidade e da nossa honestidade no cumprimento do dever

poderemos ser perseguidos na vida de diversas maneiras. Assim sendo, nós

também, como o profeta, precisamos expor perante Deus a nossa indignação

diante das más ações e da falta de gratidão de alguém. O mundo

aparentemente continua o mesmo, por isso não devemos nos desesperar

porque um dia as pessoas nos louvam e no outro dia, poderão nos atacar. Isto

é natural em todas as esferas de vida e, principalmente, quando estamos no

caminho de Deus. A perseguição faz parte da caminhada espiritual. As pessoas

às vezes nos testam, nos confundem e nos pressionam para provar se

realmente temos segurança nas nossas escolhas, na nossa vocação, nas nossas

decisões. Nem por isso, podemos deixar morrer a lei, nem o conselho nem a

Palavra, porque a nossa missão é ajudar a construir um mundo novo a partir


73


de nós mesmos. Mesmo injustiçados, e perseguidos precisamos ser fiéis a

Deus, pois Ele mesmo também sofre com os desatinos do povo que escolheu.

Somos esse povo que uma hora sabe ser justo e depois pode tornar-se injusto.

Assim, Deus também sofre por nós e os inimigos, frequentemente estão dentro

de nós mesmos. Nestes momentos o melhor será abrir o coração para Deus

com sinceridade, pois, só Ele, é quem conhece tudo e poderá nos ajudar. -

Você tem se queixado da ingratidão das pessoas? – Você sabe reconhecer

quando as outras pessoas querem ajudá-lo? - Faça como Jeremias, exponha

suas inquietações ao Senhor- Escreva, faça as suas queixas!

Salmo - Sl 30,5-6.14.15-16 (R. 17b)

R. Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

5Retirai-me desta rede traiçoeira, *

porque sois o meu refúgio protetor!

6Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *

porque vós me salvareis, ó Deus fiel!R.

14Ao redor, todas as coisas me apavoram; *

ouço muitos cochichando contra mim;

todos juntos se reúnem, conspirando *

e pensando como vão tirar-me a vida.R.

15A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, *

e afirmo que só vós sois o meu Deus!

16Eu entrego em vossas mãos o meu destino; *

libertai-me do inimigo e do opressor!R.

Reflexão - Os nossos inimigos, na maioria das vezes estão dentro de nós

mesmos (as). Há uma rede traiçoeira dentro de cada homem, de cada mulher,

que tenta ser fiel a Deus. Há horas, em que como o salmista, nós nos sentimos

apavorados (as), intranquilos (as), num beco sem saída. Porém, como ele,

também podemos dizer: “Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,

porque vós me salvareis, ó Deus fiel!”

Evangelho - Mt 20,17-28

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 20,17-28

Naquele tempo: 17Enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze

discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18'Eis que estamos subindo

para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos

mestres da Lei.

Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para

flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará.' 20A mãe dos filhos de

Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de

fazer um pedido. 21Jesus perguntou: 'O que tu queres?' Ela respondeu: 'Manda que

estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino,

um à tua direita e outro à tua esquerda.' 22Jesus, então, respondeu-lhes: 'Não sabeis

o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?' Eles

responderam: 'Podemos’.

74

23Então Jesus lhes disse: 'De fato, vós bebereis do meu cálice,

mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda.

Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou.' 24Quando

os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos.

25Jesus, porém, chamou-os, e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações

têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim.

Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro,

seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para

servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos.' Palavra da Salvação.

Reflexão – A caminho de Jerusalém!

Jerusalém era o destino de Jesus naquela viagem que fazia juntamente com

os Seus discípulos. Lá, Jesus já sabia que teria a sublime missão de salvar a

humanidade com sofrimento e perseguições. Por isso, enquanto seguia o

caminho, mais uma vez Jesus conscientizava aos Seus discípulos que, para que

pudessem segui-Lo e alcançar uma vida plena na glória dos céus eles teriam

que passar com Ele, pelo Calvário e pela Cruz. Entretanto, os discípulos não

compreendiam nada que Jesus lhes dizia e pleiteavam já os melhores lugares

no reino para usufruírem das benesses que o alto posto poderia lhes

proporcionar. Faz parte da nossa humanidade decaída e corrompida pelo

pecado rejeitar todo sofrimento, tudo que venha de encontro à realização dos

nossos planos, assim como também desejar alcançar glória e poder sem passar

por dificuldades. No entanto, hoje não podemos mais nos enganar como os

apóstolos, porque já conhecemos a história e Jesus nos ensina e nos adverte,

que assim como aconteceu com Ele, nós também passaremos por dificuldades,

provações e perseguições, mas no terceiro dia, isto é, no tempo certo,

ressuscitaremos. Este é, portanto, o nosso objetivo! Estamos também a

caminho de Jerusalém e precisamos dar os passos que Jesus seguiu, mas ter a

firme convicção de que a vontade do Pai para nós é ressuscitar-nos como O

ressuscitou. Não há ressurreição sem Cruz, não há glória sem provação e é já

nesta vida terrena que damos os passos para essa conquista: “quem quiser

tornar-se grande torne-se vosso servidor”; “quem quiser ser o primeiro seja

vosso servo!” A certeza da ressurreição nos dá alento para que possamos

atravessar o deserto da nossa vida, em busca da Jerusalém Celeste, apossados

da graça de Deus. Aqui mesmo na terra já podemos experimentar em nós as

nuances da Cruz e da ressurreição de Jesus. Vivemos com Cristo o Seu

martírio e provamos muitas vezes aqui mesmo da Sua ressurreição. Se

quisermos a glória temos que participar da Cruz que é o serviço, o encargo e a

missão que, muitas vezes, vêm acompanhados de incompreensões, traições e

humilhações. Enganam-se aqueles que pensam que a salvação só tem

validade depois da nossa morte! Não, é no nosso dia a dia que começamos a

viver a vida eterna, pois ela consiste na vontade de Deus se realizando na

nossa existência terrena. Quem ama, quem serve e pratica os ensinamentos

de Jesus já há conquistado a Jerusalém celeste desde já.

 - Você também almeja possuir a glória de Deus? 

- Você aceita participar da Cruz de Jesus?

– Você é se sente grande ou pequeno?

– Você tem prestado serviço a alguém em Nome do Senhor?

 – O que você tem feito pelo amor de Deus?

 – Você tem aprendido e praticado o que Jesus o tem ensinado?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: