quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

DOM GREGÓRIO LANÇA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

 


Dom Gregório Paixão, Arcebispo de Fortaleza, lançou, na manhã de hoje, na Casa Mãe de Deus, no Centro da cidade, a Campanha da Fraternidade, que tem como tema: “Fraternidade Amizade Social” e como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” ( Cf. Mt 23,3), tendo como membros da mesa Helenise Mesquita e o padre Abimael Francisco do Nascimento.

A jornalista Marta Andrade abriu a cerimônia convidando o arcebispo Gregório Paixão para compor a mesa dos trabalhos e em seguida Helenise Mesquita e o padre Abimael Francisco do Nascimento, que proferiram palestras sobre o tema e a Campanha. Marta Andrade, antes  de convocar os palestrantes e de citar nomes e as pastorais, disse que estava realizando o serviço de cerimonialista desde dom Aloisio Lorscheider, passando por dom Cláudio Hummes e dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

Dos três palestrantes, o primeiro a falar foi Helenise Mesquita, que disse “estamos socialmente enfermos com tantos problemas sociais, familiares e as relações vão ficando frágeis”. Ela cita os papas e encíclicas, Rerum Novarum, Fratelli Tutti, esta do Papa Francisco.

O padre Abimael  diz “o que nos une é a fraternidade” e o maior é aquele que serve.

1964

Dom Gregório começou a sua palestra dizendo que a Campanha nasceu em 1964, “Ano que eu  nasci..’’ Ele veio ao mundo no dia 6 de novembro. E acrescentou, dom Eugênio Salles olhando a miséria que grassava em todo o Nordeste, criou no Rio Grande do Norte a Campanha da Fraternidade. Dois anos depois, 1966, sendo dom Helder Câmara, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), escreveu uma carta aos bispos indagando se valeria pena para a Igreja estender a Campanha para todo o País”.



Cerca de 70 Bispos concordaram e a Campanha da Fraternidade  passou a se estender para todo o país, abrangendo os mais diversos temas vividos por nossa sociedade para levar a uma reflexão a Luz do Evangelho propondo soluções para estas questões para  se viver a fraternidade não somente durante os 40 dias da CF mas durante todo o ano  nos seus três pontos fundamentais: olhar, iluminar e agir na sociedade.


Nenhum comentário: