segunda-feira, 31 de julho de 2023

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

31 DE JULHO DE 2023

 

2ª. FEIRA DA 17ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ex 32. 15-24.30-34

 

Leitura do Livro do Êxodo 32,15-24.30-34
Naqueles dias: Moisés voltou do cume da montanha, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, que estavam escritas de ambos os lados. Elas eram obra de Deus e a escritura nelas gravada
era a escritura mesma de Deus. Josué, ouvindo o tumulto do povo que gritava, disse a Moisés: 'Há gritos de guerra no campamento!'.
Moisés respondeu: 'Não são gritos de vitória, nem gritos de derrota; o que ouço são vozes de gente que canta'. Quando chegou perto do acampamento, e viu o bezerro e as danças, Moisés encheu-se de ira e arremessou por terra as tábuas, quebrando-as no sopé da montanha. Em seguida, apoderou-se do bezerro que haviam feito, queimou-o e triturou-o, até reduzi-lo a pó. Depois, espalhou o pó na água, e fez os filhos de Israel beberem dela.
Moisés disse a Aarão: 'Que te fez este povo, para atraíres sobre ele tão grande pecado?' Aarão respondeu: 'Não se indigne o meu Senhor. Tu bem sabes que este povo é inclinado ao mal. Eles me disseram: 'Faze-nos deuses que caminhem à nossa frente, pois quanto àquele Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu'. Eu, então, lhes disse: 'Quem de vós tem ouro?' Eles trouxeram ouro e me entregaram, e eu lancei-o no fogo e saiu este bezerro'. No dia seguinte, Moisés disse ao povo:
'Vós cometestes um grandíssimo pecado. Mas vou subir ao Senhor para ver se de algum modo poderei obter perdão para o vosso delito'. Moisés voltou para junto do Senhor, e disse: 'Ah! este povo cometeu um grandíssimo pecado: fizeram para si deuses de ouro.
Peço-te que lhe perdoes esta culpa, senão, risca-me do livro que escreveste'. O Senhor respondeu a Moisés: 'É aquele que pecou contra mim que eu riscarei do meu livro. E agora vai, e conduze este povo para onde eu te disse. O meu anjo irá à tua frente;
mas, quando chegar o dia do castigo, eu os punirei por este seu pecado'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – a nossa impaciência e pretensão nos impedem de esperar o que Deus tem guardado para nós.

Enquanto Moisés recebia do Senhor as taboas da aliança contendo as Suas determinações para o Seu povo, aquele mesmo povo, inclinado ao mal, impaciente com a sua demora fabricava para si um bezerro de ouro a fim de ser adorado em substituição a Deus. Hoje também acontece com cada um de nós, porque somos também inclinados ao mal e a nossa impaciência, pretensão e soberba nos impedem de esperar o que Deus tem guardado para nós. Sentimos ânsia de alcançar o que buscamos, sabemos que somos impotentes e incapazes, queremos que alguém nos dirija e vá à nossa frente e que se responsabilize pelos nossos atos. No entanto, não queremos nos submeter àqueles que Deus escolheu para nos conduzir e não temos a devida calma de esperar o tempo apropriado para dar passos seguros em busca do que almejamos. É assim que também fabricamos bezerros de ouro - coisas ou pessoas - e os idolatramos. Seguimos falsos profetas que nos prometem prosperidade, procuramos seitas e, até cultuamos o inimigo de Deus em práticas abomináveis aos Seus olhos.  Nós também fabricamos para nós deuses de ouro quando não nos submetemos à orientação dadas pela Igreja aos que são designados por Deus para nos conduzir. Aqueles que nos conduzem, no entanto, continuam intercedendo por nós e se dirigirem a Deus como fez Moisés pedindo a Ele perdão pelas nossas faltas e transgressões com ousadia e determinação. Eles confiam que serão escutados e atendidos, pois o Senhor é fiel e nos conservará com vida. No entanto, Deus é justo e aquele que pecou contra Deus será julgado conforme a sua falta.   O Senhor põe o Seu anjo à frente daqueles a quem Ele escolheu e os conduz pela Mão. – Você também se impacienta quando não tem resposta imediata para as suas buscas? – Você tem procurado outros deuses e segue falsos profetas? – Você tem consciência de que Deus tem um plano para a sua vida e que colocou alguém para ajudá-lo (a) a descobrir? – Quais são os seus bezerros de ouro?

 

Sl 105, 19-20. 21-22. 23 (R. 1a)

R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

Construíram um bezerro no Horeb *
e adoraram uma estátua de metal;
eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, *
pela imagem de um boi que come feno. R.

Esqueceram-se do Deus que os salvara, *
que fizera maravilhas no Egito;
no país de Cam fez tantas obras admiráveis, *
no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas. R.

Até pensava em acabar com sua raça, *
não se tivesse Moisés, o seu eleito,
interposto, intercedendo junto a ele, *
para impedir que sua ira os destruísse. R.

 

 

Reflexão - Demos graças ao Senhor porque Ele é bom e a Sua misericórdia é eterna. Ele não leva em conta as nossas transgressões mesmo quando tentamos substituí-Lo por outros deuses e nos perdoa quando o invocamos arrependidos. O Senhor atende à intercessão dos Seus eleitos por aqueles a quem conduzem e a Sua ira não os destrói. No entanto, peçamos ao Senhor que Ele nos ajude a ser fiéis e nunca nos esquecermos Dele como fez aquele povo no deserto. Que possamos sempre ter em mente as Suas obras admiráveis quando também Ele abriu o mar para que nós passássemos passar.

 

Evangelho – Mt 13, 31-35

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,31-35


Naquele tempo: Jesus contou-lhes outra parábola: 'O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas.
E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos.' Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: 'O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.' Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões.
Nada lhes falava sem usar parábolas, para se cumprir o que foi dito pelo profeta: 'Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo'.
Palavra da Salvação.

 

 Reflexão – Uma gota do amor de Deus é capaz de transformar qualquer situação!

Na medida em que consentimos que o reino dos céus se estabeleça no nosso coração o Senhor também nos revela coisas que estão escondidas desde a criação do mundo. Assim, podemos ver que o reino dos céus é o amor de Deus que como uma semente pequenina vai crescendo e se torna uma grande árvore capaz de abrigar os pássaros, isto é, pessoas que vêm, e fazem moradas em seus ramos. O amor dos céus é também comparável ao fermento que modifica o estado e a substância da nossa vida, dos nossos pensamentos, sentimentos e ações. Uma gota do amor de Deus é capaz de transformar qualquer situação, pois vai se infiltrando a ponto de nos fazer perdoar, aceitar, dar guarida, compreender e até dar a própria vida pelo irmão. O reino de Deus é, portanto, o Seu amor agindo no nosso coração e se manifestando em nós a partir das coisas criadas para a nossa felicidade. O reino dos céus é um estado de espírito é um modo de viver sob a dependência de Jesus Cristo, Rei Absoluto que é poderoso e onipotente, mas se rebaixa para nos revelar os Seus mistérios. Por isso, Ele mesmo disse que o reino dos céus é dos pequeninos e quanto mais nos sentirmos assim mais compreendermos as coisas que estão escondidas desde a criação do mundo.  

– Você entende como é o reino dos céus? 

– Você já aceitou viver nesse reino? 

– O amor de Deus o tem transformado?

 – Você já consegue perdoar a quem o tem ofendido?

 – Você percebe o crescimento do reino dos céus em você?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Miionária Um Novo Caminho

 


Nenhum comentário: