A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Guararapes, celebrou, ontem, Sexta-Feira, Santa sob a presidência do padre Geovani Ferreira Costa, vigário, da Paróquia São João Eudes, a Paixão e Morte de Jesus, com o rito da Liturgia da Palavra, da Adoração de Cristo na Cruz e o rito da Comunhão. A celebração foi iniciada com a assembleia silenciosa e o celebrante prostrando-se e rezando em silêncio, diante do altar.
Em seguida, subindo ao altar, deu inicio a primeira parte da celebração, com a Liturgia da Palavra , com as leituras e o Evangelho de João, que narra a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Depois, foi feita a Oração Universal, onde a Igreja reza por diversas intenções.
A segunda parte constou da Adoração de Cristo na Cruz, com os fiéis se aproximando e adorando o Senhor Crucificado. Antes, o celebrante pediu aos fiéis que não beijassem a Cruz, porque ainda estamos em tempo de pandemia. A terceira parte foi encerrada com a distribuição da Comunhão aos fiéis.
Terminada a Comunhão todos se retiraram em silêncio para viver a dor da morte de Nosso Senhor, esperando a sua Ressurreição na Vigília Pascal, que acontecerá nesta noite.
CONVITE
Durante a divulgação do programa da Semana Santa, os fiéis foram convidados a participar da Via-Sacra, que aconteceu a partir das 19 horas, de ontem, saindo da Comunidade Nossa Senhora da Libertação para a Capela de Santa Luzia. Formada por 14 estações, representando a Paixão de Cristo, cada estação foi rezada na casa de casais do ECC ao longo do percurso, começando com a primeira, Cristo condenado à morte, diante da antiga Capela da Libertação. A Via-Sacra foi coordenada pelo padre Santino Sacramento e conduzida pelo padre Geovani Ferreira Costa.
PROGRAMAÇÃO
Os atos da Semana Santa têm sequência nesta noite com a Vigília Pascal nas Comunidades da Paróquia. Às 18.30hs, na Comunidade Nossa Senhora da Libertação, e às 19 hs, nas Capelas Menino Deus, Perpétuo Socorro e Santa Luzia. Ela começa com a Bênção do Fogo Santo, com a sua celebração sendo realizada do lado de fora da igreja, onde será aceso, com o fogo novo, o Círio Pascal, que será utilizado pela Igreja em batizados e na Crisma, representando o Ressuscitado no meio do seu povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário