A Arquidiocese de Fortaleza, com o objetivo de esclarecer especificidades sobre a Semana Santa, que se inicia amanhã, com o "Domingo de Ramos, promoveu, ontem, dia 31 de março, um encontro de formação especifico para jornalistas na Faculdade Católica de Fortaleza.
O encontro foi assessorado pelo padre Rafhael Maciel, teólogo e mestre em Liturgia, que antes de falar sobre a Semana Santa fez histórico da Arquidiocese, sobre sua administração, que tem à frente dom José Antonio Aparecido Tosi Marques e como auxiliares dom Júlio César Souza de Jesus e Valdemir Vicente de Andrade Santos.
SEMANA SANTA
A Semana Santa tem início amanhã, com a celebração do "Domingo de Ramos", com uma procissão que sairá, às 8 horas, de amanhã, dia 02,da Igreja de Cristo Rei para a Catedral, relembrando a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém.
Com relação a segunda, terça e quarta-feira, o padre Rafhael sugere que o católico participe de missas ou da Via-Sacra e façam exames de consciência indo ao encontro do Sacramento da Reconciliação.
O padre Rafhael se fixou mais nas celebrações de Quinta-Feira, como a Missa dos Santos Óleos e da Unidade, quando pela manhã são abençoados os Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e é consagrado o Óleo do Santo Crisma, que serão utilizados na administração dos Sacramentos no decorrer do ano litúrgico. Ainda nessa Missa é celebrada a Unidade da Igreja. É neste dia que o Bispo reúne o seu presbitério, e os padres renovam suas promessas sacerdotais e o povo se compromete a rezar pelo seu Bispo.
TRIDUO´PASCAL
É o período mais importante do Ano Litúrgico. Tríduo pascal da paixão, morte e Ressurreição do Senhor. Ele começa com a Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa, tendo como centro a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Fica encerrado com as Vésperas do Domingo da Ressurreição do Senhor.
Na Quinta-Feira Santa, na missa da Ceia do Senhor temos três acontecimentos muito importantes: a instituição da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio Ministerial e o Mandamento do Amor.
Na Sexta-Feira, a celebração da Paixão e Morte de Jesus, com o rito de adoração da Cruz, seguida de procissão do Senhor morto, em algumas paróquias.
No sábado a noite, tem inicio a solene Vigília Pascal , com a bênção do Fogo Santo, fora da Igreja, depois na Igreja a proclamação da Páscoa, a Liturgia da Palavra onde relata a história da nossa salvação, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística, e no domingo encerramento do Tríduo Pascal, com a Ressurreição do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário