sábado, 18 de fevereiro de 2023

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

18 DE FEVEREIRO DE 2023

SÁBADO DA 6ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Hb 11, 1-7

 

Leitura da Carta aos Hebreus 11,1-7

Irmãos: 1A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem. 2Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 3Foi pela fé que compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus. Assim, as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê.
4Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor que o de Caim; e por causa dela, ele foi declarado justo, pois Deus aprovou a sua oferta. Graças a ela, mesmo depois de morto, Abel ainda fala! 5Foi pela fé que Henoc foi arrebatado, para não ver a morte; e não mais foi encontrado, porque Deus o arrebatou.
Antes de ser arrebatado, porém, recebeu o testemunho de que foi agradável a Deus.
6Ora, sem a fé é impossível ser-lhe agradável.
pois aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe
e que recompensa os que o procuram.
7Foi pela fé que Noé,
avisado divinamente daquilo que ainda não se via, levou a sério o oráculo e construiu uma arca para salvar a sua família. Pela fé, ele se separou do mundo, tornando-se herdeiro da justiça que se obtém pela fé. Palavra do Senhor.

 

Reflexão -  A fé é a ponte que nos leva a grandes realizações.

O maior testemunho de fé que podemos dar ao mundo é afirmar com segurança que já possuimos aquilo que ainda não vemos e não tocamos. A fé, portanto, é a ponte que nos leva a grandes realizações, é o motor que move o nosso testemunho.   Muitas vezes não entendemos o  porquê de certos acontecimentos da nossa vida nem o porque de tantos problemas  que nos levam a viver sobressaltados! No entanto, se parássemos para pensar um pouco, na verdade descobriríamos que estes, são os motivos que temos para testemunhar o auxílio e a proteção de Deus na nossa vida. Sem a fé é impossível agradar a Deus e se não aproveitarmos os acontecimentos em que somos provados (as) nunca poderemos exercitar o dom da nossa fé.  Aquele que nunca experimentou não pode discordar do testemunho de quem já foi testado. Ter fé é enxergar na hora do invisível e da escuridão, o que um dia ainda tornar-se-á visível  aos nossos olhos. “Assim, as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê,” diz a palavra. Os homens e mulheres da Bíblia nos dão verdadeiros exemplos de Fé na Palavra de Deus e tudo o que o Senhor prometeu se cumpriu na vida dos seus descendentes.  Assim, também, é que provamos a nossa fé em Jesus Cristo: confiantes nas Suas promessas nós damos graças por todos os fatos e acontecimentos da nossa história. Pelo que já se passou, pelo que se passa e pelo que ainda não vemos nem tocamos, mas já possuímos. – Você costuma enxergar a luz no meio da escuridão das suas dificuldades? – Você acredita que à noite há sol em algum lugar mesmo que não esteja vendo, mas apenas ouça falar disso? – Você está firmado (a) na palavra de Deus?

 

Salmo - Sl 144 (145),2-3. 4-5. 10-11 (R. (Cf. 1b)

 

R. Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

2Todos os dias haverei de bendizer-vos, *
hei de louvar o vosso nome para sempre.
3Grande é o Senhor e muito digno de louvores, *
e ninguém pode medir sua grandeza.R.

4Uma idade conta à outra vossas obras *
e publica os vossos feitos poderosos;
5proclamam todos o esplendor de vossa glória *
e divulgam vossas obras portentosas!R.

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *
e saibam proclamar vosso poder!R.

 

Reflexão - A glória do Senhor se estende de geração em geração por meio do testemunho dos Seus filhos. Publicar as obras do Senhor e alardear os Seus feitos poderosos na nossa vida é o mesmo que glorificá-Lo e ensinar a outros a faze-lo. Ninguém tem direito de ficar calado e se conformar passivamente com os presentes que recebe diariamente de Deus Pai, o Criador. Pelos séculos e séculos, isto é, para sempre os nossos lábios precisam louvar o Senhor.

 

Evangelho – Mc 9, 2-13

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9,2-13


Naquele tempo: 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.
4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.' 6Pedro não sabia o que dizer,
pois estavam todos com muito medo.
7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: 'Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!' 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer 'ressuscitar dos mortos'. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: 'Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?' 12Jesus respondeu: 'De fato, antes vem Elias, para colocar tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? 13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão    Jesus quer nos levar à montanha!

A transfiguração de Jesus é uma prova real de que o homem pode ser e viver muito além do que é convencional e rotineiro. Quem sobe à montanha com Jesus consegue enxergar a Sua glória e será contagiado com a sua beleza! Jesus chamou Pedro, Tiago e João e fê-los passar pela experiência de vê-Lo transfigurar-se na sua própria carne e com suas próprias vestes. Tiveram medo, mas depois se extasiaram diante  de tanta beleza! Hoje, também, Jesus quer nos levar para a montanha e nos convida a orar em intimidade com Ele com o brilho da Sua presença que nos extasia e vai transfigurando o nosso interior. Muitas vezes o subir a uma alta montanha requer um esforço pessoal que nos faz desinstalar do nosso comodismo, a abrir os horizontes e a ir mais além da nossa vidinha apagada. Na medida em que vivemos uma intimidade com Jesus nós também vamos vendo transfigurar-se em nós as nossas ações, as nossas palavras, os nossos sentimentos e pensamentos. A manifestação do poder de Deus em nós muda as nossas estruturas e o nosso modo de ser. A transfiguração de Jesus nos revela a glória e o poder de Deus que também age em nós de uma maneira concreta nos fazendo sair da nossa humanidade que é terra para conviver com a realidade do céu que está dentro de nós, no nosso espírito.  Aos poucos o Senhor vai fazendo o serviço de lavadeira das nossas almas e quando também, espiritualmente, nos deixamos conviver com Jesus na oração, na adoração, na meditação da Sua Palavra,   nós também ouvimos a voz do Pai que nos diz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”  O Pai nos manda escutar o Seu Filho Jesus a fim de que possamos descer da montanha e fazer tudo do jeito que Ele nos revelou. Aí então, com certeza, nós não teremos mais dúvidas de que o espiritual se revela a partir do que os nossos olhos veem, do que os nossos ouvidos ouvem, independentemente do que as nossas mãos possam tocar. – Você costuma subir a montanha com Jesus?  

-  Nestes momentos você sente-se feliz ou tem medo? 

-  Por que temos medo das coisas sobrenaturais?  

– Você já teve um encontro pessoal com Jesus? 

– O que Jesus tem ensinado a você nesses encontros?

– Você consegue ver e ouvir Deus dentro do seu coração? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: