terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

14 DE FEVEREIRO DE 2023

TERÇA FEIRA DA 6ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Gn 6, 5-8;7,1-5;10

 

Leitura do Livro do Gênesis 6,5-8;7,1-5.10

5O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra,
e como os projetos do seu coração tendiam sempre para o mal.
6Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem na terra e
ficou com o coração muito magoado,
7e disse: 'Vou exterminar da face da terra o homem que criei; e com ele, os animais, os répteis e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito!' 8Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. 7,1 O Senhor disse a Noé: 'Entra na arca com toda a tua família, pois tu és o único homem justo que vejo no meio desta geração. 2De todos os animais puros toma sete casais, machos e fêmeas, e dos animais impuros, um casal, macho e fêmea. 3Também das aves do céu tomarás sete casais, machos e fêmeas, para que suas espécies se conservem vivas sobre a face da terra. 4Pois, dentro de sete dias, farei chover sobre a terra, quarenta dias e quarenta noites,
e exterminarei da superfície da terra todos os seres vivos que fiz'.
5Noé fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 10E, passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio.

Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Somos sementes de amor para restaurar a humanidade.
Cheio de decepção com a criatura que Ele mesmo criara e percebendo que os seus projetos tendiam sempre para o mal, Deus, por um momento pensou em desistir do homem! No entanto, encontrou a Noé e sua família e os preservou como sementes para restaurar a humanidade. Assim sendo, livrou-os das águas do dilúvio e os acolheu na Arca construída pelo próprio Noé.  Hoje, também, as concepções do nosso coração de homem e de mulher, na maioria das vezes, não são os sonhos de Deus para nós e para a humanidade. O Senhor continua procurando no nosso meio, alguém como Noé, que encontre graça aos Seus olhos, para que, através dele e da sua família, seja resgatado o restante da criação. Deus não desiste de nós quando O buscamos de coração e, mesmo que por algum motivo possamos entristecê-lo com a nossa insensatez, nós podemos também, com a Sua graça, ser uma semente de amor para restaurar a humanidade, a partir da nossa casa, da nossa família e do mundo que nos cerca. Somos no mundo como sementes de vida nova a quem Deus confia a sua criação.  Assim como Noé foi obediente ao Senhor e fez tudo conforme Ele lhe havia ordenado nós também podemos seguir os Seus ensinamentos e a sua Palavra tornar-se-á para nós uma Arca na qual nós nos refugiamos dos dilúvios que se abatem sobre o mundo.  – Quais são os projetos do seu coração atualmente? – Você acha que Deus está feliz com os seus sonhos? Eles estão de acordo com a Palavra? – Você acha que nas circunstâncias atuais da sua vida você e sua família seriam escolhidos (as) por Deus para serem semente de vida nova para o mundo? 

 

Salmo - Sl 28,1a.2. 3ac-4. 3b.9b-10 (R.11b)

 

R. Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

Filhos de Deus, tributai ao Senhor,*
tributai-lhe a glória e o poder!
2Dai-lhe a glória devida ao seu nome;*
adorai-o com santo ornamento!R.

3ª Eis a voz do Senhor sobre as águas,*
3c sua voz sobre as águas imensas!
4Eis a voz do Senhor com poder!*
Eis a voz do Senhor majestosa.R.

3b Sua voz no trovão reboando!*
9bNo seu templo os fiéis bradam: 'Glória!'
10É o Senhor que domina os dilúvios,*
o Senhor reinará para sempre!R.

 

Reflexão - O Senhor tem poder para dar e tirar, portanto, cabe a nós o reconhecimento da Sua Majestade, da Sua Soberania. Com a sua voz Ele pode ordenar para nosso destino o céu ou o inferno, bênção ou maldição, conforme os desejos do nosso coração. A alma que canta a glória de Deus pertence a um coração que O reconhece como Rei e Senhor e por isso será abençoada e viverá em paz com o seu povo, na sua casa.

 

Evangelho – Mc 8, 14-21

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8,14-21


Naquele tempo: 14Os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: 'Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.' 16Os discípulos diziam entre si: 'É porque não temos pão.' 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: 'Por que discutis sobre a falta de pão?
Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido?
18Tendo olhos, vós não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?'
Eles responderam: 'Doze.'
20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: 'Sete.' 21Jesus disse:
'E vós ainda não compreendeis?' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – O nosso coração também está endurecido.

Mesmo depois de Jesus mostrar a eles prodígios e milagres como o da multiplicação dos pães e dos peixes, os discípulos de Jesus continuavam inseguros quanto à sua sobrevivência e se preocupavam com as coisas materiais. Eles ainda não compreendiam, porque tinham o pensamento obscurecido pelas coisas não espirituais e porque não conseguiam escutar Jesus com o coração. Jesus, então, lhes advertia: “Vós tendes o coração endurecido”? Nós também ainda hoje somos inseguros, pois, “tendo olhos, nós não vemos e tendo ouvidos, nós não ouvimos”. O nosso coração também está endurecido porque somos limitados e não distinguimos as coisas mais além do que elas aparentam. Tomamos como base para o nosso entendimento apenas o que sacia as nossas necessidades materiais e emergenciais. Temos fome de Deus e entendemos que a nossa fome é de pão material. Dessa maneira, Jesus também continua nos advertindo sobre o “fermento dos fariseus”, que são, a falsidade, a maldade, a cobiça e a inveja existentes no coração daqueles que dizem estar perto de Deus, mas vivem longe, pois não praticam a Sua Palavra e os Seus ensinamentos. Nós também somos fariseus quando cultuamos a Deus apenas com os lábios, sem nenhuma intenção no coração; quando estamos envolvidos somente com os nossos propósitos e não enxergamos os propósitos do coração de Deus; quando não confiamos na sua providência e nos preocupamos mais com o ter do que com o ser e promovemos guerra com os nossos irmãos por conta de coisas que, apesar de serem passageiras na nossa vida, desejamos possui-las. Deus quer nos dar um alimento eterno e nós litigamos por uma comida perecível. Portanto, abramos os nossos olhos espirituais para enxergar tudo com a visão de Deus e não com a nossa mente limitada. 

– Você consegue entender espiritualmente os ensinamentos de Jesus para sua vida?

- Você tem medo de passar necessidades no futuro? 

-  Você acredita na providência de Deus? 

Qual é o pão que você precisa para alimentar a sua vida? 

– Quem pode dá-lo? 

– Há sinceridade na sua oração a Deus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: