sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURS DE HOJE

 

27 DE JANEIRO DE 2023

 

SEXTA FEIRA – 3ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Hb 10, 32-39

 

Leitura da Carta aos Hebreus 10,32-39

Irmãos: 32Lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas. 33Às vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações;
outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados.
34Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável. 35Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa. 36De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus
e alcançar o que ele prometeu. 37Porque ainda bem pouco tempo, e aquele que deve vir, virá e não tardará. 38O meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas, se esmorecer, não encontrarei mais satisfação nele.' 39Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens da fé, para a salvação da alma.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão -  A provação é uma característica própria da vida de quem se envolve com as coisas de Deus.

Quando perseguimos a justiça e resolvemos abraçar a vivência dos ensinamentos de Jesus, são muitas as dificuldades que temos de enfrentar. A provação é uma característica própria da vida de quem se envolve com as coisas de Deus.  “O meu justo viverá por causa da fé”, diz o Senhor, “mas se esmorecer não encontrarei mais satisfação nele”!  As palavras que lemos aqui são destinadas, justamente, a todas as pessoas que já começaram a sua caminhada espiritual e que, às vezes, sentem-se desestimuladas a continuar trilhando o caminho proposto por Deus, em vista das perseguições.  Muitas vezes, como nos fala a leitura, nós poderemos ser atribulados, presos em armadilhas, ver confiscados os nossos bens, destruído os nossos sonhos, porém, a perseverança na fé será a arma para que alcancemos o livramento.   Portanto, a nossa fidelidade e a nossa constância manifestam ao mundo a satisfação de Deus por causa de nós. Se, perdermos o alento e desistirmos de buscar as coisas do alto, por causa das dificuldades, perderemos também o brilho e a luz.  Que possamos também afirmar constantemente e incentivar a todos os que estão conosco nessa caminhada: “Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens, da fé, para a salvação da alma”. – Você é uma pessoa fiel a Deus? – Você tem momentos de desânimo por causa de perseguições? – Como você se mantém firme no caminho? – Você confia no Plano de Deus para a sua vida?

 

Salmo 36, 3-4. 5-6. 23-24. 39-40 (R. 39a)

 

R. A salvação de quem é justo, vem de Deus!

3Confia no Senhor e faze o bem, *
e sobre a terra habitarás em segurança.
4Coloca no Senhor tua alegria, *
e ele dará o que pedir teu coração.R.
5Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino;*
confia nele, e com certeza ele agirá.
6Fará brilhar tua inocência como a luz, *
e o teu direito, como o sol do meio-dia.R.

23É o Senhor quem firma os passos dos mortais *
e dirige o caminhar dos que lhe agradam;
24mesmo se caem, não irão ficar prostrados,*
pois é o Senhor quem os sustenta pela mão.R.

39A salvação dos piedosos vem de Deus;*
ele os protege nos momentos de aflição.
40O Senhor lhes dá ajuda e os liberta,
defende-os e protege-os contra os ímpios, *
e os guarda porque nele confiaram.R.

 

Reflexão - O salmo nos ensina a nos mantermos firmes no caminho do Senhor. A confiança que tivermos em Deus e o bem que fizermos sobre a terra serão meios eficazes para que conservemos a alegria e recebamos do Senhor tudo o que o nosso coração anseia. O Senhor é o justo juiz que diante dos homens fará brilhar a nossa luz. É ele quem nos sustenta pela mão e nos protege nos momentos de aflição. Justo é, portanto, que esperemos Nele e nos apoiemos nas Suas promessas para nós. Não precisamos desanimar nem perder a coragem porque a nossa salvação vem do Senhor.

 

Evangelho – Mc 4, 26-34

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 4,26-34

Naquele tempo: 26Jesus disse à multidão: 'O Reino de Deus
é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou'. 30E Jesus continuou: 'Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos,explicava tudo. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - Deus é quem realiza em nós o grande milagre do amor!

Jesus nos conscientiza de que a ação do reino de Deus dentro de nós é como a semente que germina e que dá frutos. O reino dos céus é plantado no interior do nosso coração como uma semente que é semeada na terra. Vai crescendo de mansinho sem que percebamos e, assim como a planta em que aparecem primeiramente, as folhas depois, as espigas e por fim, os grãos que enchem as espigas, o reino vai aumentando aos poucos e mudando a nossa mentalidade, os nossos pensamentos, sentimentos e a nossa maneira de agir. O reino de Deus é semeado em nós pela ação da Palavra que é acolhida e apreendida de coração.  Quando a terra do nosso coração acolhe a semente da Palavra e do Amor de Deus e nós a deixamos germinar, temos como consequência, uma vida frutífera, plena de abundante utilidade. Mesmo que tenhamos pouca fé, e às vezes nem entendamos muito, Deus vai realizando em nós o grande milagre do amor. E ninguém que haja sido tocado pelo Amor de Deus, poderá ficar estagnado, infeliz e descrente. A Palavra de Deus nos faz ser como árvore que dá abrigo a muitas pessoas e luz que brilha nas trevas do mundo.  De tal modo, haveremos de sair semeando a semente do amor por onde passarmos exalando o seu perfume onde estivermos. 

-  Você tem notado o crescimento do reino de Deus em si?

- Quais as mudanças que aconteceram em você?  

- Você se sente mais feliz, hoje do que antes? 

- Você já está sendo árvore que dá sombra?

 – Você exala um perfume de aroma agradável por onde passa?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: