sábado, 21 de janeiro de 2023

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

21 DE JANEIRO DE 2023

 

SÁBADO – 2ª SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Hb 9, 2-3.11-14

 

Leitura da Carta aos Hebreus 9,2-3.11-14

Irmãos: 2Foi construída uma primeira tenda, chamada o Santo,
onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3Atrás da segunda cortina, havia outra tenda,
chamada o Santo dos Santos. 11Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros,
mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. 13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santifica e realiza a pureza ritual dos corpos,
14quanto mais o Sangue de Cristo, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Um santuário no nosso coração.

Existiam duas tendas na Antiga Aliança, a primeira chamada o Santo e depois, outra denominada o Santo dos Santos. Na Nova Aliança, Jesus Sumo Sacerdote dos bens futuros é o Sacerdote e o Santuário. Este Santuário, que não foi feito por mãos humanas está estabelecido dentro do nosso coração e o sangue de Cristo purifica a nossa consciência das obras mortas a fim de que possamos ter vida nova para servir ao Deus vivo. É um processo espiritual e não entendemos com a nossa mente, mas o próprio Espírito Santo realiza no nosso espírito a obra de renovação para que tenhamos uma redenção eterna. A fé é que nos motiva a acolher essa obra espiritual que acontece dentro de nós e nos faz viver o tempo da graça em comunhão com toda a Igreja no mundo inteiro.  - Você sabia que há algo novo em si porque Cristo está presente no seu coração? – Quando pensa, age e fala você lembra que Jesus está muito perto escutando tudo? – Qual será a reação Dele diante das suas atitudes, palavras e pensamentos?

 

Salmo 46, 2-3. 6-7. 8-9 (R.6)

 

R. Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.

2Povos todos do universo, batei palmas,* gritai a Deus aclamações de alegria!
3Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo,* o soberano que domina toda a terra. R.

6Por entre aclamações Deus se elevou,* o Senhor subiu ao toque da trombeta.
7Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,* salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei! R.

8Porque Deus é o grande Rei de toda a terra,* ao som da harpa acompanhai os seus louvores!
9Deus reina sobre todas as nações,* está sentado no seu trono glorioso. R.

 

Reflexão - É esta uma visão beatífica: o nosso louvor faz com que a terra se una ao céu! Quando nós aclamamos o Senhor, os anjos juntam-se a nós e o nosso louvor sobe aos céus como o toque da trombeta. O louvor abre as portas do céu, por isso louvemos a Deus porque Ele é o grande rei de toda a terra, mas está sentado no seu trono glorioso.

Evangelho – Mc 3, 20-21

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,20-21


Naquele tempo: 20Jesus voltou para casa com os discípulos.
E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si. 
Palavra da Salvação.

 

ReflexãoAinda não entendemos a profundidade de Deus!

Os parentes de Jesus também tinham uma visão limitada da obra de Deus na vida dos homens e não abrangiam a grandiosidade da Sua Missão. Eles não entendiam que Jesus viera ao mundo revelar a glória e o poder de Deus e inaugurar o tempo da graça e libertação dos cativos, por causa disso Ele era tão procurado pelos que tinham fome de Deus. Hoje, também as pessoas que se dedicam a evangelização, ao anúncio do reino dificilmente são entendidas, na sua própria casa, na sua família e pela sociedade. Quando nós nos voltamos para as coisas do céu e começamos a desvalorizar as coisas terrenas as pessoas nos criticam achando que perdemos muito tempo em coisas que não nos dão lucro. Quando saímos pelo mundo pregando o Evangelho e ajudando a tanta gente que sofre dizem que somos fanáticos, carolas, alienados (as). Do contrário, se aderimos às coisas que o mundo nos oferece e entramos na roda dos que valorizam os prazeres efêmeros, se nos detemos em ganhar dinheiro para ter sucesso, aí então, nós somos aplaudidos (as) e incensados (as).  Isso acontece porque nós humanos, temos a nossa visão restrita e superficial e não nos deixamos esclarecer pelo Espírito de Deus que mora em nós. Fazemos coisas erradas, por ignorância e não entendemos a profundidade de Deus, ficamos no superficial e imaginamos que esta vida é o objetivo central da nossa existência. Jesus também passou pelo crivo dos homens.  

– E você? Como tem sido o seu julgamento diante do mundo? 

-Você é considerada uma pessoa normal que vive como a maioria? 

– Ou você também já foi apelidado (a) de exagerado (a) por causa do reino de Deus?

 – O que dizem de você os seus amigos, suas amigas, quando deixa algum lazer para ir à Igreja ou ao Grupo de Oração? 


Helena Serpa,


fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: