domingo, 29 de janeiro de 2023

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

29 DE JANEIRO DE 2023

 

DOMINGO DA 4ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor verde

 

1ª. Leitura - Sf 2, 3; 3,12-13

 

Leitura da Profecia de Sofonias 2,3;3,12-13

3Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos; praticai a justiça, procurai a humildade; talvez achareis um refúgio no dia da cólera do Senhor. 3,12 E deixarei entre vós
um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13 Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca
uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão,
e ninguém os molestará. Palavra do Senhor.


Reflexão – Quem busca a humildade encontra refúgio no Senhor!

 O profeta Sofonias nos esclarece que somente um punhado de homens humildes e pobres, compreenderá o significado do chamado que Deus nos faz. E nos exorta a praticar a justiça e procurar a humildade. Sabemos que nem todos conseguem essa proeza, no entanto, a partir desta profecia temos consciência de que quem busca a humildade encontra refúgio no Senhor para os dias maus. Sentir-se necessitado (a), carente e dependente de Deus nos faz viver em sintonia com Ele. Na maioria das vezes, nos tornamos pretensiosos, soberbos e cheios de sabedoria humana e por isso, não conseguimos ver a Deus nem receber suas bênçãos. Quando, porém, nos conscientizamos da nossa incapacidade e conseguimos nos entregar ao Senhor, vemos enfim brilhar em nós a estrela da esperança, pois justo é o Senhor nos seus desígnios e nos seus mandamentos. Precisamos nos fazer incluir nesse povo humilde e pobre que ficará, porque somos Sua criação e fomos feitos para viver a santidade desde já, tomando-a como um estilo de vida. Ser santo (a) é, pois, ser separado (a) e consagrado (a).  O Senhor hoje nos convoca a deixar cair por terra toda a nossa pretensão e, simplesmente, nos deixar ser conduzidos pelos Seus preceitos.   Será que você faz parte do povo pobre que conhece a justiça de Deus? – Você confia na sua própria sabedoria ou tem se deixado conduzir pelo Senhor?

 

 Salmo 145(146),7.8-9a.9bc-10 (R. Mt 5,3)

R. Felizes os pobres em espírito,
    porque deles é o Reino dos Céus.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

7O Senhor é fiel para sempre,*
faz justiça aos que são oprimidos;
ele dá alimento aos famintos,*
é o Senhor quem liberta os cativos. R.

 

8 O Senhor abre os olhos aos cegos*
o Senhor faz erguer-se o caído;
o Senhor ama aquele que é justo*

9ª É o Senhor quem protege o estrangeiro R.

 

9bc Ele ampara a viúva e o órfão*
mas confunde os caminhos dos maus.

10 O Senhor reinará para sempre! 
A Sião, o teu Deus reinará*
para sempre e por todos os séculos! R.

 

Reflexão - Todos nós que nos sentimos necessitados e dependentes do Senhor somos testemunhas da Sua justiça e da sua proteção. Quando nós conseguimos reconhecer a nossa limitação, a nossa carência e indigência, a misericórdia do Senhor se manifesta vivamente no nosso coração. Aí  então,  nós experimentamos toda a verdade que o salmista proclama. Somos nós, os oprimidos, os famintos, os cativos, os cegos, a viúva e o órfão, portanto somos felizes.

 

2ª. leitura – 1 Cor 1, 26-31  

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1, 26-31
26 Considerai vós mesmos, irmãos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana
nem muitos poderosos nem muitos nobres. 27 Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; 28 Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, 29 para que ninguém possa gloriar-se diante dele. 30 É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus,
o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31 para que, como está escrito,
"quem se gloria, glorie-se no Senhor". Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Glórias só a Deus!

Somente o homem e a mulher que não se consideram sábios, fortes e importantes à moda do mundo entendem o chamado de Deus. Por isso, São Paulo chama a atenção de todos nós que dizemos ser seguidores de Jesus Cristo, isto é, batizados em Seu Nome para que sejamos verdadeiros filhos de Deus Pai. Ele escolheu o que o mundo considera estúpido, fraco, sem importância e desprezado para confundir os sábios, os fortes  e os importantes da terra. Assim sendo, tudo o que o mundo valoriza e considera inteligente, contradiz o pensamento de Deus. Jesus Cristo é, para nós, a sabedoria, justiça, santificação e libertação que vêm de Deus, por isso, a nossa única glória é a de sermos herdeiros da Sua promessa de salvação. O Senhor, portanto, é a nossa glória e a nossa sabedoria. “Quem se gloria, glorie-se no Senhor”, diz São Paulo.  Seguindo o Seus passos nós vivemos, respiramos e caminhamos para a santidade. – Você se considera uma pessoa muito sábia e inteligente para as coisas do mundo? – Você é muito entendido (a) nas coisas de Deus? – A quem você tem dado glória pelos sucessos que você tem alcançado? – Qual é o conceito que você faz de si mesmo (a)?

 

Evangelho – Mt 5, 1-12a

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,1-12a

Naquele tempo, 1 vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2 e Jesus começou a ensiná-los: 3 "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados. 7 Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça,
porque deles é o Reino dos Céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12ª Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus". Palavra da Salvação.

 

Reflexão – A nossa felicidade está condicionada à experiência com o Amor de Deus!

Os nossos planos humanos atrapalham a vivência das bem-aventuranças e nos impedem de ser feliz, como Jesus nos ensinou, porque o conceito de felicidade que o mundo prega é completamente diferente da felicidade que Deus planejou para a nossa vida.  O possuir, o prazer e o poder são desejos de felicidade temporais e nos aprisionam fazendo com que os nossos objetivos deem a direção para a nossa vivência aqui na terra. Se tivermos em mente que queremos ser ricos e poderosos, lógico que a nossa vida será pautada nisso. Assim sendo, perseguiremos um ideal e não a felicidade. Por esta razão, ser pobre, aflito, manso, faminto, misericordioso, puro de coração, promotor da paz, perseguido, insultado, na concepção humana é, na realidade, uma infelicidade. Porém, se nos aprofundarmos na sabedoria de Deus, o Espírito nos convencerá de que tudo isso é inerente à nossa condição humana.  Quando nós nos reconhecemos completamente dependentes da misericórdia do nosso Pai, todas essas dificuldades transformam-se em ocasiões para que experimentemos o Seu Amor infinito, e aí então, seremos realmente felizes. A nossa felicidade aqui na terra está condicionada à nossa experiência pessoal com o Amor de Deus. Ela foi conquistada por Jesus, porém, para que nos apossemos dela, precisamos também enfrentar uma grande batalha entre nós e nós mesmos. Não é passe de mágica. É uma caminhada íngreme e que exige perseverança. Consequentemente, todas as ocasiões em que formos mais provados serão justamente os momentos em que mais teremos a amostra da ação de Deus na nossa vida e sentiremos Sua graça se manifestar.  

 - Você já experimentou alguma vez a felicidade nessa perspectiva?

 – Para você o que significa ser feliz?

 – Você já foi perseguido (a) por causa do reino de Deus?  

- Você já sentiu a graça de Deus se manifestando dentro do Seu coração?


Helena Serpa, 

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: