quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

26 DE JANEIRO DE 2023

 

QUINTA FEIRA   – SÃO TIMÓTEO E

 

SÃO TITO, BISPOS

 

Cor branco

 

 

1ª Leitura - 2Tm 1,1-8

 

Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 1,1-8

1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai
e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus, - a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados -, quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua.
6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus
que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor
nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho,
fortificado pelo poder de Deus. Palavra do Senhor!

 

Reflexão – O motivador da nossa fé é o Espírito de Deus!

 A fé é um dom gratuito de Deus que como uma semente foi plantada nos nossos corações e que pela força do Espírito nos faz viver dentro do espírito do homem novo que Deus nos deu. Por isso, ao escrever para o seu discípulo, Paulo nos conscientiza de que em Jesus Cristo a promessa de Deus se cumpre, quando concede uma vida nova cheia de misericórdia e de paz e repleta dos dons do Espírito Santo. Porquanto, ele nos exorta a também reavivar em nós a chama do dom da Fé que recebemos no nosso Batismo quando nos diz: “Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, amor e sobriedade”. Assim sendo, precisamos reavivar a chama do Espírito Santo em nós, todos os dias da nossa vida. A fé se manifesta em nós por meio do que ouvimos, apreendemos e vivenciamos, porém, o motivador da nossa fé é o Espírito de Deus. São Paulo nos aconselha a nos apossarmos do espírito de fortaleza, de amor e sobriedade e isto acontece quando nós, seguindo o exemplo de Cristo, também enfrentamos os sofrimentos e os desafios do mundo dando testemunho de fé no Evangelho de Jesus Cristo. O Amor é o poder de Deus o qual nos capacita a sermos fiéis seguidores de Cristo e não do mundo. Entretanto, se nos deixarmos levar pela voz do mundo, das nossas ocupações e preocupações, com certeza o fogo do Amor de Deus em nós vai sendo apagado aos poucos e já não conseguiremos mais experimentá-Lo como antes. Não podemos desperdiçar as oportunidades que temos na oração, na meditação da Palavra, no serviço em Comunidade, que nos levam pela ação do Espírito Santo, a dar depoimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre e em todo o lugar.  – Como você tem enfrentado os sofrimentos e desafios do mundo? – A qual voz você tem seguido, à voz de Deus ou dos homens? -  Você tem aproveitado as oportunidades que Deus lhe concede no dia a dia? – O que você tem feito da sua vida?

 

 

Salmo - Sl 95(96),1-2a.2b-3.7-8a.10 (R. 3)

 

R. Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!


1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, +
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *
2aCantai e bendizei seu santo nome!R.

2bDia após dia anunciai sua salvaçóo, +
3manifestai a sua glória entre as naçðes, *
e entre os povos do universo seus prodígios!R.

7Â família das naçðes, dai ao Senhor, +
ó naçðes, dai ao Senhor poder e glória, *
8adai-lhe a glória que é devida ao seu nome!R.

10Publicai entre as naçðes: "Reina o Senhor! +
Ele firmou o universo inabalável, *
e os povos ele julga com justiça.R.

 

Reflexão - Cantai, anunciai, publicai, são verbos no imperativo que nos dão consciência de que a Palavra de Deus é para valer. Não temos outra opção!  Somos criação de Deus e só seremos felizes se nos conscientizarmos de que Ele é o Rei do Universo e só alcançamos o destino para o qual fomos criados se dermos a Ele a glória que é devida ao Seu Nome! “Reina o Senhor”! Este é o anúncio que nos cabe publicar a todos!

 

Evangelho - Lc 10,1-9

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,1-9


Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: "A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: `O Reino de Deus está próximo de vós'". 
Palavra da Salvação.


Reflexão - Somos trabalhadores da messe do Senhor!

Assim como enviou os seus discípulos Jesus também nos envia a ir de casa em casa deixando de lado tudo o que pesa e complica a nossa vida. Somos trabalhadores da messe do Senhor, missionários do Seu amor e a nossa missão é edificar o reino de Deus a partir da nossa casa, dentro da nossa família. Portanto, a nossa casa é o primeiro lugar onde o Senhor nos envia a anunciar o reino dos céus. No entanto, sempre acontece que, infelizmente, desperdiçamos tempo e oportunidade quando não cultivamos a paz dentro da nossa casa e promovemos a guerra, quando não oferecemos o perdão, quando remoemos mágoas e ressentimentos. Jesus deseja penetrar em todos os corações e, por meio de nós quer transmitir a paz participando da vida da nossa família e de todas as famílias da terra. A paz de Deus excede a todo o conhecimento humano, a tudo o que o mundo nos oferece e a todo o bem ou riqueza material que possamos possuir aqui na terra.     Quando Jesus diz, “Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho”, significa que as coisas que trazemos na bagagem da nossa vida e nas quais nós nos apoiamos precisam ser descartadas. São as falsas seguranças que durante a nossa vida nos acostumamos a lançar mão, mas que desvirtuam as características do reino de Deus que Jesus veio instaurar. Não cumprimentar ninguém pelo caminho é também não perder tempo, não se envolver com outras ocupações que possam nos desviar a atenção e nos tirar do caminho, ou então, experimentar sentimentos que prejudicam o nosso relacionamento com Deus e com os irmãos: ódio, ressentimento, discriminação, julgamentos, ideias preconcebidas etc.  Os nossos relacionamentos, a nossa convivência fraterna, a unidade com que vivenciamos as nossas diferenças, darão testemunho ao mundo de que já vivemos o reino, aqui, desde já.  Por fim precisamos também atender a Jesus quando Ele nos manda interceder: “pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.”

   – Como você tem dado testemunho de que é um edificador do reino de Deus aqui na terra? 

– No seu coração já existe a paz dos que vivem o reino de Deus? 

– Como você tem vivido este reino? 

- Você sabia que o seu testemunho é a melhor maneira de evangelizar e de propagar o reino de Deus?

 – Você tem intercedido pelos trabalhadores da messe? 

-  Para você é difícil falar de Jesus para alguém?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: