quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

18 DE JANEIRO DE 2023

 

QUARTA FEIRA – 2ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Heb 7, 1-3.15-17

 

Leitura da Carta aos Hebreus 7,1-3.15-17

Irmãos: 1Melquisedec, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo. saiu ao encontro de Abraão, quando esse regressava do combate contra os reis, e o abençoou. 2Foi a ele que Abraão entregou o dízimo de tudo. E o seu nome significa, em primeiro lugar, 'Rei de Justiça';e, depois: 'Rei de Salém', o que quer dizer, 'Rei da Paz'. 
3Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias, nem fim de vida! É assim que ele se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre. 15Isto se torna ainda mais evidente, quando surge um outro sacerdote, semelhante a Melquisedec, 16não em virtude de uma prescrição de ordem carnal, mas segunda a força de uma vida imperecível. 17Pois diz o testemunho: 'Tu és sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Ofertemos a Jesus os nossos bens de coração contrito!

A carta aos Hebreus, refere-se a Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote de Deus que abençoou Abraão recebendo dele o dízimo de tudo quanto este possuía. Por isso, Deus o abençoou e o incentivou, dizendo: “Nada temas, Abraão! Eu sou o teu protetor, tua recompensa será muito grande!” Jesus Cristo é o Sacerdote como Melquisedeque, rei da justiça, rei da paz, segundo a força de uma vida imperecível, isto é, para sempre. Portanto, hoje também nós podemos oferecer a Jesus os dons que temos e Ele os colocará nas mãos do Pai e seremos abençoados (as), e recompensados (as) eternamente. O nosso trabalho e sofrimento, os nossos bens e conquistas, a nossa família, os nossos amigos, são dons preciosos os quais podemos, todos os dias, ofertar a Jesus, de coração contrito e assim receber bênçãos e graças do céu. Com a bênção de Deus nós recebemos também, a paz e a justiça que Jesus veio nos trazer.  O que você entende por ser sacerdote? – Você tem ofertado a Jesus os dons e os bens que você possui para que Ele ofereça ao Pai? – Você tem muitos dons?

 

Salmo 109,1. 2. 3. 4 (R. 4bc)

 

R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!

1Palavra do Senhor ao meu Senhor:* 'Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus* como escabelo por debaixo de teus pés!' R. 

2O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz:* 'Domina com vigor teus inimigos;R. 

3tu és príncipe desde o dia em que nasceste;na glória e esplendor da santidade,* como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!' R. 
4Jurou o Senhor e manterá sua palavra: 'Tu és sacerdote eternamente,* segundo a ordem do rei Melquisedec!' R.

 

Reflexão - O Salmo exalta a Jesus Cristo como o Sacerdote de Deus, que está assentado ao lado direito do Pai e que domina o mundo todo, até os inimigos. Ele é o príncipe desde o dia em que nasceu, é o Senhor do Universo, cheio de glória e esplendor. Ore com este Salmo e assim fazendo exalte você também o Santo de Deus!

 

Evangelho – Mc 3, 1-6

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,1-6


Naquele tempo: 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te e fica aqui no meio!' 4E perguntou-lhes: 'É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?' Mas eles nada disseram.
5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: 'Estende a mão.'
Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – A cura e a libertação do ser humano são primordiais no Plano do Pai.

Neste Evangelho encontramos um Jesus desafiador, que não se dobrava diante dos acordos nem dos juízos dos homens. Ele sabia que a cura e a libertação do ser humano são primordiais no Plano que o Pai traçou para que este tenha uma vida digna. Hoje também Jesus desafia o mundo a fim de nos curar. A mão seca daquele homem é, hoje, a nossa cegueira espiritual, é a nossa falta de caridade com o próximo, é a nossa impotência diante do pecado, é a nossa indiferença, egoísmo, tudo o que nos faz ser defeituosos (as), que mancha a nossa alma e consequentemente distorce as nossas boas ações. “Estende a mão”, disse Jesus àquele homem. É também o que Ele nos diz hoje: apresenta o teu defeito, revela a tua dificuldade, abre a tua boca, confessa o teu pecado e eu te curarei e te libertarei. Mas, para isso, nós precisamos reconhecer que temos defeitos e que precisamos de cura e libertação. Às vezes, nos refugiamos sob uma capa e não reconhecemos as nossas deficiências, por isso, não conseguimos cura e, continuamos tal qual o homem da mão seca, perdidos no meio da multidão e preocupados com o que poderão dizer se souberem das nossas limitações. Jesus quer nos colocar no centro como seus colaboradores, curados e apascentados pelo Seu Amor.  

– Apresente-se a Jesus, hoje, ponha-se no centro da sala e admita as suas dificuldades e as suas limitações. Ele quer curá-lo (a)!      

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: