terça-feira, 17 de janeiro de 2023

PARÓQUIA DE CHOROZINHO (CE) CELEBRA 30 ANOS DE CRIAÇÃO CANÔNICA

 



Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no município de Chorozinho (CE), festeja no próximo dia 23, Jubileu de Pérola de criação paroquial. A Solene celebração eucarística será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortalea, Dom Valdemir Vicente Andrade Santos, às 18h, no Santuário do Menino Jesus de Praga. Na ocasião serão apresentados o novo vigário, Padre Massigleuton Dantas e o seminarista do Ano de Síntese, Francisco William Chagas.

Segundo Padre Adilton da Silva (pároco), a história paroquial é cheia de desafios, superações, milagres e muitas expressões de fé do povo de Deus. O presbítero conta que às margens do rio Choró, num tempo de seca instalou-se um acampamento de trabalhadores para a construção de uma ponte sobre o rio acima citado. No mesmo tempo, em 1935, o Padre Antônio Bezerra com alguns moradores iniciaram a construção de uma capela dedicada a Santa Teresinha, concluída em 3 de outubro de 1940.

Na época, a recente comunidade pertencia a Paróquia de Pitombeiras, que por longos anos fora assistida pelos párocos, na administração dos Sacramentos e nas diversas benfeitorias. Em 23 de janeiro de 1993, o então arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Cardeal Lorscheider criou a Paróquia de Chorozinho, desmembrando-se da Paróquia de Pitombeiras e algumas comunidades de Pacajus foram anexadas. O Padre Virginio Asêncio Serpa foi nomeado o 1°pároco, missão exercida até março de 2002.

Atualmente, a Paróquia é composta por todo o território municipal de Chorozinho (278,4 Km2), com 26 comunidades, organizadas em 5 setores. Na Paróquia de Chorozinho encontra-se o Santuário e a Gruta do Menino Jesus, símbolo da devoção ao Menino Jesus de Praga, que já tem mais de 50 anos de história.

“Este é um momento de muito louvor a Deus, que tanto bem tem feito ao povo deste lugar! Chorozinho é uma terra de um povo alegre e devoto, que traz as marcas das lutas contra a falta de recursos e de água, em muitos momentos de sua história”, diz o pároco, Padre Adilton da Silva

 

Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: