quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

REFLEXÕES SOBREA S LEITURAS DE HOJE

7 DE DEZEMBRO DE 2022

 

4ª. FEIRA DA SEGUNDA SEMANA

 

DO ADVENTO

Cor roxo

 

1ª Leitura - Is 40,25-31

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 40,25-31
25'Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?'
- fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? - Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: 'Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?'
28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno
que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido
e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias,
correm sem se cansar, caminham sem parar.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – O Senhor renova as nossas forças e nos dá asas para voar

O mesmo Deus que é capaz de expressar em números o exército das estrelas e chama pelo nome cada uma é também Aquele que dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor de quem está enfraquecido. Por isso a leitura nos leva a refletir no poder do Deus Criador dos confins da terra, que não falha, nem se cansa e cuja sabedoria é insondável!  Deus é poderoso no Amor!  Muitas vezes, porém, nós nos percebemos dizendo a mesma coisa que o Jacó e o Israel da leitura: “minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus”.  Sentimo-nos abandonados (as) no meio do tiroteio da nossa vida e entendemos que o Senhor se esqueceu de nós. Dizemos que confiamos no Senhor, mas não temos paciência de esperar a Sua intervenção no momento certo. Se, portanto, esperamos no Senhor, não temos o direito de desanimar nem desesperar, porque Ele renova as nossas forças e nos dá asas para voar. Não podemos esquecer de que o Senhor nos conhece por inteiro e nos dá a capacidade de que precisamos para continuar a nossa caminhada.   Este tempo é propício para que recuperemos a nossa esperança de uma vida mais santa e nos apossemos da graça de Deus que nos levará a correr sem nos cansar e a caminhar sem parar, confiando na Sua proteção. -  Como está a sua disposição para começar um novo ano? – Você está confiante de que Deus que o (a) criou, pode também lhe dar amparo e proteção? – Você conta com Ele nos seus propósitos e planos? –

 

Salmo - Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8. 10 (R. 1a)

 

R. Bendize, ó minha alma ao Senhor.


1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *
e todo o meu ser, seu santo nome!
2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *
não te esqueças de nenhum de seus favores! R. 

3Pois ele te perdoa toda culpa, *
e cura toda a tua enfermidade;
4da sepultura ele salva a tua vida *
e te cerca de carinho e compaixão; R. 

8O Senhor é indulgente, é favorável, *
é paciente, é bondoso e compassivo.
10Não nos trata como exigem nossas faltas, *
nem nos pune em proporção às nossas culpas. R.

 

Reflexão - O salmista nos ensina a como motivar a nossa alma para bendizer ao Senhor. A nossa alma é quem anima o nosso corpo. É nela que estão os nossos sentimentos e as nossas emoções, portanto, ela é capaz de perceber as dores, as alegrias da vida, e, do mesmo modo, o carinho, o perdão e a compaixão de Deus. Experimente fazer o mesmo, colocando a sua alma de prontidão para compreender os favores de Deus na sua vida, e você verá!

 

Evangelho - Mt 11,28-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - Temos cansaço da vida porque cansamos de nós mesmos (as)

Neste Evangelho Ele chama a todos (as) nós que nos sentimos cansados (as) e fatigados (as) com o peso das dificuldades da caminhada e oferece o Seu jugo, isto é, a Sua lei que é o amor, a mansidão e a humildade de coração. Precisamos nos apossar das palavras de Jesus aqui expressadas que nos garantem força e consolo nas horas tormentosas da nossa vida. Jesus quer nos ensinar a viver confiando na Sua proteção para que encontremos descanso para a nossa alma. Os nossos fardos pesam, mas quando os colocamos sob o domínio de Jesus eles se tornam leves e suaves. O nosso fardo mais pesado é justamente o pecado que nos encurva e tenta nos escravizar. A nossa humanidade decaída é uma carga pesada que, por mais que nos esforcemos, na maioria das vezes, nos vence e nos derruba. O nosso temperamento, a nossa maneira de ser e agir, as nossas irreverências, a nossa rebeldia, impaciência, o egoísmo e desamor são as causas maiores do nosso cansaço. Temos cansaço da vida porque cansamos de nós mesmos (as) e, não nos aguentamos mais. “Vinde a mim”, é o convite de Jesus e não podemos deixar de aceitá-lo, pois é conforto e segurança para nós.   O nosso Salvador está vivo e nos restaura. Não podemos desistir da vida! Vamos, o Senhor nos chama! 

– Você tem percebido os sentimentos da sua alma, ultimamente?

 - O que tem lhe angustiado, o que tem feito você feliz?

 – Como está a sua disposição, você se sente  cansado (a)?

 – Você também, às vezes cansa de si mesmo (a)?

 -  Atenda ao convite de Jesus!


Helen Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 


Nenhum comentário: