terça-feira, 20 de dezembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

20 DE DEZEMBRO DE 2022

 

3ª. FEIRA DA QUARTA SEMANA DO

 

ADVENTO

 

Cor roxo

 

1ª. Leitura - Is 7,10-14

Leitura do Livro do Profeta Isaías 7,10-14
Naqueles dias, 10 o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11 "Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu". 12 Mas Acaz respondeu: "Não pedirei nem tentarei o Senhor". 13 Disse o profeta: "Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus?

14 Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel". Palavra do Senhor

 

Reflexão – A Palavra de Deus concebe em nós os projetos para nossa vida!

Jesus é o Emanuel, Deus conosco que age na nossa vida e na nossa história pelo poder do Espírito Santo. É Ele o grande sinal de Deus para a humanidade por meio de Maria, virgem que concebeu do Espírito Santo e trouxe para nós, o Salvador.   As promessas do Senhor para nós também se cumprem no tempo certo e o que for concebido no nosso coração pelo poder do Espírito Santo nos é revelado e, um dia, acontecerá. A Palavra de Deus é viva e eficaz e acontece na vida de todos nós na medida das nossas necessidades e dentro da nossa realidade.  Assim sendo, podemos perceber por meio dos nossos desejos e sonhos o plano de Deus que aflora aos poucos no mais profundo do nosso coração. Assim como no seio de uma virgem foi concebido o Emanuel, Deus conosco, dentro de nós a Palavra de Deus é concebida para fazer nascer de nós os projetos do Senhor para o mundo. Dar à luz a um projeto do Pai é revelar ao mundo a Sua manifestação por meio da missão que nos é confiada. Todos nós fomos escolhidos (as) e dentro de nós o Senhor idealizou um plano para ser concretizado. Nesse tempo que antecede mais um Natal nós precisamos refletir e pensar para perceber qual o projeto que Deus concebeu em nós que precisa se realizar. Jesus é o Verbo de Deus, a Palavra que direciona a nossa caminhada. Ele vem para nos desinstalar, nos tirar da acomodação e nos motivar a assumir o nosso posto na construção do mundo idealizado por Deus. – Você ainda continua sem saber qual é a sua missão aqui na terra? – Qual é o maior desejo do seu coração? – A Palavra de Deus tem poder na sua vida? – Você é orientado por Ela? – Como você se coloca nessa profecia de Isaias?  

Salmo 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. 7c.10b)

R. O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, *
o mundo inteiro com os seres que o povoam;

2 porque ele a tornou firme sobre os mares, *
e sobre as águas a mantém inabalável. R.

 

3"Quem subirá até o monte do Senhor, *
quem ficará em sua santa habitação?"

4a"Quem tem mãos puras e inocente coração, *

B quem não dirige sua mente para o crime R.

 

5 Sobre este desce a bênção do Senhor *
e a recompensa de seu Deus e Salvador".

6 "É assim a geração dos que o procuram, *
e do Deus de Israel buscam a face". R.

 

Reflexão - Nós sabemos que a Palavra de Deus criou o mundo, portanto, Jesus, o Verbo de Deus é o Criador do Universo com os seres que o povoam. Ele  é o Senhor e o Rei glorioso a quem pertence a terra e o que ela encerra. E é Ele quem ainda hoje torna firme a terra e a mantém inabalável, apesar de todas as catástrofes. Assim também, podemos considerá-Lo como Senhor da nossa vida e da terra do nosso coração. É Ele quem nos purifica e nos prepara para subir até o monte do Senhor e habitar em Sua santa habitação. Sob a sua bênção nós caminhamos e buscamos a Sua face e é Dele que esperamos a recompensa da Salvação.  Pense nisso!

 

Evangelho – Lc 1, 26-38

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38
26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim". 34 Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" 35 O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer
será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível". 38 Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.Palavra da Salvação
 

O poder do Altíssimo também já nos cobriu com a Sua sombra e o Cristo que mora em nós nos dá a Sua capacidade, divina, humana, espiritual, para que tenhamos em nós, como Maria, a coragem para dizer sim a Deus, confiando, não nas nossas forças naturais, mas na capacidade infinita do Pai. “Porque para Deus nada é impossível”, é que cada um (a) de nós pode proclamar: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” - Você se sente na presença de Deus? Como você o vê? Como Jesus está dentro do seu coração? Você sabia que dentro de você que foi batizado (a), existe a capacidade de Jesus, como um brilhante? – Você vive e age usando esses predicados de Jesus? - Pense nisso!.

 

ReflexãoFaça-se conforme a Palavra do Senhor!

Continuamos hoje refletindo neste Evangelho com a mesma perspectiva de que Deus está no meio de nós e que o Seu grande sinal já nos foi concedido.  Maria ficou plena do Espírito Santo e concebeu Jesus no seu seio. É uma história que todos nós conhecemos! Porém, o mais importante agora é tomarmos consciência de que o Espírito Santo que também mora em nós, age dentro do nosso ser e a sua força concebe em nós o próprio Jesus com todos os seus atributos nos dando vida nova e capacidade para termos uma vida plena. Precisamos, pois, nos apossar de todos os elementos que fazem parte de Jesus e que foram concebidos dentro do nosso coração: “A  Sua natureza divina, a Sua natureza humana perfeita, a Sua vivência humana, a eficácia da Sua morte, o poder da Sua ressurreição, o poder transcendente da Sua ascensão e a Sua entronização”.  O poder do Altíssimo também já nos cobriu com a Sua sombra e o Cristo que mora em nós nos dá a Sua capacidade, divina, humana, espiritual, para que tenhamos em nós, como Maria, a coragem para dizer sim a Deus, confiando, não nas nossas forças naturais, mas na capacidade infinita do Pai. “Porque para Deus nada é impossível”, é que cada um (a) de nós pode proclamar: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” - Você se sente na presença Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível". 38 Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se. Palavra da Salvação

O poder do Altíssimo também já nos cobriu com a Sua sombra e o Cristo que mora em nós nos dá a Sua capacidade, divina, humana, espiritual, para que tenhamos em nós, como Maria, a coragem para dizer sim a Deus, confiando, não nas nossas forças naturais, mas na capacidade infinita do Pai. “Porque para Deus nada é impossível”, é que cada um (a) de nós pode proclamar: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”

- Você se sente na presença de Deus?

-Como você o vê? 

-Como Jesus está dentro do seu coração? 

Você sabia que dentro de você que foi batizado (a), existe a capacidade de Jesus, como um brilhante? 

Você vive e age usando esses predicados de Jesus?

 - Pense nisso!


Helen Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: