terça-feira, 6 de dezembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

6 DE DEZEMBRO DE 2022

 

3ª. FEIRA DA SEGUNDA SEMANA

 

DO ADVENTO

Cor roxo

 

1ª. Leitura – Is 40, 1-11

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 40,1-11

1Consolai o meu povo, consolai-o! - diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou
e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. 3Grita uma voz:
'Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão
a estrada de nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales,
rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto
e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou'. 6Dizia uma voz: 'Grita!' E respondi: 'O que devo gritar?' A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles.
Sim, o povo é feno. 8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: 'Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista,
eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – as promessas do Senhor são eternas e não passarão Cumprindo as ordens de Deus o profeta Isaías fala aos nossos corações e grita nos nossos ouvidos que todos nós somos passageiros tal qual a flor do campo e a erva, mas as promessas do Senhor são eternas e não passarão, pois, a Sua Palavra permanecerá para sempre. E a Palavra do Senhor nos garante que a nossa servidão acabou, pois, o nosso Deus já veio com poder e conquistou para nós a vitória. Dessa forma Isaías continua a nos anunciar a Boa Nova nos acenando com a perspectiva de dias melhores.   O reconhecimento da nossa limitação e da nossa fraqueza fará com que o pastor nos leve pelo braço e nos conduza para um novo estado de espírito. Isto é salvação! Hoje, portanto, é tempo de reconhecer o nosso pecado, tempo de não olhar para trás, tempo de elevar também a nossa voz e anunciar, mais uma vez que o Senhor nosso Deus vem com poder para nos libertar. Somos convocados a dar a boa notícia a todos os povos gritando ao mundo que o tempo da salvação se aproxima e o tempo da penúria já passou. Nós todos somos uma conquista do Senhor e não podemos perder a graça deste novo tempo.  Se o mundo todo reconhecesse o tempo da graça em que vivemos, com certeza, todas as coisas estariam em conformidade com a vontade do Senhor e a Sua glória manifestar-se-ia no meio de nós, na nossa casa, na nossa família. Portanto, se fizermos a nossa parte, com certeza os que estão mais perto de nós poderão perceber a glória de Deus nos nossos gestos e expressões de alegria e terem um coração convertido. – Você acredita que Deus está investindo para mudar a sua vida? – Você tem demonstrado esta vida nova por onde anda? – Qual é a sua perspectiva para o Natal do Senhor? – Você já expressa diante das pessoas expectativa e alegria pelo dia do Senhor que se aproxima?  - Como você fala sobre o Natal para as pessoas?

 

Salmo 95 (96), 1-2. 3.10ac. 11-12. 13 (R.Is 40,9-10)

 

R. Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! 
2Cantai e bendizei seu santo nome!* Dia após dia anunciai sua salvação. R. 

3manifestai a sua glória entre as nações, * e entre os povos do universo seus prodígios! 
10aPublicai entre as nações: 'Reina o Senhor!' * 
10ce os povos ele julga com justiça. R. 

11O céu se rejubile e exulte a terra, * aplauda o mar com o que vive em suas águas;
12os campos com seus frutos rejubilem * e exultem as florestas e as matas R. 

13na presença do Senhor, pois ele vem, * porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, * e os povos julgará com lealdade. R.

 

Reflexão - Manifestamos a glória de Deus entre as nações quando testemunhamos os seus prodígios na nossa vida. Para isto, nós precisamos tê-lo como o único Rei e juiz. Se andarmos e agirmos em consonância com os ensinamentos do Senhor, mesmo que o mundo nos julgue poderemos ter a certeza, de que sendo fiéis ao único Juiz do Universo seremos julgados com lealdade. Devemos, portanto, nos rejubilar juntamente com a terra, o mar, os campos, as florestas e as matas, pois somos um engenho de Deus e Ele vem para nos julgar como nosso Pai e Criador.

 

Evangelho – Mt 8, 12-14

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,12-14


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12Que vos parece?
Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam.
14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não dese

ja que se perca nenhum desses pequeninos. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - o Pai não desiste de nós

Tomando a figura da ovelha perdida como exemplo Jesus quer nos provar que o Pai não desiste de nós nem deseja que nenhum de nós se perca, pelo contrário, está sempre nos buscando e não descansa quando nos afastamos Dele, até que nos encontre. Desta forma ousamos até dizer que o reconhecimento do nosso pecado, da nossa fraqueza e das nossas transgressões é o meio que nos arrasta para Deus. Pode até ser incoerente, mas a nossa culpa, de certa forma, é necessária para que possamos usufruir da misericórdia do Senhor. Neste Evangelho, então, o próprio Jesus nos garante, que o Pai fica mais feliz ao nos resgatar quando estamos perdidos do que mesmo quando estamos sempre perto Dele. Na verdade, por causa do nosso pecado todos nós, em algum momento, somos ovelhas desgarradas, necessitadas de salvação e de abrigo. Portanto, por mais absurdo que possa parecer, apesar do nosso pecado, todos nós deveríamos sentirmo-nos felizes, pois, assim, temos a oportunidade para que Deus nos manifeste a Sua grande misericórdia. Somos essas ovelhas fugidas querendo voltar e o Senhor está sempre de braços abertos para nos acolher. O Pai não quer que nenhum de nós se perca, portanto, deixemo-nos encontrar pelo Pastor, que é Jesus. Não nos deixemos tomar por sentimento de culpa nem tampouco de comiseração ou nos fazer de vítimas diante dos atos que possam ter nos afastado de Deus, pois Ele nos olha com amor e misericórdia. Aproveitemos este tempo, para recomeçar uma vida nova, de endireitar o que está torto, enquanto estamos aqui na terra.

 - Você se sente como a ovelha fugida? Você quer voltar? 

– Jesus está esperando você:  Experimente fazer a experiência da volta para Deus! Ele ficará feliz!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: