segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

5 DE DEZEMBRO DE 2022

 

2ª. FEIRA DA SEGUNDA SEMANA

 

DO ADVENTO

Cor roxo

1ª. Leitura – Is 35, 1-10

 

 Leitura do Livro do Profeta Isaías 35,1-10

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'. 
5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d'água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco. 8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais de predadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados, poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – O Senhor transformará a terra árida da nossa vida em lago

Estamos às vésperas de mais um Natal, tempo propicio para acolher as graças e bênçãos que o Senhor derrama sobre toda a humanidade. O profeta com palavras de ânimo e esperança anuncia a chegada de Deus que vem nos libertar da escravidão: “Criai ânimo, não tenhais medo!”  Assim, ele proclama a redenção da humanidade e propaga ao mundo o caminho novo que o Senhor abre para que todos passemos. É um caminho seguro, de alegria e de bonança, onde andarão aqueles que forem libertados. Este Caminho é Jesus e nós já podemos percorrê-lo assumindo a nova vida de cristãos que Ele nos oferece. ”Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados”, portanto, precisamos nos apossar destas palavras para prosseguir na nossa caminhada. O Senhor transformará a terra árida da nossa vida em lago, e a região sedenta do nosso coração em fontes de água.    Estejamos certos (as) de que Jesus já está sentado no trono, ao lado do Pai e é o nosso intercessor e justificador, logo, não precisamos temer os desafios que haveremos de enfrentar, mas caminhar tranquilos pelo novo caminho que nos foi preparado cantando louvores, com infinita alegria, cheios de gozo e contentamento, como anuncia o profeta.  – Você já assumiu um novo caminho na sua vida? – Você tem notado transformações em si mesmo? – Quais são os seus sentimentos atualmente: de desânimo ou de esperança? – Você acredita nas promessas de Deus? – Você está dando testemunho de que Deus já veio e atua na sua vida?

 

Salmo 84 (85),9ab-10. 11-12. 13-14 (R. Is 35,4d)

 

R. Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

9aQuero ouvir o que o Senhor irá falar:* é a paz que ele vai anunciar;
9ba paz para o seu povo e seus amigos,* para os que voltam ao Senhor seu coração. 
10Está perto a salvação dos que o temem,* e a glória habitará em nossa terra. R. 

11A verdade e o amor se encontrarão,* a justiça e a paz se abraçarão;
12da terra brotará a fidelidade,* e a justiça olhará dos altos céus. R. 

13O Senhor nos dará tudo o que é bom,* e a nossa terra nos dará suas colheitas;
14a justiça andará na sua frente* e a salvação há de seguir os passos seus. R.

 

Reflexão - Quando assumimos verdadeiramente a salvação que Jesus veio nos trazer nós podemos viver as palavras desse salmo: “a verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão”. A promessa para o futuro torna-se promessa cumprida no presente quando nós escutamos o Senhor que vem nos falar de paz.

 

Evangelho – Lc 5, 17-26

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,17-26


17Um dia Jesus estava ensinando. É sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: Homem, teus pecados estão perdoados. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus? 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: 'Por que murmurais em vossos corações?
23O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados',
ou dizer: 'levanta-te e anda'? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados - disse ao paralítico - eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa'.
25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: 'Hoje vimos coisas maravilhosas!' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – nossa primeira incumbência é levar a salvação para a nossa casa.  

Não foram os seus parentes que levaram o paralítico a Jesus, mas os seus amigos. No entanto, depois de curá-lo Jesus enviou o paralítico primeiramente à sua casa, dizendo: “Levanta-te, pega o leito e vai para casa!” Jesus nos ensina que os amigos podem nos apresentar a Ele, mas a nossa primeira incumbência é levar a salvação para a nossa casa.   Deus continua querendo resgatar a nossa família e é na nossa casa, onde primeiro precisamos espalhar o amor que recebemos d’Ele. O maior objetivo do Senhor é nos curar para que tenhamos uma nova vida no seio da nossa família.  O pecado nos paralisa, por isso, todos que estão paralíticos precisam conhecer Jesus para serem libertados. Além de nós mesmos, dentro da nossa casa sempre deve ter alguém paralisado esperando libertação. Somos curados para amar, Jesus nos tira da paralisia que nos impede de expressar carinho e atenção para com aqueles que nos são mais preciosos e nos convida a pôr em prática um projeto novo de reconciliação e entendimento junto à nossa família. Pegar o leito significa assumir a vida, os encargos, o jeito de ser e enfrentar a família e o mundo com “outros olhos”. O Senhor quer nos ensinar um jeito novo de amar e expressar esse amor para com as pessoas com quem convivemos. Perdoar as suas faltas, ter compreensão com as suas falhas e ajudá-las a caminhar. Esse é o projeto de Deus para a sua família!

– Você tem tido o cuidado de tornar convincente o projeto de Deus dentro da sua casa? 

 Você é daqueles (as) que se sentem melhor com os de fora?

 – Você ainda está paralítico (a)? 

– Você sente-se preso (a) dentro da sua casa?   

- O tempo do Natal é tempo de reconciliação: você precisa se reconciliar com alguém?


Helen Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: