segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

EDITORIAL: "O SENHOR VEM SALVAR SEU POVO", AFIRMA DOM JOSÉ ANTONIO

 


percorrendo a história da humanidade, encontramos presente e constante a expectativa de salvação para que, diante de tantos desencontros e sofrimentos, anseios e decepções na convivência humana, possam os mais profundos desejos e sonhos da pessoa humana encontrar possibilidade de realização.

A esperança de felicidade é muitas vezes dirigida a realizações materiais e intra mundanas, que sempre decepcional os esforços mais dedicados e os projetos mais audaciosos que se possam imaginar.

Será mesmo que há possibilidade e futuro para a realização da vida humana neste mundo? E quando tudo passa e se desfaz no encontro irremediável da morte, que esperança ainda resta? A vida tem sentido? A história humana tem direção? O que nos espera, o que espera cada um? Isto tudo tem resposta?

Cada ano voltamos ao anúncio do Evangelho da salvação. Ele não é resultado apenas das buscas humanas, mas se apresenta como uma busca do próprio Criador por sua criação.

Deus vem ao encontro do homem. Vem, pois é sua fonte de ser, nele é que tudo existe, por Sua Vontade amorosa e infinita. Deus vem, já pela criação que é expressão de seu desígnio de Amor. E mesmo diante dos desvios humanos na busca de sua realização, do descaminho mal escolhido por sua vontade desorientada do próprio Criador, não é deixado à deriva de si mesmo, de sua relação com Aquele que o quer e faz no amor, nas relações com os demais seres humanos e criaturas do mundo em que habita.

A comemoração anual do nascimento de Jesus, o Cristo de Deus, lembrando o acontecimento inédito, quer renovar o encontro desta busca: o Criador se faz criatura e vem salvar seu povo. Salvar da desorientação da própria existência, vem salvar da auto-destruição que cava com sua egoísta irresponsabilidade, vem salvar o homem fazendo-se com ele Filho do Homem. E a Luz brilha nas trevas, a sabedoria na ignorância, o amor no fechamento egoísta. O amor vem salvar seu povo, derramando sobre o coração humano a vida que ele abandonou.

O Natal do Senhor Jesus aproxima o que se distanciou: o homem de Deus, o homem do homem, o homem da criação, casa comum de todos. O amor faz comunhão de vida, relações de reconhecimento digno de si e dos outros, de caminho conjunto no desenvolvimento da vida rumo a uma plenitude que, sem o Evangelho, Boa Nova da salvação – não se conhece e não se procura. O amor vem salvar seu povo com o Amor.

Ele vem no escondimento, para que se perceba que é mais real o que está no íntimo, que o que se vê na aparência. Ele vem na pobreza, para que reencontremos o verdadeiro valor do que realmente conta. Ele vem, fazendo-se um, para que no próximo se encontre o que é absolutamente necessário à realização de cada um.

Imensa, tremenda novidade, que já está presente e que é desconhecida. Em Jesus, Deus salva. Em Jesus, agindo por seu amor, seu Espírito, “Deus faz novas todas as coisas”. (cf. Apc 21,5.) Agora e até sua plena realização “O Senhor vem salvar seu povo”.   

Assim se pode dizer: Feliz Natal e Abençoado Novo Ano a todos.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano


Fonte:  https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/editorial-o-senhor-vem-salvar-seu-povo-afirma-dom-jose-antonio/


Nenhum comentário: