sexta-feira, 11 de novembro de 2022

RFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

11 DE NOVEMBRO DE 2022

 

SEXTA-FEIRA DA XXXII SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – II Jo 4-9

 

Leitura da Segunda Carta de São João 4-9

4Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai. 5E agora, Senhora, eu te peço - não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois trata-se daquele que temos desde o princípio: amemo-nos uns aos outros. 6E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. Este é o mandamento que ouvistes desde o início
para guiar o vosso proceder. 7Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. 8Tomai cuidado,
se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. 9Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - todo aquele que conservar-se na doutrina de Cristo, permanece no amor

O mandamento que Jesus veio nos trazer é uma ordem imperativa que recebemos desde o princípio do mundo. O mandamento de Deus é sempre o amor! Para que sejamos fiéis a este mandato que Jesus veio nos relembrar precisamos permanecer firmes na Sua doutrina e não ir além disso, seguindo a religiões e seitas que não O têm como fundamento. Infelizmente, vemos hoje o amor ser banalizado e, hoje, há muita gente que confunde o verdadeiro amor com sentimentos de paixão e entusiasmo. Prega-se um amor egoísta, que tenta satisfazer apenas materialmente a vida do ser humano, porque não se baseia nos conceitos que Jesus veio nos ensinar. Por isso, nesta carta São João nos recomenda a nunca esquecer de que o amor consiste em vivermos conforme os mandamentos de Deus. Quando não colocamos o amor de Jesus como centro das nossas ações e motivações o nosso trabalho poderá tornar-se improdutivo. De outra forma, todo aquele (a) que vive no amor de Cristo, permanece na Sua doutrina e, por conseguinte, todo aquele (a) que conservar-se na doutrina de Cristo, permanece no amor, consequentemente, possui o Pai e o Filho e há de ter uma vida fecunda. O Amor é o Espírito Santo e quem vive nas asas do Espírito consegue desfrutar do seu trabalho e receber a recompensa da vida em Cristo. A vida cristã só tem sentido se for vivida na prática do amor. – O que você entende por vivenciar o amor? – Você tem vivido na doutrina de Cristo? – Você possui a Deus, isto é, sente o Seu amor e a Sua presença? – Para você o que será viver nas asas do Espírito Santo?

 

Salmo 118 (119),1. 2. 10. 11. 17. 18 (R. 1b)

 

R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

1Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *
que na lei do Senhor Deus vai progredindo!R.

2Feliz o homem que observa seus preceitos, *
e de todo o coração procura a Deus!R.

10De todo o coração eu vos procuro, *
não deixeis que eu abandone a vossa lei!R.

11Conservei no coração vossas palavras, *
a fim de eu não peque contra vós.R.

17Sede bom com vosso servo, e viverei, *
e guardarei vossa palavra, ó Senhor.R.

18Abri meus olhos, e então contemplarei *
as maravilhas que encerra a vossa lei!R.

 

Reflexão - A lei do Senhor é a receita da nossa felicidade. Quem ama não peca! Quem procura viver na lei de Deus procura o próprio Deus e conserva no seu coração as palavras que livram do pecado. Que o Senhor abra os nossos olhos para que contemplemos as maravilhas da Sua Lei e a possamos vivê-la a cada dia da nossa vida.

 


Evangelho – Lc 17, 26-37 

Reflexão - O Senhor pode chegar a qualquer momento Reportando-se aos dias de Noé e aos dias de Ló, Jesus relembrou os acontecimentos em que a terra foi destruída por um dilúvio, e Sodoma por uma chuva de fogo e enxofre nos alertando para que estejamos atentos aos sinais e às manifestações de Deus através dos fatos e acontecimentos do nosso dia a dia.  Na maioria das vezes menosprezamos ou ignoramos o que tem acontecido ao nosso redor e no mundo como um todo, entendendo que tudo isso ocorre muito longe e que estamos isentos das suas consequências. Assim como a mulher de Lot, paralisada com o espetáculo do acontecimento, olhou para trás e se transformou numa estátua de sal, nós também, se não estivermos atentos ao objetivo da nossa caminhada aqui na terra, seremos deixados de lado no dia do FILHO DO HOMEM.   Por isso Jesus nos fala do dia do Filho do Homem, (termo com o qual se denominava), relacionando esta mensagem com a sua segunda vinda. Todos nós somos chamados (as) para participar do reino dos céus a todo instante, mas vivemos absortos (as) nos nossos projetos e realizações e nos esquecemos de que a figura deste mundo irá passar e, a qualquer momento, poderemos ser intimados por Deus a repensar a nossa existência. Erroneamente imaginamos que poderemos, na última hora, dar um jeito na nossa vida e, assim, fugir de Deus. Queremos ser independentes e fazer da nossa existência o que a nossa vontade nos apontar. Entretanto, Jesus vem nos exortar a estarmos atentos da mesma forma como o vigia espera a aurora e nos adverte de que as nossas ações, assim como o nosso objetivo e o nosso ideal de vida nortearão o nosso futuro. “Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la”. Não podemos fazer justiça com as nossas próprias mãos nem tampouco serão os nossos méritos que nos darão a salvação. Quanto mais as nossas atitudes forem de amor, de confiança e de entrega, mais estaremos perto de alcançar o nosso sonho, que é a vida nova que Jesus veio nos presentear. O Senhor pode chegar a qualquer momento, e, vivos ou mortos, a Ele pertencemos, portanto, estejamos atentos (as) aos Seus sinais. - Você tem o coração vigilante para que aconteça em si o que Deus quiser? – Você se acha uma pessoa boa, merecedora de um bom lugar na vida e, também, depois, na outra vida? -  Você percebe os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida?

 

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,26-37


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.
31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la.
34Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado.' 37Os discípulos perguntaram: 'Senhor, onde acontecerá isso?' Jesus respondeu: 'Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - O Senhor pode chegar a qualquer momento Reportando-se aos dias de Noé e aos dias de Ló, Jesus relembrou os acontecimentos em que a terra foi destruída por um dilúvio, e Sodoma por uma chuva de fogo e enxofre nos alertando para que estejamos atentos aos sinais e às manifestações de Deus através dos fatos e acontecimentos do nosso dia a dia.  Na maioria das vezes menosprezamos ou ignoramos o que tem acontecido ao nosso redor e no mundo como um todo, entendendo que tudo isso ocorre muito longe e que estamos isentos das suas consequências. Assim como a mulher de Lot, paralisada com o espetáculo do acontecimento, olhou para trás e se transformou numa estátua de sal, nós também, se não estivermos atentos ao objetivo da nossa caminhada aqui na terra, seremos deixados de lado no dia do FILHO DO HOMEM.   Por isso Jesus nos fala do dia do Filho do Homem, (termo com o qual se denominava), relacionando esta mensagem com a sua segunda vinda. Todos nós somos chamados (as) para participar do reino dos céus a todo instante, mas vivemos absortos (as) nos nossos projetos e realizações e nos esquecemos de que a figura deste perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la”. Não podemos fazer justiça com as nossas próprias mãos nem tampouco serão os nossos méritos que nos darão a salvação. Quanto mais as nossas atitudes forem de amor, de confiança e de entrega, mais estaremos perto de alcançar o nosso sonho, que é a vida nova que Jesus veio nos presentear. O Senhor pode chegar a qualquer momento, e, vivos ou mortos, a Ele pertencemosmundo irá passar e, a qualquer momento, poderemos ser intimados por Deus a repensar a nossa existência. Erroneamente imaginamos que poderemos, na vida vai, portanto, estejamos atentos (as) aos Seus sinais.

- Você tem o coração vigilante para que aconteça em si o que Deus quiser?

 – Você se acha uma pessoa boa, merecedora de um bom lugar na vida e, também, depois, na outra vida? 

  Você percebe os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

última hora, dar um jeito na nossa vida e, assim, fugir de Deus. Queremos ser independentes e fazer da nossa existência o que a nossa vontade nos apontar. Entretanto, Jesus vem nos exortar a estarmos atentos da mesma forma como o vigia espera a aurora e nos adverte de que as nossas ações, assim como o nosso objetivo e o nosso ideal de vida nortearão o nosso futuro. “Quem procura ganhar a sua

Nenhum comentário: