quarta-feira, 16 de novembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

16 DE NOVEMBRO DE 2022

 

QUARTA FEIRA DA XXXIII SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Ap 4, 1-11

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 4,1-11
Eu, João, 1 vi uma porta aberta no céu, e a voz que antes eu tinha ouvido falar-me como trombeta, disse: "Sobe até aqui, para que eu te mostre as coisas que devem acontecer depois destas".2

Imediatamente, o Espírito tomou conta de mim. Havia no céu um trono  e, no trono, alguém sentado. 3 Aquele que estava sentado
parecia uma pedra de jaspe e cornalina; um arco-íris envolvia o trono  com reflexos de esmeralda. 4 Ao redor do trono havia outros vinte e quatro tronos; neles estavam sentados vinte e quatro anciãos, todos eles vestidos de branco e com coroas de ouro nas cabeças. 5 Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões.
Diante do trono  estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. 6 Na frente do trono havia como que um mar de vidro cristalino. No meio, em redor do trono, estavam quatro Seres vivos, cheios de olhos pela frente e por detrás. 7

O primeiro Ser vivo parecia um leão; o segundo parecia um touro;
o terceiro tinha rosto de homem; o quarto parecia uma águia em pleno voo. 8 Cada um dos quatro Seres vivos tinha seis asas,
cobertas de olhos ao redor e por dentro. Dia e noite, sem parar, eles proclamavam: "Santo! Santo! Santo! Senhor Deus Todo-poderoso! Aquele que é, que era e que vem!" 9 Os seres vivos davam glória,  honra e ação de graças ao que estava no trono e que vive para sempre. 10 E cada vez que os Seres vivos faziam isto, os vinte e quatro anciãos se prostravam diante daquele que estava sentado no trono, para adorar o que vive para sempre.
Colocavam suas coroas diante do trono de Deus, e diziam:

11 "Senhor, nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque tu criaste todas as coisas. Pela tua vontade é que elas existem  e foram criadas". Palavra do Senhor.

 

Reflexão – a beleza do céu

Na nossa limitação humana nunca poderemos encontrar as palavras exatas para exprimir a beleza do céu. Por isso, usando linguagem simbólica, São João nos descreve a glória, a honra e o poder do Deus criador de todas as coisas através da porta que se abriu à sua imaginação. Assim sendo, por meio do simbolismo nós percebemos a liturgia do céu e vislumbramos um lugar de delícia e de louvor. Somente usando símbolos e figuras extraordinárias nós podemos tentar descrever e perceber a magnitude do céu. Na Bíblia a palavra céu é mencionada 779 vezes, em diversas passagens, desde Gênesis ao Apocalipse. Vinte e quatro tronos, vinte e quatro anciãos, designam vinte e quatro sacerdotes, que são as doze tribos de Israel e os doze apóstolos de Jesus. Eles participam do julgamento do mundo. Os quatro animais representam os quatro evangelistas. São Marcos, representado pelo Leão – a nobreza; São Lucas, representado pelo Touro – força; São Mateus, – representado pelo Homem – inteligência; São João,  representado pela Águia – agilidade.  Os quatro animais participam da realeza e proclamam a glória de Deus.   Aqui também na terra nós já começamos a experimentar o clima do céu quando louvamos e exaltamos o Senhor, quando damos glórias a Deus e nos unimos com os anjos cantando ou dizendo: Santo, Santo, Santo! Senhor Deus todo Poderoso”! -  Você já tentou vislumbrar o céu e cantar louvores a Deus juntamente com os anjos? – Você acha que a realidade do céu, do infinito, e da glória de Deus está muito longe de você? – Para você onde fica o trono de Deus? 


Sl 150,1-2.3-4.5-6 (R. Ap 4,8b)

R. Santo, Santo, Santo Senhor Deus onipotente!

1 Louvai o Senhor Deus no santuário, *
louvai-o no alto céu de seu poder!

2 Louvai-o por seus feitos grandiosos, *
louvai-o em sua grandeza majestosa! R.

 

3Louvai-o com o toque da trombeta, *
louvai-o com a harpa e com a cítara!

4Louvai-o com a dança e o tambor, *
louvai-o com as cordas e as flautas! R.

 

5Louvai-o com os címbalos sonoros, *
louvai-o com os címbalos de júbilo!

6Louve a Deus tudo o que vive e que respira, *
tudo cante os louvores do Senhor! R.

 

Reflexão - O salmo nos conclama justamente ao louvor! De todas as maneiras, cantando, dançando, tocando instrumentos, com a expressão do nosso amor, louvar o Senhor é o anseio da nossa alma. Louvá-Lo pela Sua grandeza, majestade, bondade, na terra

como no céu, nos garantirá um clima de paz e serenidade interior.


Evangelho – Lc19, 11-28

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 19,11-28

Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola,
porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12 Então Jesus disse: "Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. 13 Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um, e disse: 'Procurai negociar até que eu volte'.14Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: 'Nós não queremos que esse homem reine sobre nós'. 15 Mas o homem foi coroado rei e voltou.
Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro,
a fim de saber quanto cada um havia lucrado.16 O primeiro chegou e disse: 'Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais.'
17 O homem disse:' Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades'. 18 O segundo chegou e disse: 'Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais'. 19 O homem disse também a este: 'Recebe tu também o governo de cinco cidades'. 20 Chegou o outro empregado e disse: 'Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, 21 pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste'. 22O homem disse: 'Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23 Então, porque tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros'. 24 Depois disse aos que estavam aí presentes: 'Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil'. 25 Os presentes disseram: 'Senhor, esse já tem mil moedas!'26 Ele respondeu: 'Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 27 E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente' ". 28 Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – os dons que recebemos do Senhor!

Caminhando para Jerusalém Jesus tentava conscientizar os Seus discípulos para que compreendessem o sentido de tudo quanto Ele teria que sofrer no cumprimento da Sua Missão de Salvador dos homens. Ele tinha consciência do que iria passar e o que enfrentaria, mas também tinha a convicção de que sairia vitorioso e que um dia voltaria para colher de nós os frutos da nossa fé. Assim, então, Jesus os alertava sobre o perigo da infidelidade. Esta parábola, então, nos leva a questionar sobre o nosso compromisso com o Senhor em relação aos dons que Dele recebemos, entre eles o dom da fé e do amor. Assim como cada um dos empregados do homem nobre recebeu igualmente cem moedas, nós todos também recebemos igualmente o dom da fé e do Seu amor. Dependendo das nossas ações, estes dons nos renderão bens incalculáveis que podem ser colocados à disposição do reino de Deus.  Quanto mais exercitarmos e vivenciarmos a fé e o Amor que recebemos de Deus mais encontraremos sentido para a nossa vida e mais progrediremos na nossa missão de construtores do Seu reino aqui na terra. Quando desconfiamos do amor de Deus por nós, quando não experimentamos a caridade estamos escondendo a fé e terminamos por ter uma existência apagada e sem frutos. Jesus vai voltar coroado como Rei e olhará para cada um de nós a procura do que Ele aqui deixou como herança para que fosse usado, multiplicado, espalhado: o Seu Amor, com suas consequências e sofrimentos. 

Como está a sua fé?

 – Você a tem exercitado praticando atos de amor? 

- O que você está fazendo com o Amor que recebeu para multiplicar? 

- O que você considera o verdadeiro bem da sua vida? 

-Que herança Jesus deixou para você? Você a tem usado e espalhado?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 

Nenhum comentário: