quarta-feira, 23 de novembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

23 DE NOVEMBRO DE 2022

 

QUARTA FEIRA DA XXXIV SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

 

 

 

1ª. Leitura – Ap 15, 1-4

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 15,1-4

Eu, João, 1vi no céu outro sinal, grande e admirável: sete anjos, com as sete últimas pragas. Com elas o furor de Deus ia-se consumar. 2Vi também como que um mar de vidro misturado com fogo. Sobre este mar estavam, de pé, todos aqueles que saíram vitoriosos do confronto com a besta, com a imagem dela e com o número do nome da besta. Seguravam as harpas de Deus. 3Entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: 'Grandes e admiráveis são as tuas obras,
Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! 4Quem não temeria, Senhor, e não glorificaria o teu nome? Só tu és santo! Todas as nações virão prostrar-se diante de Ti, porque tuas justas decisões se tornaram manifestas.' Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Grandes e admiráveis são as obras do Senhor

Quando nos apossamos da vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte nós também conseguimos vencer satanás e as suas artimanhas e, assim, desde já, entoar um cântico de esperança e de glória a Deus!  Sabedores de que o poder de Deus se manifesta de maneira muito concreta no nosso dia a dia nunca deveríamos nos abater diante de todas as dificuldades pelas quais passamos aqui na terra. Muitas dessas tribulações são motivadas pelo inimigo de Deus que é a besta a fera que perturba a humanidade e quer abater os filhos de Deus, mas nós que confiamos no Senhor sairemos vitoriosos. Grandes e admiráveis são as obras do Senhor no mundo e na nossa vida.  Seguraremos “as harpas de Deus”, cantaremos o cântico de Moisés, isto é, o cântico da libertação: “Quem não temeria Senhor, e não glorificaria o Teu Nome? ”  “Só tu és santo”!  Isto é promessa de Deus e a Sua Palavra é quem nos garante. Aqui na terra nós nos unimos à corte celeste e, cheios de esperança, aguardamos o dia em que estaremos todos juntos.  – Como está o seu coração nos tempos atuais: esperançoso ou desanimado? Você também se une aos anjos do céu para cantar a glória de Deus aqui na terra? – O que esta Palavra fala mais para você? Anote no caderno.

 

Salmo 97 (98), 1. 2-3ab. 7-8. 9 (R. Ap 15,3b)

 

R. Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo *
alcançaram-lhe a vitória.R.

2O Senhor fez conhecer a salvação, *
e às nações, sua justiça;
3arecordou o seu amor sempre fiel *
3bpela casa de Israel.R.

7Aplauda o mar com todo ser que nele vive, *
o mundo inteiro e toda gente!
8As montanhas e os rios batam palmas *
e exultem de alegria.R.
9na presença do Senhor, pois ele vem, *
vem julgar a terra inteira.
Julgará o universo com justiça *
e as nações com equidade.

 

Reflexão - Nós cantamos um canto novo quando sentimos em nós uma vida nova, percebemos que algo está acontecendo que nos tem modificado. É a Salvação de Jesus que se faz conhecer por nós. Na medida em que nós caminhamos com a Palavra de Deus mais  vamos nos apropriando desta Salvação e podemos cantar um cântico de esperança.

 

Evangelho – Lc 21, 12-19

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21,12-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós.
17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! Palavra da Salvação.

 

Reflexão – os inimigos são aqueles que nos querem arrancar de Deus

Jesus continua a nos ensinar a nos comportar diante dos acontecimentos que nos sobrevém e os quais não esperamos quando afirma: “É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”  Assim sendo, Ele nos convoca a dar testemunho de fé e a permanecer firmes e fortes na hora da provação confiante nas Suas promessas. As oportunidades que surgem na nossa vida provam a nossa fé na Palavra de Deus. Assim, portanto, Ele nos aconselha: “Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa;” Seria incoerência da nossa parte dizer que temos fé, e ao mesmo tempo, continuar preocupados com o nosso futuro perdendo noites de sono fazendo cálculos de como iremos enfrentar as dificuldades e os desafios do nosso dia a dia. Agindo assim, nós seremos infiéis à Palavra de Deus que nos exorta à confiança e ao abandono. Mesmo sendo pecadores (as) e cheios (as) de fragilidades Jesus nos dá a esperança de vitória quando formos entregues aos inimigos, que são aqueles que nos querem arrancar de Deus. A Sua Palavra é garantia para nós.  Precisamos permanecer firmes e esperançosos, pois, muito embora Jesus não nos garanta que não sejamos perseguidos, Ele nos afiança a nossa defesa nos momentos de aflição. Não podemos arrefecer o ânimo diante das perseguições, mas continuar vigilantes na fé e confiantes na vitória da nossa vida, mesmo que os perseguidores sejam os da nossa própria casa. - Você já entende que os momentos de dificuldade são as ocasiões em que você poderá testemunhar a sua fé? Você tem feito isto?  Você costuma fazer cálculos de como irá defender-se na hora da perseguição? – Em quem você confia nos momentos de tribulação? – Você acredita na ação do Espírito Santo?

 

Nenhum comentário: