terça-feira, 29 de novembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

29 DE NOVEMBRO DE 2022

 

TERÇA FEIRA DA I SEMANA

 

DO ADVENTO

 

Cor Roxo

 

1ª Leitura - Is 11,1-10

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 11,1-10

Naqueles dias: 1Nascerá uma haste do tronco de Jessé  e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento,
espírito de conselho e fortaleza,  espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes  e uma ordem justa para os homens pacíficos;  fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos
e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas;
o leão comerá palha como o boi; 8a criança de peito vai brincar
em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado
não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar.
10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.
Palavra do Senhor.

 

Reflexãotodos nós podemos conviver em paz uns com os outros

O reino que o profeta Isaías prenuncia é o reino de Deus que vem sob as bênçãos do Espírito Santo, as quais foram derramadas sobre toda a humanidade, pela morte e ressurreição de Jesus. No momento atual da nossa vida todos nós, sob a ação do Espírito Santo, já podemos vivenciar o reino dos céus, onde o lobo e o cordeiro vivem juntos; o leopardo deita-se ao lado do cabrito e a criança brinca com a cobra.  Em outras palavras, significa que todos nós podemos conviver em paz uns com os outros pela ação poderosa do Espírito de Deus que distribui os dons de santificação ou dons infusos, os quais contribuem para o nosso aperfeiçoamento. Os dons infusos do Espírito Santo são um presente de Deus para nós e nos motivam a participar da essência de Jesus Cristo que é santidade e perfeição no amor, a saber: sabedoria, discernimento, conselho, fortaleza, ciência, temor de Deus e piedade que é a justiça. Estes dons nos ajudam na nossa santificação assim como também contribuem para que todos nós possamos viver em harmonia uns com os outros. Apesar das nossas diferenças, sob a ação do Espírito podemos pôr em prática ações de concórdia e entendimento, cultivando bons relacionamentos, cultivando a paz. Jesus é o sinal entre os povos que se ergueu na Cruz para gerar entendimento entre todas as nações e trazer a salvação para toda a humanidade. – Você tem consciência dos dons que possui? – Você tem usado bem esses dons, presentes do Espírito Santo? - Você sabe que os dons infusos ajudam na nossa santificação? – Você sabia por meio dos dons infusos nós poderemos viver relacionamentos saudáveis e ter uma família harmoniosa? - Qual o dom que você precisa se apossar para viver relacionamentos de paz?

 

Salmo - Sl 71 (72), 1-2. 7-8. 12-13. 17 (R.cf 7)

 

R. Nos seus dias a justiça florirá
e paz em abundância, para sempre.


1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,*
vossa justiça ao descendente da realeza!
2Com justiça ele governe o vosso povo,*
com equidade ele julgue os vossos pobres. R. 

7Nos seus dias a justiça florirá*
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8De mar a mar estenderá o seu domínio,*
e desde o rio até os confins de toda a terra!R. 

12Libertará o indigente que suplica,*
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13Terá pena do indigente e do infeliz,*
e a vida dos humildes salvará.R. 

17Seja bendito o seu nome para sempre!* 
E que dure como o sol sua memória!
Todos os povos serão nele abençoados,*
todas as gentes cantarão o seu louvor!R. 

 

Reflexão - O salmista canta os poderes do Rei que vem para governar a terra com justiça e equidade. A justiça de Deus é o amor e o fruto da justiça é a paz. Jesus já veio inserir na terra o Seu reino de amor e revelar ao homem a misericórdia de Deus e um dia retornará para julgar as nações e, definitivamente, aqui instalar-se para cumprir a promessa de novo céu e de uma nova terra.

 

Evangelho - Lc 10,21-24

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,21-24

21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: 'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.
Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai;
e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.' 23Jesus voltou-se para os discípulos
e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver
o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – o Senhor tem muito a nos mostrar e a nos confidenciar

Do mesmo modo como exultou no Espírito, quando percebeu que os Seus discípulos, agora, enxergavam claramente a missão a que haviam sido chamados, hoje, também, Jesus se alegra quando conseguimos entender a ação do Espírito Santo, para compreender as coisas do alto de uma maneira espiritual e não com a nossa humanidade.  Somente os pequeninos, isto é, os que abrem o coração e não colocam a razão em primeiro lugar, poderão distinguir os prodígios e milagres que acontecem quando o reino de Deus se manifesta pela ação do Espírito Santo. Nós também só conseguiremos propagar eficazmente o reino dos céus aqui na terra, quando ele já estiver acontecendo na nossa vida e experimentamos a ação do Espírito Santo. À medida que abrimos mais e mais o nosso coração vamos também sentindo a alegria, a paz e a felicidade que Jesus nos propõe. Jesus é a própria revelação de Deus e todos os que O aceitam e nele creem, são os pequeninos que veem, ouvem e sentem a felicidade e a paz do Senhor. Hoje também Jesus nos alerta: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes!” Somos felizes porque os nossos olhos veem mais além das aparências e, na reflexão da Palavra de Deus, descobrimos os Seus segredos e os Seus planos para nós e para a humanidade.  O Pai se dá a conhecer por meio da revelação do Filho e quanto mais conhecermos a Jesus, mais teremos comunhão com o Pai e poderemos viver a felicidade tão almejada.  Somos chamados (as) no tempo atual da nossa vida a ver e ouvir o que o Senhor tem para nos revelar.   Não percamos tempo: o Senhor tem muito a nos mostrar e a nos confidenciar.

 – Como você se percebe: pequenino (a) ou sábio (a) e inteligente?

 - Você consegue distinguir os mistérios de Deus? 

– Você tem enxergado a presença de Deus na sua vida? 

Quando medita na Palavra de Deus você consegue ver nas entrelinhas uma mensagem para a sua vida?  


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho 

Nenhum comentário: