terça-feira, 11 de outubro de 2022

SANTUÁRIO NACIONAL EMITE NOTA SOBRE VISITA DO PRESIDENTE A APARECIDA, NO DIA 12 DE OUTUBRO


 

O Santuário Nacional de Aparecida emitiu nota de esclarecimento, nesta segunda-feira (10), sobre a visita do presidente da República e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro, ao Santuário para participar de uma das missas do dia 12 de outubro  – dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

De acordo com a nota, “assim como em outros anos, o Santuário recebe a visita e se programa para acolher o Chefe de Estado, buscando também garantir a rotina de visita dos romeiros”.

No entanto, esclarece que consta na agenda de Jair Bolsonaro a participação em um Terço que será rezado na cidade de Aparecida. Esta atividade, no entanto, não é celebrada pelo Santuário Nacional e nem está sob a supervisão do arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes. Segundo a nota, a iniciativa é de um grupo independente, que não tem relação com o Santuário Nacional e nem com a Programação da Novena da Padroeira.

Programação

O dia 12 de outubro é um dia movimentado na Casa da Mãe: ao todo serão 7 missas celebradas na Basílica de Aparecida, tendo a Missa Solene como a celebração principal, às 9h, além da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, às 15h, e a Procissão Solene, às 18h. Toda a programação é preparada e supervisionada pelos Missionários Redentoristas e pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes.

Leia a íntegra da nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO FESTA DA PADROEIRA DO BRASIL

A Festa de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, organizada pelo Santuário Nacional, sob a supervisão do Arcebispo de Aparecida e dos Missionários Redentoristas, tradicionalmente é destino anual de milhares de devotos. A programação para acolher esses peregrinos é idealizada para homenagear a Virgem Maria, sempre apontando para Jesus, único redentor da humanidade.

Ao longo de todo o dia 12 de outubro, 7 missas serão celebradas na Basílica de Aparecida, tendo como ponto alto a Missa Solene das 9h. Durante o dia, ainda acontece a tradicional Consagração a Nossa Senhora Aparecida, às 15h, e a Procissão Solene, às 18h.

Nesta segunda-feira (10), o Cerimonial da Presidência da República informou que o
Excelentíssimo Sr. Presidente da República, Jair Bolsonaro, pretende participar das
comemorações, estando presente em uma das Missas programadas. Como nos anos
anteriores, o Santuário Nacional organizará a acolhida ao Presidente nas melhores práticas que um Chefe de Estado requer, mas também buscando garantir que a rotina dos peregrinos não seja impactada pelas condições que a visita exige.

Posteriormente, chegou ao conhecimento do Santuário Nacional que também consta na agenda do Presidente a participação em um Terço que será rezado na cidade de Aparecida.

Assim, é importante reforçar que essa atividade não é organizada pelo Santuário Nacional, tampouco tem anuência do Arcebispo de Aparecida. É relevante também frisar que, embora tenha sido programada para acontecer no mesmo horário da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, que há 65 anos tradicionalmente é rezada nesse horário, a inciativa é de um grupo independente, que não tem qualquer relação com o Santuário Nacional e sua programação oficial para este dia.

Nas melhores expectativas de que a Festa da Padroeira do Brasil seja tempo de honras a Jesus e a sua Mãe, desejamos que os devotos possam vivenciar plenamente os momentos que para eles foram planejados.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Aparecida (SP)

Foto de capa: Thiago Leoon
 

Nenhum comentário: