domingo, 30 de outubro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

30 DE OUTUBRO DE 2022

 

DOMINGO DA XXXI SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Sb 11, 22-12,2 –

 

Leitura do Livro da Sabedoria 11,22-12,2

22Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de areia na balança, uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra.

23 Entretanto, de todos tens compaixão, porque tudo podes.
Fecha os olhos aos pecados dos homens, para que se arrependam.

24 Sim, amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que fizeste; porque, se odiasses alguma coisa não a terias criado.

25 Da mesma forma, como poderia alguma coisa existir,
se não a tivesses querido? Ou como poderia ser mantida,
se por ti não fosse chamada? 26 A todos, porém, tu tratas com bondade, porque tudo é teu, Senhor, amigo da vida. 12,1

O teu espírito incorruptível está em todas as coisas! 2

É por isso que corriges com carinho os que caem e os repreendes, lembrando-lhes seus pecados, para que se afastem do mal
e creiam em ti, Senhor. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – O Senhor ama a vida que nos deu

O autor do Livro da Sabedoria se dirige diretamente a Deus para exaltar a Sua grandeza e a Sua misericórdia reconhecendo que o mundo em que vivemos diante da Onipotência divina é como um grão de areia na balança ou uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra. Diante dessa realidade todos nós podemos fazer uma reflexão sobre a nossa pequenez e da nossa incapacidade de alcançar glória e poder por nossos próprios méritos. Apesar disso, também podemos refletir em que, o Deus que nos criou, Senhor todo poderoso, nos ama a despeito das nossas faltas e fecha os olhos aos nossos pecados a fim de que possamos nos arrepender e voltar para Ele. O Senhor ama a vida que nos deu e enche com o Seu Espírito incorruptível todas as coisas que criou para o nosso bem-estar. Ao contrário do que muitas vezes imaginamos, quando caímos nas nossas faltas o nosso Deus nos olha com carinho e  ternura. A Sua correção é um alento para que possamos nos afastar do mal e assumir a vida abundante que Ele nos preparou. Igualmente, nós podemos caminhar seguros (as), com o coração contrito e cheios de bons propósitos na certeza de que temos um amigo no céu que não se afasta de nós a não ser que não queiramos conversa com Ele. Nos tempos atuais, onde há tanto desacerto no mundo, precisamos saber que somos o grão de areia na balança, gota de orvalho da manhã, mas temos em nós o poder e a força amorosa do Deus Onipotente que nos ajuda a vencer os desafios e andar por um caminho certo e seguro. – Como você se sente diante da Onipotência de Deus? – Você O tem como amigo ou como justiceiro? – Você reconhece a grandeza de Deus e a Sua Misericórdia? – Você tem medo de Deus?

Salmo 144(145),1-2.8-9.10-11.13cd-14 (R. cf. 1)

R. Bendirei eternamente vosso nome;
     para sempre, ó Senhor, o louvarei!

1Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei,*
e bendizer o vosso nome pelos séculos. 2 Todos os dias haverei de bendizer-vos,* hei de louvar o vosso nome para sempre. R.

 

8 Misericórdia e piedade é o Senhor,*
ele é amor, é paciência, é compaixão.

9 O Senhor é muito bom para com todos,*
sua ternura abraça toda criatura. R.

 

10 Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,*
e os vossos santos com louvores vos bendigam!

11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino*
e saibam proclamar vosso poder! R.

 

13c O Senhor é amor fiel em sua palavra,*

dé santidade em toda obra que ele faz.

14 Ele sustenta todo aquele que vacila*
e levanta todo aquele que tombou. R.

Reflexão - O salmista também exalta o poder amoroso de Deus e coloca como princípio vital para nós o louvor e o reconhecimento dos atributos de Nosso Senhor. Por isso, ele se compromete consigo mesmo a bendizer o Nome de Deus eternamente e louvá-Lo para sempre. Todos nós deveríamos assumir diante do Senhor o propósito   de reconhecer a Sua Misericórdia, Bondade, Amor, Paciência, e Compaixão, transformando a nossa vida num louvor perene a fim de que possamos também sentir o abraço de ternura com que Deus nos acolhe, sempre.

2ª. Leitura – 2 Tes 1, 11—2,2 –

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos

Tessalonicenses 1,11-2,2
Irmãos: 11 Não cessamos de rezar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé.

12 Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. 2,1 No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: 2 não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação, ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – o bem é um motor que torna ativa a nossa fé
Escrevendo aos tessalonicenses e a nós, hoje, também, São Paulo expressa o seu desejo de que caminhemos com fé e sejamos dignos da santidade, vocação para a qual cada um de nós foi chamado. Para isso, ele intercede junto a Jesus e roga para que o bem que almejamos fazer seja como um motor que torne ativa a nossa fé. Não nos bastará somente o saber de que precisamos ser santos, ser bons e fazer o bem, mas colocar todos os anseios que temos no coração diante do Senhor para que a nossa fé seja ativada. Muitas vezes, queremos que a nossa vida seja realmente um compromisso de serviço ao Senhor através do servir ao próximo; entusiasmamo-nos nos momentos de euforia, nos encontros, seminários, retiros, porém esquecemo-nos de pedir a Deus que nos abençoe com a graça da perseverança, da fidelidade colocando diante Dele os desejos do nosso coração e, por isso, nunca saímos do lugar, morremos na fé, antes de dar o primeiro passo. Precisamos reafirmar a nossa fé em Cristo todos os dias e assim nos apossar da graça que vem do céu. O nosso viver consciente e em estado de alerta deve ser também uma bandeira para esperar a vinda de Cristo. Todos os dias precisamos renovar o nosso Batismo pedindo a manifestação do Espírito Santo para que assim, possamos ser encontrados (as) no lugar certo quando Jesus voltar. – Você coloca diante de Deus o seu anseio de santidade? – Você pede a Ele a graça suficiente para continuar fazendo o bem? – Existe algum bom propósito que você ainda não conseguiu pôr em prática? – Peça o auxílio do Espírito Santo! – De que modo você tem esperado a vinda de Jesus?

 

Evangelho – Luc 19, 1-10

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 19,1-10

Naquele tempo, 1 Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2 Havia ali um homem chamado Zaqueu,
que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3

Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4 Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5 Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse:
"Zaqueu, desce depressa!  Hoje eu devo ficar na tua casa".

6 Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7

Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: "Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!" 8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: "Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres,
e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais". 9

Jesus lhe disse: "Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10 Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido".Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão - Ainda hoje Jesus continua esperando os Zaqueu dos nossos dias!

Se fizéssemos uma pesquisa comprovaríamos que não são poucos os que, completamente ignorantes em relação à fé, tiveram uma vida fora dos padrões evangélicos, no entanto, um dia, diante do conhecimento de Deus foram movidos a uma mudança radical no seu modo de viver. Por isso, a história de Zaqueu é igual à de muitas pessoas que vivem uma vida afastada de Deus, entregues somente aos seus planos, alheios aos mandamentos de amor aos irmãos, e que em um certo momento, de alguma forma, são atraídas para Jesus. Zaqueu, como muitos hoje, tinha uma ambição desmedida e prejudicava e explorava os outros com a cobrança de impostos, por isso, ficou muito rico. Era um pecador público, como são também alguns políticos, governantes, pessoas que hoje têm poder e autoridade, mas que se aproveitam disso para se engrandecer. No entanto, um dia Zaqueu procurou ver quem era Jesus! A princípio não conseguiu por causa da multidão, mas, fez um esforço supremo subiu na árvore e foi notado por Ele. Jesus o mandou descer depressa, e se ofereceu para levar a salvação para sua casa. O Zaqueu hoje pode ser cada um de nós que, embora nem sejamos ricos nem tenhamos explorado ninguém, não se sentimos ainda tocados por Jesus nem motivados a uma verdadeira conversão. Muitos de nós ainda hoje, apesar de vivermos sempre procurando encontrar Jesus, não o conseguimos, porque a multidão nos atrapalha, os interesses nos impedem de ter uma experiência verdadeira com a Salvação. No entanto só o fato de nos sentirmos atraídos para Ele já indica que temos Fé e esperança de encontrá-Lo.  Em qualquer situação em que estejamos nunca poderemos desistir de procurá-Lo e de ter uma experiência pessoal com Jesus, pois, Ele tem poder de transformar a nossa vida negativa em justiça e bondade. Ainda hoje Jesus continua esperando os Zaqueu dos nossos dias!  Ele conta com a intercessão dos que já O encontraram para que a salvação entre na casa e no coração de todos os pecadores.

– Você conhece alguém com as características do Zaqueu?

 Você tem ajudado ou atrapalhado para que ele tenha um encontro com Jesus Salvador?

 – Você já teve uma experiência forte com Jesus Cristo? 

– Qual foi o resultado dessa experiência? 

– Você já o levou para sua casa?


Helena Serpa,

Fundador da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: