terça-feira, 4 de outubro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

4 DE OUTUBRO DE 2022

3ª. FEIRA São Francisco de Assis, religioso, Memória

XVII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Gl 1,13-24

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 1,13-24

Irmãos: 13Certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas.  15Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 
16se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue 17nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. 
Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco.  18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias.  19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor.  20Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo.  21Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 
22Ainda não era pessoalmente conhecido das igrejas da Judéia que estão em Cristo.  23Apenas tinham ouvido dizer que ’aquele que, antes, nos perseguia, está agora pregando a fé que, antes, procurava destruir'.  24E glorificavam a Deus por minha causa. 
Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – O encontrar-se com Jesus nos leva a uma mudança profunda

Depois que aceitou Jesus Cristo como Senhor e Salvador e reconhecendo haver sido “extremamente zeloso das tradições paternas” , São Paulo se reporta ao processo da sua conversão para o cristianismo. Como judeu ele havia devastado a Igreja de Deus e perseguido os cristãos. No entanto, depois que   teve um encontro com Jesus, não consultou carne nem sangue, isto é, não quis saber da opinião das pessoas, mas abraçou somente o que o Espírito Santo lhe mandava realizar. Por isso, as pessoas agora glorificavam a Deus, e enxergavam que ele, de perseguidor de Cristo, imediatamente se tornara um pregador do Evangelho. Nunca é tarde também para que reconheçamos o nosso excesso de zelo pelas opiniões e crenças que estão enraizadas dentro de nós e nos deixemos conduzir pelo Espírito Santo, dando testemunho de verdadeira conversão. O encontrar-se com Jesus, sinceramente, nos leva a uma mudança profunda na nossa maneira de agir e de pensar. Mesmo que não tenhamos alguém que nos forme ou oriente, por meio da Palavra de Deus o Espírito Santo nos conduz e nos aperfeiçoa.  Precisamos, pois, abrir o nosso coração a fim de que o Espírito Santo nos conforme à imagem de Jesus e encarne em nós a mentalidade evangélica para que possamos dar exemplo de verdadeiras testemunhas como fez São Paulo.    – A sua opinião sobre religião tem mudado na medida em que você conhece mais a Igreja e a sua doutrina? Você também já foi perseguidor (a) de Cristo e agora é pregador (a) do Evangelho? – Você tem se deixado guiar pelo Evangelho de Cristo à luz do Espírito Santo?

 

Salmo - Sl 138,1-3. 13-14ab. 14c-15 (R. 24b)

 

R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!


1Senhor, vós me sondais e conheceis, * 
2sabeis quando me sento ou me levanto; 
de longe penetrais meus pensamentos, + 
3percebeis quando me deito e quando eu ando, * 
os meus caminhos vos são todos conhecidos.R.

13Fostes vós que me formastes as entranhas, * 
e no seio de minha mãe vós me tecestes. 
14aEu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, + 
porque de modo admirável me formastes! * 
14bQue prodígio e maravilha as vossas obras!R.
14cAté o mais íntimo, Senhor me conheceis; * 
15nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis; 
quando eu era modelado ocultamente, * 
era formado nas entranhas subterrâneas.R

 

Reflexão - O Senhor sonda os nossos corações e conhece as nossas intenções. Por mais que muitas vezes, por ignorância, tenhamos agido erradamente, Ele conhecendo o nosso intento, sabe o porquê das nossas ações. O tempo da ignorância não conta, portanto entreguemo-nos ao Senhor de coração rendido e reconheçamos a maravilha que Ele pode fazer na vida de cada um de nós.

 

Evangelho - Lc 10,38-42

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,38-42.

Naquele tempo: 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: 'Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!' 41O Senhor, porém, lhe respondeu: 'Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária.
Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.'Palavra da Salvação.

 

Reflexão – a oração nos impulsiona a ação

Jesus hoje deixa para nós uma mensagem muito atual e que nos leva a avaliar, dentro do contexto do nosso dia a dia, qual a nossa percepção sobre o a utilização do tempo que nos é destinado. Assim como fez a Marta e Maria, Jesus nos visita a cada dia da nossa vida, no entanto, o que precisamos discernir é sobre o tempo de sentar-se aos Seus pés para escutá-lo e o tempo em que precisamos nos levantar para servi-Lo.  Quando Jesus visitou a casa de Marta e de Maria, cada uma delas teve uma atitude diferente diante da Sua presença. Todas as duas estiveram em função da visita de Jesus, no entanto, uma usou o tempo que tinha para permanecer perto Dele, ouvindo e aprendendo com Ele. A outra, preocupada com o Seu bem-estar se atarefou em servi-Lo melhor e, para isso, usou o tempo todo de que dispunha.  Para nós, com certeza, como disse Jesus, a melhor parte é aquela em que ficamos perto Dele em adoração e escuta, porque esse é o tempo em que aprendemos a servi-Lo melhor. É o tempo que ocupamos fazendo a nossa oração pessoal, quando nos abastecemos e nos fortalecemos para enfrentar os desafios do serviço. Mas, a oração nos impulsiona a ação, por isso, há também o momento de sair para servir naquilo que Ele já nos mostrou. Jesus nos acolhe do jeito que somos e como estamos e nós precisamos das duas ações: estar aos pés do Mestre para escutá-Lo, como também, ficar à sua disposição para servi-Lo. Há que se ter uma fé coerente que nos leve a ser Maria, mas também a como Marta, assumir os nossos encargos.

 – Você é Marta ou Maria?

 – Você tem equilibrado essas duas situações?

 – Você tem feito esforço para sentar-se aos pés de Jesus? 

– Faça a experiência!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: