quarta-feira, 12 de outubro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

12 DE OUTUBRO DE 2022

 

4. FEIRA - Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Solenidade

Cor branco

 

1ª. Leitura – Est - 5,1b-2;7,2b-3

 

Leitura do Livro de Ester 5,1b-2;7,2b-3

1bEster revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 
2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro. 7,2bEntão, o rei lhe disse: "O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida". 
3Ester respondeu-lhe: "Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida - eis o meu pedido! - e a vida do meu povo - eis o meu desejo! Palavra do Senhor.

 

Reflexão – com a intercessão da Rainha

Não precisamos nem pensar muito para perceber que a rainha Esther prostada diante do Rei prefigura para nós o ministério de intercessão de Nossa Senhora Rainha diante do Trono de Jesus. Da mesma forma como Ester pediu ao Rei pela vida do seu povo, Nossa Senhora também roga a Jesus pela vida de cada um de nós, seus filhos e filhas e por todos homens e mulheres que passam por momentos cruciantes. A Rainha hoje intercede por nós, talvez, de uma forma até mais decisiva, pois sabe para onde caminha a humanidade. Estamos vivendo momentos em que o Inimigo de Deus trabalha dia e noite para desvirtuar e levar para o abismo todos aqueles que lutam por um mundo melhor! Conscientes disso é que de dia e de noite o povo de Deus se reúne para rezar de todas as maneiras, principalmente com a arma poderosa do Rosário de Nossa Senhora! Estamos confiantes e seguros de que, assim como o Rei olhou para Ester com agrado e acolheu o seu pedido, Jesus hoje também acolhe o pedido da sua Mãe e nos concederá a oportunidade de viver um novo tempo no qual a santidade e a justiça sejam uma bandeira para a vivência dos nossos dias e das próximas gerações.  Somos filhos e filhas de Maria concedidos a Ela pelo próprio Jesus, quando se encontrava de pé diante da Cruz. Portanto, podemos imaginar que Nossa Senhora continua de pé no vestíbulo do Palácio, diante do Rei e suplicando que Ele nos conceda a graça de uma vida nova, transformada pelo poder do Espírito Santo. Isso nos deixa com o coração cheio de esperança e de alegria. Saudemos, pois, a Maria, nossa Mãe e intercessora, hoje, cantando louvores a Jesus, pois Nossa Senhora não deseja ser exaltada, mas quer que tenhamos um coração agradecido ao Seu Filho Jesus.    Leia os capítulos 5 e 7 do Livro de Ester e acolha a sua mensagem.

 

Salmo - 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R. 11.12a)

 

R. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza! 

11Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: + "Esquecei vosso povo e a casa paterna! * 
12aQue o Rei se encante com vossa beleza! R. 

12bPrestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! + 
13O povo de Tiro vos traz seus presentes, * os grandes do povo vos pedem favores. R. 

14Majestosa, a princesa real vem chegando, + vestida de ricos brocados de ouro, * 
15aEm vestes vistosas ao Rei se dirige, R. 

15be as virgens amigas lhe formam cortejo, + 
16entre cantos de festa e com grande alegria, * ingressam, então, no palácio real". R.

 

Reflexão - Orando com este salmo imaginemos a figura de Nossa Senhora no céu diante do trono de Deus, “entre cantos de festa e com grande alegria”, nos acolhendo entre aqueles que formam o seu cortejo para entrar no palácio do Rei Jesus. Um dia iremos vivenciar plenamente este momento!

 

2ª. Leitura – Ap 12,1.5.13a.15-16a

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 12,1.5.13a.15-16a

 

1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. 15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16aA terra, porém, veio em socorro da mulher. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – quem está vencendo a luta contra o pecado e a morte eterna?

No seu simbolismo, o Livro das Revelações relata a realidade da luta espiritual que advém constantemente entre o homem, criação de Deus e o dragão que é o demônio, anjo expulsado do céu e precipitado na terra. A mulher perseguida pelo dragão prefigura Maria, Mãe da Igreja, coroada com doze estrelas e vestida de sol.   Sabemos que o Filho Homem desta mulher, Jesus Cristo, veio para governar todas as nações com cetro de ferro, e está junto de Deus e do seu Trono, portanto vivo e vitorioso. Nesta perspectiva, nós também já podemos nos considerar vencedores na luta contra o pecado e a morte da alma. O filho Homem de Maria já conquistou para nós o troféu e o inimigo de Deus não poderá mais nos atingir. Vivendo nesta certeza, todos nós poderemos enfrentar os desafios e as tentações com a segurança de que Jesus combate por nós, é e o pecado, não tem mais poder sobre nós. A nossa vida, então, terá muito melhor qualidade.  – Você já fez um exame para saber se é um vencedor (a) em Cristo na luta contra o mal? – Quem está vencendo: o bem ou o mal? 

Evangelho – Jo 2, 1-11

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,1-11


Naquele tempo:  1Houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente.  2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento.  3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". 
4"Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou." 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser".  6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.  7Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 
8Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. 
9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" 11
Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. Palavra da Salvação

 

Reflexão – é na família, onde o Jesus precisa realizar os maiores milagres

Antes mesmo de nos ser entregue por Jesus como Mãe, Maria já se apresentou como tal e confirmou a Sua missão de intercessora e medianeira perfeita motivando a que Jesus operasse o primeiro milagre da Sua vida missionária. E foi justamente numa festa de casamento em Caná da Galiléia!   Este sinal é muito importante para nós, pois, percebemos que Ela, como Mãe, já intercedia pelos filhos de Deus adotados por Jesus Cristo e que, é principalmente, na família o lugar onde Jesus precisa realizar os maiores milagres. Maria ainda hoje está atenta às necessidades da família, a partir do momento em que um homem e uma mulher se encontram, caminham e resolvem receber a benção de Deus para constituir uma nova família. No relato percebemos que, plena do Espírito Santo e cheia de sabedoria para ler os acontecimentos, Maria se antecipou e com autoridade intercedeu por aquela família que precisava do bom vinho. Maria não realizou o milagre, ela apenas intercedeu e o filho acolheu o pedido da Mãe manifestando o Seu poder e transformando a água em vinho. O vinho que está faltando na família, hoje, é o amor de Jesus que plenifica o nosso coração e nos dá firmeza para enfrentar todos os obstáculos da nossa luta. Precisamos ter confiança de que, quando convidada, Maria sempre estará presente na festa da vida da nossa família, e está atenta às nossas necessidades, por isso, podemos ter esperança diante dos desafios e dificuldades. Confiando na sua intercessão nós poderemos ter a vida da nossa família transformada pelo vinho do amor infinito de Deus que providencia tudo o que estiver faltando na nossa casa.   Há dias em que nos faltam, alegria, paz, saúde, harmonia interior, e tantas outras coisas que nos levam até a pensar que a festa está terminando. No entanto, podemos ter a certeza de que a intercessão de Nossa Senhora é poderosa, e ela, com muita atenção, escuta o nosso silêncio e vê a nossa angústia.  Ela é a mãe na qual podemos confiar, pois, se estivermos de coração aberto para acolher a sua intervenção, mesmo que não peçamos nada, ela reivindica junto do Seu Filho o vinho que poderá estar faltando para alegrar a festa da nossa vida.

 - O que está faltando na sua vida? 

 – Qual o vinho que está faltando para que a sua festa na sua família seja mais alegre? 

- Nossa Senhora está a postos e espera o seu pedido; faça-o com confiança e ela intercederá por você diante do Seu Filho. A sua festa não irá terminar. 

- Você tem feito tudo o que Jesus lhe diz?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: