domingo, 9 de outubro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

9 DE OUTUBRO DE 2022

  DOMINGO DA XXVIII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª Leitura - 2Rs 5,14-17

 

Leitura do Segundo Livro dos Reis 5,14-17

Naqueles dias: 14Naamã, o sírio, desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado. 15Em seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: 'Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel! Por favor, aceita um presente de mim, teu servo'. 16Eliseu respondeu: 'Pela vida do Senhor, a quem sirvo, nada aceitarei'. E, por mais que Naamã insistisse, ficou firme na recusa. 17Naamã disse estão: 'Seja como queres. Mas permite que teu servo leve daqui a terra que dois jumentos podem carregar. Pois teu servo já não oferecerá holocausto ou sacrifício a outros deuses, mas somente ao Senhor'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – O Senhor não se deixa comprar com presentes

Naamã queria pagar a Eliseu pela cura recebida, não obstante, por mais que insistisse na oferta Eliseu recusava alegando que havia operado em nome do Senhor a quem ele servia. O sírio, Naamã voltou, então, para a sua terra, convertido e prometendo servir somente ao Senhor, Deus de Israel.  A cura dos nossos males é uma graça que recebemos das mãos do Senhor o qual não se deixa comprar com presentes ou com quaisquer outras promessas, mas age gratuitamente. Tudo é graça de Deus! A Ele interessa somente a nossa conversão e a transformação do nosso coração. Assim como o sírio deixou-se mergulhar nas águas do Jordão, se nos deixarmos mergulhar nas águas da graça do Batismo, nós seremos purificados na medida em que formos tocados pelo amor de Deus, por meio dos sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Precisamos ter consciência de que o sacramento é um sinal indelével de Deus, que nos identifica como Seus filhos e filhas amados. Por isso, Ele nos quer curados e felizes e a nossa gratidão deve se manifestar por meio do nosso viver coerente com a nossa identidade de filhos de Deus.

- Você já experimentou mergulhar na graça do Batismo para viver tudo quanto tem direito como filho (a) amado (a) de Deus? - Você tem consciência da cura que recebe quando procura a confissão? -  Deus precisa da sua oração?

 - Você também se considera “leproso (a)” por causa do pecado? - Você tem feito propósitos de conversão?

 

Salmo - Sl 97,1.2-3ab.3cd-4 (R.cf 2b

 

R.O Senhor fez conhecer a salvação e às nações revelou sua justiça.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo*
alcançaram-lhe a vitória. R.

2O Senhor fez conhecer a salvação,*
e às nações, sua justiça;
3arecordou o seu amor sempre fiel*
3bpela casa de Israel. R.

3cOs confins do universo contemplaram*
3da salvação do nosso Deus. 
4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
alegrai-vos e exultai! R.

Reflexão - O maior reconhecimento que nós podemos ter em vista dos prodígios e curas que o Senhor opera na nossa vida é cantar a Ele um canto novo, isto é, de um coração renovado, que oferece sacrifícios de louvor e tem consciência da Sua vitória. Deus deseja espalhar pelo universo inteiro a Sua bondade e conta conosco para que isso aconteça.  Somos convocados a difundir pelos confins do universo a Salvação que o Senhor veio nos trazer a fim de que todas as pessoas conheçam a alegria e a paz. É essa a nossa missão de cristãos.

 

2ª Leitura - 2Tm 2,8-13

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 2,8-13

Caríssimo: 8Lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi,
ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. 9Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor;
mas a palavra de Deus não está algemada. 10Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna.
11Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. 12Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos.
Se nós o negamos, também ele nos negará. 13Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Deus é sempre fiel

São Paulo nos dá ensinamentos de como nos manter fiéis ao seguimento de Jesus cooperando com o Plano de Salvação do Pai. Tudo suportar, em função de Jesus, ir até as últimas consequências a fim de que os escolhidos de Deus alcancem a salvação que está em Cristo Jesus. Na medida da nossa abertura à fé em Jesus, nós também poderemos morrer com ele, para viver com ele; se estivermos firmes com ele, reinaremos com ele. No entanto, se O negarmos e formos infiéis, mesmo assim, Ele permanece fiel conosco. Por aí nós podemos perceber como Deus age completamente diferente do nosso modo de agir. Ele sempre é fiel e pacientemente espera pela nossa adesão e perseverança. Para que nós possamos reinar com Jesus, precisamos sofrer até as algemas por Ele, como se fôssemos um malfeitor.  A sua Palavra, porém, não está algemada, por isso, com Ela gravada na mente e no coração nós podemos dar ao mundo testemunho de fidelidade, mesmo que sejamos os maiores pecadores. – Você tem suportado alguma coisa por causa de Cristo? – Com Jesus você se sente vencedor (a)? – Qual é o testemunho que você tem dado ao mundo da Palavra de Deus?

 

Evangelho - Lc 17,11-19

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,11-19

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância,  13e gritaram: 'Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!'
14Ao vê-los, Jesus disse: 'Ide apresentar-vos aos sacerdotes.'
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados.
15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: 'Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?' 19E disse-lhe: 'Levanta-te e vai! Tua fé te salvou.' Palavra da Salvação.

Reflexão obediência e gratidão

Àquela época, quando um leproso era curado, apresentava-se ao sacerdote a fim de ser reintegrado ao convívio social. Nesta narrativa nós vemos que a obediência dos dez leprosos à ordem de Jesus, de procurar o sacerdote, fez com que eles fossem curados enquanto caminhavam. A lepra é como o pecado que nos tira a harmonia com Deus e com a Igreja e faz com que nos sintamos diferentes e alheios aos nossos outros irmãos. O simples fato de reconhecermos a nossa lepra, isto é, o nosso pecado e desejarmos o perdão e a cura do nosso coração ainda não é suficiente, para que retornemos ao convívio com Deus e com os irmãos. Por isso, Jesus também manda que nos apresentemos ao sacerdote a fim de que sejamos reintegrados à ação da graça santificante e, assim, possamos desfrutar das bênçãos que recebemos no nosso Batismo. Necessitamos também do perdão da Igreja, Corpo do qual nós pertencemos e a quem nós ofendemos e magoamos quando pecamos.  Nesse Evangelho Jesus também nos ensina a sermos agradecidos e reconhecidos diante da misericórdia de Deus. O perdão dos nossos pecados e das nossas transgressões é um puro ato de amor da parte do Senhor. Por isso, precisamos ser justos (as) e gratos (as) e, como o leproso agradecido, glorificar a Deus em alta voz e atirarmo-nos aos pés de Jesus, em oração, num ato de humildade e de gratidão.

- Você acha que bastaria somente o seu arrependimento e que não precisaria procurar um sacerdote?

 - Diante do que Jesus nos fala hoje você pode ter mudado de opinião?

 - Você tem procurado o sacramento da confissão?

 - Você é uma pessoa agradecida a Deus pela Sua misericórdia por você?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um

 

Nenhum comentário: