sábado, 1 de outubro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

1 DE OUTUBRO DE 2022

 

SÁBADO - Santa Teresinha do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja, Memória

 

XXVI SEMANA DO

 

TEMPO COMUM 

 

 Cor verde

 

1ª. Leitura - Jó 42,1-3.5-6.12-16

 

Leitura do Livro de Jó 42,1-3.5-6.12-16 (hebr. 1-3.5-6.12-17)

1Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 2'Reconheço que podes tudo
e que para ti nenhum pensamento é oculto. 3- Quem é esse que ofusca a Providência, sem nada entender? - Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. 5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar, mas, agora, eu o vejo com meus olhos. 6Por isso me retrato e faço penitência no pó e na cinza'. 12O Senhor abençoou a Jó no fim de sua vida mais do que no princípio; ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
13Teve outros sete filhos e três filhas: 14a primeira chamava-se 'Rola', a segunda 'Cássia', e a terceira 'Azeviche'. 15Não havia em toda a terra mulheres mais belas que as filhas de Jó. Seu pai lhes destinou uma parte da herança, entre os seus irmãos. 16Depois destes acontecimentos, Jó viveu cento e quarenta anos, e viu seus filhos e os filhos de seus filhos até a quarta geração. E Jó morreu velho e repleto de anos. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - O sofrimento nos faz conhecer a Deus!

A história de Jó é uma apologia ao homem que se ajusta ao Plano de Deus e, por isso, após ter sido provado e aprovado por Ele, tem a sua vida restaurada. Depois de ter passado por vários tropeças ele reconheceu sua fraqueza e incapacidade diante dos acontecimentos, se rendeu à Onipotência de Deus e foi por Ele abençoado. A paciência na hora da provação é, portanto, um atributo daqueles que põem a sua confiança nas obras do Senhor. A dor que vivenciamos em Deus é transformada por Ele em amor e nunca seremos abandonados. Pelo contrário, ressurgiremos como Jó, cheios de mais graças e bênçãos. No meio das intempéries da vida adquirimos maturidade humana e conseguimos dominar os impulsos da nossa carne fortalecendo a nossa vontade de fazer tudo conforme os desígnios de Deus. Na sua constatação Jó dá testemunho de que antes, só conhecera o Senhor por ouvir falar, mas, com o sofrimento ele pôde enxergá-Lo com os seus olhos.  Assim também, nós, só temos um encontro verdadeiro com Deus quando sentimos a sua presença amorosa, a sua misericórdia e a sua compaixão nos momentos difíceis de aflição e de tribulação. Aí, então, percebemos que os nossos valores mudaram e que as coisas que o mundo aplaude, para nós não têm a mínima importância. Recebemos muito mais graças de alegria, de paz e de conforto. O sofrimento nos faz conhecer a Deus! – Você já passou por alguma experiência de grande sofrimento, em Deus? – O que mudou em si depois de tudo passado? – Você tem medo de sofrer? – Você confia que Deus tem poder para fazê-lo (a) renascer das cinzas? 

 

Salmo - 118,66. 71. 75. 91. 125. 130 (R 135a)

 

R. Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo
e ensinai-me vossas leis e mandamentos.

 

66Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, *
pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!R.

71Para mim foi muito bom ser humilhado, *
porque assim eu aprendi vossa vontade!R.

75Sei que os vossos julgamentos são corretos, *
e com justiça me provastes, ó Senhor!R.

91Porque mandastes, tudo existe até agora;*
todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!R.

125Sou vosso servo: concedei-me inteligência, *
para que eu possa compreender vossa Aliança!R.

130Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, *
ela dá sabedoria aos pequeninos.R.

 

Reflexão - A nossa perseverança e confiança nas promessas de Deus rendem para nós frutos de bom senso, retidão e sabedoria. Depois que somos provados e humilhados nós adquirimos muito mais força e capacidade para saber fazer a vontade do Senhor. Confiando nos Seus julgamentos nós progredimos rumo à santidade com mais firmeza e convicção. As leis e os mandamentos do Senhor iluminam os nossos passos.

Evangelho Luc 10,17-24

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,17-24


Naquele tempo: 17Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: 'Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome.' 18Jesus respondeu: 'Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.' 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: 'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.' 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver;
quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - O Senhor tem muito a nos mostrar e a nos falar

 Os discípulos de Jesus que voltaram da missão de evangelizar estavam contentes porque os demônios lhes obedeciam quando falavam em Seu nome. Jesus, então, argumentou que alegria muito maior acontece no céu, quando nós obedecemos ao chamado de Deus para falar em Seu Nome. Portanto, a nossa alegria consiste em fazer a vontade de Deus e atender ao Seu chamado. Como batizados (as), somos enviados (as) por Jesus a pregar o Evangelho a toda criatura, em todo o mundo. Para nós, também é uma glória saber que os nossos nomes estão escritos no céu quando nos dedicamos a evangelizar pregando a boa nova por onde andamos. O nosso serviço, porém, só dará frutos se nos sentirmos pequeninos e necessitados da graça de Deus. Assim como exultou no Espírito Santo diante dos Seus discípulos, Jesus também o faz hoje, porque o Pai nos revela as coisas do Seu coração. Só os humildes e pequeninos podem entender os mistérios do céu. Só quem conhece o Pai é o Filho e aquele (a) a quem o Filho o quiser revelar. Só os pequeninos e que têm um coração aberto podem enxergar as maravilhas de Deus. Jesus é a própria revelação de Deus e todos os que O aceitam e Nele creem, são os pequeninos que veem, ouvem e sentem a felicidade e a paz do Senhor. 'Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Somos felizes quando os nossos olhos veem mais além das aparências e, guiados pelo Espírito, conseguimos, na reflexão da Palavra de Deus, descobrir os Seus mistérios, os Seus planos para nós e para a humanidade. Somos chamados (as) no tempo atual da nossa vida a ver e ouvir o que o Senhor tem para nos revelar. Não percamos tempo! O Senhor tem muito a nos mostrar e a nos falar. 

- Você é uma pessoa atenta aos mistérios de Deus?

- Quando medita com a Palavra de Deus você se limita ao que está escrito, ou percebe nas entrelinhas uma mensagem para a sua vida? 

- Você confia que o seu nome também está escrito no céu?

 - Você tem falado em nome de Deus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: