sábado, 8 de outubro de 2022

ARQUIDIOCESE DE BELÉM CELEBRA 230ª EDIÇÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ NESTE DOMINGO, 9 DE OUTUBRO

 


 

No próximo domingo, 9 de outubro, a arquidiocese de Belém (PA) celebra a 230ª edição do Círio de Nazaré, celebração mariana que reúne durante todo o mês fiéis de todo Brasil na capital paraense. O tema deste ano é “Maria, Mãe e Mestra” e convida a refletir sobre os ensinamentos de Maria para a evangelização.

Comunicado da arquidiocese situa o Círio como momento para entender o mistério do “sim” de Maria, “um dos eventos fundamentais para a Igreja, que convida multidões à comunhão com Jesus”. O Círio de Nazaré, a festa da Rainha da Amazônia, é celebrado desde o dia 8 de setembro de 1793. A partir de 1901, passou a ser realizado no segundo domingo de outubro.

“No Círio de Nazaré, multiplicam-se aos milhões as pessoas que imolam a Deus sacrifícios de ação de graças e cumprem seus votos, conduzidos pelas mãos carinhosas de Nossa Senhora de Nazaré”, afirmou o arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa, em artigo.

“Desejamos identificar a alegria estampada no rosto suado de tantos irmãos e irmãs que encontraremos nos próximos dias. Vale dizer que em todos estes anos de Círio todas as feições que temos a alegria de contemplar, mesmo quando na dor ou nos apertos nas grandes procissões, especialmente no domingo, sempre testemunham a ação de graças!”

Recordando os enfermos, dom Alberto espera que, neste Círio, “cheguem até o Senhor, conduzidos pelas mãos daquela que é chamada Saúde dos Enfermos, todas as pessoas que padecem em seu corpo, inclusive aquelas que carregam as sequelas da pandemia!”.

Papa Francisco enviou mensagem para o evento, na qual recorda a todos que “Maria guardava todas as coisas, meditando-as no seu coração” (Cf. Lc 2, 19), e ao mesmo tempo suplica que, como Mãe e Mestra, “Ela nos ajude a guardar e meditar tudo, sem ter medo das provações, na Jubilosa certeza de que o Senhor é fiel e sabe transformar as cruzes em ressurreições”.

O pontífice pediu a intercessão de Maria “a fim de que sejam derramadas abundantes graças sobre o povo paraense e brasileiro, que auxiliem a todos e a cada um na vivência do Evangelho”.

 

A programação do Círio será transmitida ao vivo pelos Meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém, que também são os veículos oficiais de transmissão do Círio: TV Nazaré, Rádio Nazaré, Portal Nazaré e as redes sociais.

Facebook (https://bit.ly/FacebookFNC)
Youtube (http://bit.ly/TVNazareYoutube)
TV Nazaré Canal 30.1
Rádio Nazaré FM 91,3 MHz

 

Confira a programação completa

 

Foto de capa: Sandro Barbosa/Fundação Nazaré de Comunicação
Fonte: https://www.cnbb.org.br/belem-230-cirio-de-nazare/


Nenhum comentário: